domingo, 7 de setembro de 2014

Diferenças entre a Pesquisa de Campo (Quantitativa) e a Pesquisa Bibliográfica (Qualitativa)

Boa tarde!
   A pesquisa quantitativa e a qualitativa não são oponentes, mas que se complementam entre si. São duas visões diferentes: a visão qualitativa é mais idealista e subjetiva, enquanto a pesquisa quantitativa é realista e objetiva (SANTOS FILHO, 2001). Embora eu já tenha feito outras publicações sobre este assunto, hoje vamos apresentar este tema sob a ótica de outros pesquisadores da Metodologia Científica.
  A diferença metodológica entre ambas tem sido alvo de estudo há bastante tempo, sendo que, basicamente, o uso de um ou outro tipo de pesquisa, para o contexto científico, consiste na visão sobre cada tipo, uma vez que são pesquisas classificadas como ideais ou para as Ciências Humanas ou para as Ciências Naturais, sendo que ambas, na atualidade, são denominadas simplesmente como Ciências Culturais. Cabe, portanto, ao aluno/pesquisador, definir qual o melhor tipo de pesquisa atende às necessidades do tema/problema em sua monografia, artigo ou dissertação.

  Para Melo (2001), o qualitativo está na interpretação da realidade e não em sua quantificação. Se a intenção do pesquisador é investigar algo mais subjetivo, como determinada opinião sobre algo e a motivação para essa opinião, esta é uma investigação qualitativa, já que não se trata da coleta de dados quantificáveis, mas sim de aspectos individuais do pesquisado; trata-se da busca por detalhes, particularidades, interpretações, sentimentos e forma individual do pesquisado sobre determinado tema ou situação. Como exemplo estão as pesquisas sobre as emoções humanas, as relações sociais, e toda a subjetividade nelas contidas. 

   Este assunto foi abordado em 2 artigos anteriores publicados aqui, são eles: 

1. Pesquisa Ação, Pesquisa de Campo ou Pesquisa Qualitativa, datado de 17 de março de 2013, cujo link é:
2. Pesquisa de Campo ou Qualitativa, datado de 15 de junho de 2014, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/06/pesquisa-de-campo-ou-qualitativa.html].

 Por sua vez, está a pesquisa quantitativa. Demo (2001, p.17) defende que o “quantitativo é mais facilmente ordenável, sobretudo mensurável, é preferido pelo método científico”, ou, de outra forma, que a pesquisa quantitativa lida com dados mais palpáveis. 
  Este assunto foi explicado através de dois outros artigos publicados aqui em datas distintas, são eles:
3. Pesquisa Quantitativa ou Bibliográfica, datado de 07 de abril de 2013, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/04/pesquisa-quantitativa-ou-bibliografica.html];
4. A Pesquisa Bibliográfica e a Técnica Quantitativa por Jardilino, Rossi e Santos, Cervo e Bervian e Torzoni-Reis, datado de 24 de fevereiro de 2013, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/02/a-pesquisa-bibliografica-e-tecnica.html]. 
   
   É importante ressaltar novamente que a pesquisa de campo é também classificada como quantitativa, porque ela permite obter a subjetividade dos participantes, que são obtidos no espaço ou realidade onde eles acontecem, enquanto a pesquisa bibliográfica é classificada como qualitativa, pois não quantifica dados, uma vez que ela é feita a partir do levantamento e análise da literatura já existente, a respeito do assunto em questão.
   Um abraço!
Regina Del Buono
Referências: 
DEMO, Pedro. Pesquisa e informação qualitativa. Campinas: Papirus, 2001.
MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia cultural: iniciação teorias e temas. 8. ed. São Paulo: Vozes, 2001. 
SANTOS FILHO, J. Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Um comentário:

  1. Regina, me esclarece uma dúvida. Existe pesquisa de campo que é qualitativa ou quantitativa, certo?
    Se por acaso eu quiser aplicar uma pesquisa para mensurar o que uma capa de revista pode gerar de identificação por parte das leitora, seria uma pesquisa de campo quantitativa, ok?
    E se eu também for me utilizar de pesquisa bibliográfica , sendo assim, seria uma pesquisa bibliográfica quantitativa, certo ?
    Obrigado

    ResponderExcluir