domingo, 31 de maio de 2015

Objetivos da Pesquisa Descritiva = da série Tipos de Pesquisa

Bom dia!
  Hoje serão abordados os objetivos da Pesquisa Descritiva, no contexto da pesquisa científica, em continuidade ao artigo publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].
   A Pesquisa Descritiva visa descrever a realidade, sem nela interferir. 
  Consiste em observar, analisar, classificar e interpretar fatos, dados ou situações, da forma e no local onde realmente acontecem. É realizada a partir do levantamento consistente de elementos que permitam demonstrar fatos, dados ou situações. Pode ser elaborada para caracterizar um fenômeno específico, a população de determinado local, ou que enfrenta uma situação específica.
  Para sua elaboração, a Pesquisa Descritiva conta com importantes instrumentos de coleta de dados, são eles: 
1. Documentos: cartas, agendas, atas, artigos, eletrônicos, etc.;
2. Dados arquivados: dados eletrônicos, estudos de caso, dados pessoais, e informações pessoais dos indivíduos analisados pelo estudo em elaboração, ou voluntários participantes do mesmo;
3. Entrevistas: realizar entrevistas permite acessar a subjetividade dos voluntários que aceitem participar da pesquisa em desenvolvimento, subjetividade relacionada ao tema;
4. Observação: visitas ao local onde os fatos investigados ocorrem ou da situação das pessoas envolvidas com tais fatos, e com o tema em questão. 

Bons estudos. 

Regina Del Buono*
REFERÊNCIAS:
CEFET – MG – Classificação das Pesquisas. Disciplina: Métodos de Pesquisa em Ciências Humanas. Diretoria de Graduação Letras - Tecnologias de Edição Campus: I - Cidade BH. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Ministério da Educação. Disponível em:
VERGARA, Sylvia C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.
_______. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009. 
YIN, Robert k. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

0 comentários:

Postar um comentário