domingo, 24 de maio de 2015

Objetivos da Pesquisa Exploratória - da série Tipos de Pesquisa

Bom dia!
  Neste artigo de hoje, a pesquisa científica será abordada quanto aos seus Objetivos, os quais estão relacionados à Pesquisa Exploratória, Pesquisa Descritiva e Pesquisa Explicativa. Este artigo dá continuidade àquele publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é: 


  É importante destacar aqui, que o ato da pesquisar é cada vez mais comum no cotidiano das pessoas, que estão sempre em busca de algo novo.  
  No âmbito da Educação, e do texto acadêmico-científico, “Pesquisa é o processo que deve aparecer em todo o trajeto educativo [...] que é a base da proposta emancipatória” (DEMO, 1997, p.16).
  Entre os Tipos de Pesquisa quanto aos Objetivos, estão a pesquisa Exploratória, a Descritiva e a Explicativa. Abordemos hoje a Pesquisa Exploratória.
  Para Gil (2007), a Pesquisa Exploratória consiste na 1ª. etapa da pesquisa em si, consiste na preparação que irá permitir a elaboração do texto.
  Destina-se à caracterização do problema, isto é, permite ao aluno/pesquisador classificar e definir o tipo de problema e que o veja de uma forma ampla, colaborando para a elaboração da hipótese ou solução do mesmo.
  A Pesquisa Exploratória pode ser elaborada a partir do levantamento bibliográfico ou de entrevistas com os indivíduos envolvidos na situação onde tal problema ocorre. Portanto, pode ser uma pesquisa bibliográfica ou estudo de caso. 
Boa semana, um abraço.
Regina Del Buono
REFERÊNCIAS
DEMO, Pedro. Pesquisa – princípio científico e educativo. 5.ed. São Paulo: Cortez, 1997. 
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Um comentário: