domingo, 4 de outubro de 2015

Análise e Interpretação de Dados da Pesquisa de Campo

Bom dia!
   Depois de realizada a coleta de dados para efetivação de uma Pesquisa de Campo, naturalmente o aluno/pesquisador deverá analisar e tabular tais dados, permitindo melhor compreendê-los, assim como para apresentá-los de forma clara no desenvolvimento de seu estudo.
   Este artigo dá continuidade àquele publicado em 22 de março de 2015, intitulado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].

  Teixeira (2003) defende que análise e interpretação de dados são processos intrínsecos, isto é, estão intimamente vinculados um ao outro.
  Para Gil (1999, p.168), “a interpretação tem como objetivo a procura do sentido mais amplo das respostas, o que é feito mediante sua ligação a outros conhecimentos anteriormente obtidos”.
  Dito de outra forma, os dados obtidos ao longo da pesquisa de campo devem ser compreendidos como acontecem na realidade, e confrontados com as teorias existentes a respeito do assunto investigado, para que possam ser tabulados, permitindo que esse pesquisador possa argumentar a respeito das teorias e fatos que envolvem esses dados, assim como tirar as suas conclusões.
  É uma etapa muito importante da pesquisa de campo, pois irá permitir ao acadêmico reforçar toda a teoria apresentada em seu texto, e vincular os fundamentos teóricos ao que realmente acontece, no dia a dia.
 Através desta publicação de hoje, aproveito para divulgar meu artigo sobre Revisão de Textos, cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/09/revisao-de-textos.html], publicado em 27 de setembro de 2015, vale a pena conferir.

   Bons estudos! 
Regina Del Buono*
REFERÊNCIAS:
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999 .
TEIXEIRA, Enise Barth. A Análise de Dados na Pesquisa Científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Periódico: Desenvolvimento em Questão, vol. 1, nº. 2, p.177-201, 2003.

*Como referir este artigo: 
DEL-BUONO, Regina C. Análise e Interpretação de Dados da Pesquisa de Campo. Publicado em 04 outubro 2015. 

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa tarde, eu fico muito contente em poder esclarecer as dúvidas que chegam aqui, por menores que sejam! Agradeço pelo elogio! Abraços!

      Excluir
  2. Boa tarde, estou desenvolvendo minha tese de mestrado, e as normas exigidas são da APA, vc saberia me dizer se posso usar seu trabalho para referenciar a coleta de dados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudinha, boa noite! Eu ficaria lisonjeada se você incluísse o meu blog como fonte em sua tese de mestrado, mas são grandes as chances de não ser aceito como fonte fidedigna, por se tratar de um blog, e não de um site que pertença oficialmente à educação, que seria algo como: [www.xyz.edu.br]. Enfim, ouso sugerir a você que fale com seu (sua) orientador(a), e,não deixe de me escrever contando o resultado, ok? Ah, e se precisar de uma revisão, estou às ordens! Eu desejo sucesso e agradeço pela confiança depositada no meu trabalho! abraços!

      Excluir