domingo, 15 de novembro de 2015

O uso do apud e as Referências Bibliográficas

Bom dia!
   Ao longo da elaboração de um texto acadêmico-científico, o uso do “apud” pede uma atenção especial. Em 07 de dezembro de 2014, publiquei um artigo intitulado “Como usar o “apud”, ou como fazer a citação da citação?”, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/12/como-usar-o-apud-ou-como-fazer-citacao.html], explicando o uso do "apud". Hoje, vamos voltar ao assunto, para falar a respeito de um detalhe, que deixou dúvidas para a Bianca Ribeiro.Vamos lá...
Na lista das Referências Bibliográficas, deve-se incluir somente o autor/obra que foi consultado diretamente pelo aluno/pesquisador, mas não os autores mencionados pelos autores a que esse aluno não teve esse acesso direto.
  O que pode ser feito, para ilustrar melhor o seu texto e ainda demonstrar que a busca por material bibliográfico foi mais aprofundada, é incluir notas de rodapé para mencionar as obras referidas através do “apud”.
  Até onde eu tenho observado, esta prática, de incluir esses autores mencionados via “apud” tem sido mais comum nas produções de textos de mestrado e doutorado.
  Contudo, se você optar por fazer isto, deve se preocupar com dois aspectos importantes: o primeiro é consultar o(a) orientador(a), para saber se ele(a) aprova esta inserção; o segundo é padronizar estas informações em seu texto, ou seja, se você incluir um autor mencionado através do “apud”, deverá incluir todos os que forem mencionados através deste recurso, de todas as obras utilizadas por você. 
  Eu aproveito para divulgar meus artigos sobre revisões, são eles: 

1. Revisão de Textos, cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/09/revisao-de-textos.html], publicado em 27 de setembro de 2015; 

2. Revisão de Artigos, Teses e Monografias, cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2012/07/revisao-de-artigos-teses-e-monografias.html]; publicado em 30 de julho de 2012. 

Bons estudos.

Regina Del Buono

2 comentários:

  1. Respostas
    1. olá, lamento não ter colaborado para sua melhor compreensão, e ainda, nem posso me dirigir diretamente a você,pois não sei quem é. espero que localize novas informações, quem sabe aqui mesmo, já que tenho vários posts sobre o uso do "apud". Boa sorte, abraços!

      Excluir