domingo, 15 de janeiro de 2017

Fazer uma monografia a partir de um artigo científico?

 Bom dia! É comum que os acadêmicos desenvolvam determinado tema em uma monografia ou tese, e, posteriormente, desenvolvam um artigo científico a partir desse mesmo material, que contou com extenso levantamento bibliográfico e todo o investimento de tempo, interpretação e elaboração da escrita. Em 15 de fevereiro de 2015, eu publiquei um artigo intitulado “Como fazer um artigo científico a partir de sua monografia ou tese?”, cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/02/como-fazer-um-artigo-cientifico-partir.html]; e hoje, vamos voltar a este assunto, em atenção à Eduarda Melo. ...   A pergunta da Eduarda foi:
ola! bom dia ! gostaria de saber se existe algum problema em transformar um artigo científico em uma monografia de conclusão de pós-graduação. desde ja agradeço. att. Eduarda Melo em Como fazer um artigo científico a partir de sua monografia ou tese?
  Bem, até onde eu tenho observado, a utilização do mesmo tema e materiais pesquisados para desenvolver um segundo texto científico, dentro da academia, é uma prática bem aceita, e, por vezes, é até recomendada pelos diferentes orientadores/cursos/universidades.
   A diferença entre partir de uma produção maior, como é o caso de uma monografia ou ainda de uma tese, para um artigo, e fazer o inverso, ou seja, partir de um artigo para uma monografia está no tamanho desse novo texto.
   Entretanto, não se trata apenas do tamanho do texto. 
  Ao ter mais espaço para produzir uma monografia, a partir de um artigo científico, certamente o aluno/pesquisador poderá identificar alguns assuntos pertinentes ao tema em desenvolvimento, que podem ter sido abordados de forma mais superficial em seu artigo original, ou ainda, teorias que não teriam sido abordadas, diante do foco e objetivos daquele artigo.
  Dito de outra forma, além de retomar a leitura e fichamentos elaborados para a produção de seu artigo, o acadêmico deverá buscar alguns novos autores/obras, que lhe permitam aprofundar o tema em questão.
  Eduarda, espero tê-la ajudado, de alguma forma, mas se desejar, por favor, escreva para o meu email.
   Boa sorte e até lá! 
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário