domingo, 8 de janeiro de 2017

O Espaçamento e Configuração do Texto Científico e a Metodologia VANCOUVER

    Bom dia! Os textos científicos desenvolvidos segundo a Metodologia VANCOUVER podem seguir ou não seguir o mesmo padrão definido pelas regras da ABNT. Essas variações podem compreender tanto a forma e o tamanho de redigir o texto, como também apresentar pequenas diferenças na configuração do documento. Em 22 de setembro de 2012, publiquei um artigo sobre “Como formatar monografias segundo VANCOUVER?”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/09/como-formatar-monografias-segundo.html]. Hoje vamos voltar a este assunto, para falar sobre o espaçamento do texto, também conhecido como entrelinhas, em atenção à Thaiz. Vamos lá. ...   Se o acadêmico está produzindo um artigo científico, ele pode ser exigido no uso de 1cm para o entrelinhas ao longo de todo o texto, mas também pode ser exigido com 1,5cm, como exigem as normas da ABNT.
   Por sua vez, se essa produção científica for uma monografia, pode ser exigido com 1,5cm ou até 2cm para o entrelinhas.
  É importante destacar que essas pequenas variações na configuração dos textos acadêmico-científicos variam de uma universidade/curso para outra, e dessa forma, o aluno/pesquisador pode perguntar diretamente ao orientador o que ele prefere (ou exige); outra possibilidade seria verificar junto ao bibliotecário(a) de sua universidade, para certificar-se sobre as exigências específicas existentes, ou ainda, junto à secretaria da Iniciação Científica.
  Na prática, são detalhes que pouco interferem no resultado final do texto, já que representam mera formalidade, mas que precisamos cumprir.
  Vale lembrar ainda que, se a sua produção científica for destinada à publicação em algum periódico eletrônico, você deverá localizar no portal desse periódico quais são os detalhes e regras, que deverão ser seguidas à risca, permitindo assim que o seu material seja aceito e publicado.
  Espero tê-la ajudado, Thaiz, mas caso tenha outras dúvidas, por favor, queira escrever para o meu email: abntouvancouver@gmail.com.
 Até mais.
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário