domingo, 9 de abril de 2017

Diferenças entre a citação direta curta e longa

   Bom dia! Em 03 de março de 2013, eu publiquei um artigo intitulado: “O que é parafrasear? A citação indireta segundo Eco”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/03/o-que-e-parafrasear.html], assunto ao qual voltamos nesta oportunidade, para corrigir uma falha nas explicações dadas naquele dia. ...

   Naquela data eu fiz duas citações diretas, foram elas:

1a. citação direta: 
   A paráfrase (ou citação indireta) é um recurso importante para todo bom redator, especialmente para os estudantes universitários. Parafrasear significa "explicar com suas próprias palavras" ideias ou conceitos obtidos em determinado autor (FERREIRA, 2009, p.608).
   
   Trata-se de uma citação direta curta, isto é, tem extensão de até 3 linhas, e por este motivo, diz a regra que deve ser inserida dentro do parágrafo em construção, "entre aspas".

2a. citação direta:

   Segundo Eco (1983, p.128): "Como ter certeza de que uma paráfrase não é um plágio? Antes de tudo, sua explicação pode ser mais curta do que o original, é claro. Mas há casos em que o autor diz coisas de grande conteúdo numa frase ou período curtíssimo, de sorte que a paráfrase deve ser muito mais longa do que o trecho original".


   Na verdade, esta é uma citação direta longa, ou seja, maior do que três linhas, e dessa forma, deve ser feita com:
1. recuo de 4 cm da margem do texto em desenvolvimento;
2. a fonte deve ser reduzida para o tamanho 10, enquanto que ao longo do texto, deve-se utilizar a fonte 12;
3. o entrelinhas de uma citação deve ser reduzido para 1cm, enquanto que ao longo do texto deve-se utilizar 1,5cm. 
   Errei ao fazer a 2ª. citação direta dentro do parágrafo e “entre aspas”, como se fosse uma citação curta, quando na verdade se trata de uma citação direta longa, equívoco que corrijo nesta data, demonstrando a forma correta:

   Segundo Eco (1983, p.128):
Como ter certeza de que uma paráfrase não é um plágio? Antes de tudo, sua explicação pode ser mais curta do que o original, é claro. Mas há casos em que o autor diz coisas de grande conteúdo numa frase ou período curtíssimo, de sorte que a paráfrase deve ser muito mais longa do que o trecho original. 

   Eu peço desculpas aos visitantes e leitores, pois não existe qualquer intenção de induzir ao erro, os universitários que procuram aqui algum esclarecimento a respeito das normas da metodologia.
   Um abraço!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
skype: abntouvancouver2012


0 comentários:

Postar um comentário