domingo, 23 de abril de 2017

Como escrever um artigo científico a partir de uma monografia aprovada?

   Bom dia! Em 26 de março de 2017, eu publiquei um artigo sobre “Como transformar e publicar um artigo científico a partir de uma monografia?” cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/03/como-transformar-e-publicar-um-artigo.html], em continuidade a outro post, mais antigo, que denominei “Como fazer um artigo científico a partir de sua monografia ou tese?”, cujo link é: 
[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/02/como-fazer-um-artigo-cientifico-partir.html], e que foi publicado aqui em 15 de fevereiro de 2015. Voltemos hoje ao assunto para responder ao questionamento do Sandro Chaves. Sua pergunta foi: ...
Boa noite Regina
Me chamo Sandro e li seu texo no Blog sobre elaboração de textos científicos, gostei muito do texto mas a minha dúvida é como transformar uma monografia em um artigo cientifico, pois não sei se é literalmente resumir a monografia em poucas paginas ou refazer o texto utilizando as mesmas referências ou se posso literalmente tirar o texto da monografia e colocar no artigo sem alterar o texto, pois eu tenho essa monografia que fiz na graduação e tenho interesse de transforma-la em artigo. 

   Sandro, na verdade, existem vários detalhes com os quais você deverá se preocupar, ao transformar a sua monografia em um artigo científico.
   Em primeiro lugar, se você pretende elaborar essa transformação, imagino que tenha a intenção de publicar seu artigo em algum periódico eletrônico. Se for isto mesmo, é preciso que escolha qual seria esse periódico, e as regras definidas para que isto possa acontecer, de fato. 
  Atente para o fato de inscrever seu artigo para que, em sendo aprovado, seja efetivamente publicado. Pesquise as taxas dessa inscrição.
   Em segundo lugar, para elaborar a conversão de uma monografia em um artigo, as preocupações seriam com as seguintes etapas:

   1. saber o tamanho em que seu novo texto deverá ficar, pois existem artigos científicos que variam entre 3 e 30 páginas, por exemplo;

  2. enquanto a estrutura de uma monografia costuma apresentar como estrutura, um resumo e sumário (no pré-texto), e uma introdução, capítulos, conclusão e referências, no caso da escrita de um artigo, tal estrutura deverá ser mais enxuta, possivelmente: resumo, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências;
      2.1. caso o artigo apresente uma pesquisa de campo, sua estrutura deverá apresentar, entre o desenvolvimento e a conclusão, outro item importante, que seria a análise de dados e resultados. 
      2.2. A estrutura correta deverá ser consultada junto a(o) seu (sua)orientador(a).

   3. como fazer isto acontecer: na prática, você pode sim utilizar trechos do seu texto, literalmente, ou reescrevê-los, mas condensando os conteúdos existentes.

  Dito de outra maneira, você irá editar seu texto, enxugando assuntos que você aprofundou no contexto da monografia, concentrando-se nos itens e subitens que não poderão faltar em seu artigo, de modo a permitir que os leitores compreendam o tema principal e assuntos adjacentes, para compreenderem o conjunto da obra. 
   Espero tê-lo(s) ajudado, mas caso ainda existam dúvidas, peço que escreva(m) para o meu email. 
   Boa sorte, bons estudos!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
skype: abntouvancouver2012

10 comentários:

  1. Boa tarde,
    já tenho o titulo do meu TCC.
    MEU ORIENTADOR PEDIU PARA PREPARAR UM ARTIGO COM 15 PAGINAS. MINHA DUVIDA, É SE O TITULO DO TCC SERÁ O MESMO DO ATIGO OU TENHO QUE MUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, em princípio o título poderia sim ser o mesmo, mas, considerando que você fará adaptações em seu texto original, transformando-o em um artigo, seria interessante adaptar também o título. Sugiro que pergunte diretamente ao seu orientador, para poder verificar a opinião dele. Mas, se desejar, poderá enviar para o meu email, prá eu poder observar também. O meu endereço é: abntouvancouver@gmail.com. Boa sorte, um abraço!

      Excluir
  2. Regina, acho que eu te amo! Hahaha
    Estou enviando hoje meu artigo pra penúltima etapa de análise do TCC da minha pós graduação, que foi feito com base na minha monografia aprovada da graduação. Eu li que poderia reescrever e transcrever para o artigo. E assim fiz, a proposta da pós era analisar os dados sob uma nova perspectiva, então também foram levantados dados novos e inéditos. Eis que hoje me indagam sobre autoplágio, disseram que não poderia utilizar nenhuma frase da minha monografia sem me citar, porém, como a monografia é expositiva e não opinativa não acho isso correto. Eu entrei aos prantos com essa dúvida, mas me aliviei um pouco após ler os seus textos.
    Agora estou ansiosa para sair a correção dessa versão!
    Vou entrar em contato por e-mail.
    Att. Nathália Duarte

    ResponderExcluir
  3. Ok fiz um trabalho de 50 paginas extremamente enxuto no desenvolvimento mas detalhado, reduzir 15 paginas esta dificilimo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Regina, poderia me esclarecer uma dúvida? Quando à documentação e normatização tanto da monografia utilizada em Trabalho de Conclusão de Curso quanto em um artigo científico, haveria a possibilidade, sem conflito de normas, da transformação de uma monografia em um artigo científico, estando ambos pertencentes ao mesmo autor?

    Att, Glauco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauco, boa tarde! Em oportunidades anteriores, eu publiquei alguns artigos discorrendo sobre a questão da escrita de artigos científicos a partir de uma monografia ou TCC já aprovados dentro da universidade. Seria interessante se você pudesse ler/reler meus artigos, pois imagino que poderiam esclarecer as suas dúvidas, mas em linhas gerais, não existe conflito de normas. O que é preciso tomar cuidado é que você não faça uma cópia de trechos de seu trabalho anterior, já que é preciso ser reescrito, pois isto evitará o autoplágio. Além disso, lembre-se de que você poderá utilizar partes do mesmo, fazendo autocitação, tudo isto é permitido, contanto que você siga as regras da metodologia. Por fim, e não menos importante, é sempre interessante que você faça novas pesquisas e inclua alguns novos autores, enriquecendo ainda mais seu novo texto. Espero tê-lo ajudado, mas se necessário, peço que escreva para o meu email, meu endereço é: abntouvancouver@gmail.com. Boa sorte, um abraço!

      Excluir
  5. Neste caso é preciso citar a monografia nas referências do artigo científico
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Vanda, sim, todas as fontes selecionadas para a escrita de seu texto científico devem ser inseridas na lista das Referências, assim como mencionadas ao longo do texto. Esta é a principal característica da redação científica, explicitar onde as ideias, conteúdos e teorias foram localizadas, até porque esta ação corrobora o empirismo, além de fortalecer sua fundamentação teórica e dar os créditos aos autores lidos e utilizados em sua escrita. Para além disto, mencionar seu próprio texto evita o autoplágio, que é escrever e divulgar algo que você produziu anteriormente como se fosse inédito. Espero tê-la ajudado, mas se precisar, estou às ordens. Boa sorte, um abraço!

      Excluir
    2. Maravilha Regina, os artigos estão muito bem escritos e fáceis de entender, mas sempre fica uma pequena dúvida né? Obrigada pela presteza e eficiência na resposta. Depois me fale se presta assessoria nessa área da redação cientifica. Abraços!

      Excluir
    3. Oi, Vanda, muito obrigada pelos elogios! Sim, eu posso ajudar no treino de redação científica, podemos combinar aulas via skype, sem problemas. Abraços!

      Excluir