domingo, 23 de abril de 2017

Como escrever um artigo científico a partir de uma monografia aprovada?

   Bom dia! Em 26 de março de 2017, eu publiquei um artigo sobre “Como transformar e publicar um artigo científico a partir de uma monografia?” cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/03/como-transformar-e-publicar-um-artigo.html], em continuidade a outro post, mais antigo, que denominei “Como fazer um artigo científico a partir de sua monografia ou tese?”, cujo link é: 
[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/02/como-fazer-um-artigo-cientifico-partir.html], e que foi publicado aqui em 15 de fevereiro de 2015. Voltemos hoje ao assunto para responder ao questionamento do Sandro Chaves. Sua pergunta foi: ...
Boa noite Regina
Me chamo Sandro e li seu texo no Blog sobre elaboração de textos científicos, gostei muito do texto mas a minha dúvida é como transformar uma monografia em um artigo cientifico, pois não sei se é literalmente resumir a monografia em poucas paginas ou refazer o texto utilizando as mesmas referências ou se posso literalmente tirar o texto da monografia e colocar no artigo sem alterar o texto, pois eu tenho essa monografia que fiz na graduação e tenho interesse de transforma-la em artigo. 

   Sandro, na verdade, existem vários detalhes com os quais você deverá se preocupar, ao transformar a sua monografia em um artigo científico.
   Em primeiro lugar, se você pretende elaborar essa transformação, imagino que tenha a intenção de publicar seu artigo em algum periódico eletrônico. Se for isto mesmo, é preciso que escolha qual seria esse periódico, e as regras definidas para que isto possa acontecer, de fato. 
  Atente para o fato de inscrever seu artigo para que, em sendo aprovado, seja efetivamente publicado. Pesquise as taxas dessa inscrição.
   Em segundo lugar, para elaborar a conversão de uma monografia em um artigo, as preocupações seriam com as seguintes etapas:

   1. saber o tamanho em que seu novo texto deverá ficar, pois existem artigos científicos que variam entre 3 e 30 páginas, por exemplo;

  2. enquanto a estrutura de uma monografia costuma apresentar como estrutura, um resumo e sumário (no pré-texto), e uma introdução, capítulos, conclusão e referências, no caso da escrita de um artigo, tal estrutura deverá ser mais enxuta, possivelmente: resumo, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências;
      2.1. caso o artigo apresente uma pesquisa de campo, sua estrutura deverá apresentar, entre o desenvolvimento e a conclusão, outro item importante, que seria a análise de dados e resultados. 
      2.2. A estrutura correta deverá ser consultada junto a(o) seu (sua)orientador(a).

   3. como fazer isto acontecer: na prática, você pode sim utilizar trechos do seu texto, literalmente, ou reescrevê-los, mas condensando os conteúdos existentes.

  Dito de outra maneira, você irá editar seu texto, enxugando assuntos que você aprofundou no contexto da monografia, concentrando-se nos itens e subitens que não poderão faltar em seu artigo, de modo a permitir que os leitores compreendam o tema principal e assuntos adjacentes, para compreenderem o conjunto da obra. 
   Espero tê-lo(s) ajudado, mas caso ainda existam dúvidas, peço que escreva(m) para o meu email. 
   Boa sorte, bons estudos!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
skype: abntouvancouver2012

2 comentários:

  1. Boa tarde,
    já tenho o titulo do meu TCC.
    MEU ORIENTADOR PEDIU PARA PREPARAR UM ARTIGO COM 15 PAGINAS. MINHA DUVIDA, É SE O TITULO DO TCC SERÁ O MESMO DO ATIGO OU TENHO QUE MUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, em princípio o título poderia sim ser o mesmo, mas, considerando que você fará adaptações em seu texto original, transformando-o em um artigo, seria interessante adaptar também o título. Sugiro que pergunte diretamente ao seu orientador, para poder verificar a opinião dele. Mas, se desejar, poderá enviar para o meu email, prá eu poder observar também. O meu endereço é: abntouvancouver@gmail.com. Boa sorte, um abraço!

      Excluir