domingo, 25 de junho de 2017

Cuidados com as datas de publicação das fontes bibliográficas de um texto científico

Boa tarde! A questão referente à data de publicação das obras utilizadas para a elaboração de um texto acadêmico-científico costuma ser exigida de forma diferente pelos(as) orientadores(as)/universidades. Em 24 de março de 2013, publiquei um artigo intitulado “Bibliografia: Autores e Fontes mais Antigas podem ser usadas?, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/03/bibliografia-autores-e-fontes-mais.html]. Por sua vez, em 04 de junho de 2016, publiquei outro post, sob o título foi “A bibliografia e a data de publicação de cada obra”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/06/a-bibliografia-e-data-de-publicacao-de.html]. Porém, ao longo deste mês, eu recebi algumas perguntas sobre este mesmo assunto, entre elas: ...
Bom dia professora. Eu tenho uma enorme dúvida: Meu orientador disse que ao fazer o levantamento para meu trabalho de mestrado, eu sempre terei que colocar as referencias originais, ou seja, quando eu encontrar um artigo que me interesse, eu precisarei ir nas referencias e buscar o artigo da citação para eu colocar, mas caso as ideias não tenham sido alteradas.
Eu não entendi nada, pois dessa forma, sempre terei artigos antigos no meu trabalho. meu nome é Miguel Carlos em Bibliografia: Autores e Fontes mais Antigas podem ser usadas? 24 Mar 2013.

   Bem, conforme expliquei em meus artigos anteriores, existem algumas exigências que são peculiares a cada área de ensino. Se utilizarmos como por exemplo a área de Saúde, suas produções costumam utilizar fontes bibliográficas publicadas de 5 anos para cá, enquanto a área do Direito e Administração, entre outras, podem aceitar publicações mais antigas.
   Veja(m), eu não estou dizendo que isto é uma regra comum a todos os cursos desta ou daquela área de formação, uma vez que a variação na aceitação de obras/autores publicados há 5 ou 10 anos, ou ainda mais antigas, depende bastante do tema, dos assuntos a ele inerentes, assim como da interpretação/aceitação de cada orientador(a).
  Observo que no caso em questão, pretende-se que sejam utilizadas, exclusivamente, fontes consultadas diretamente pelo aluno/pesquisador.
   Assim, imagino que deva ser feito um levantamento bastante detalhado, que permita a identificação de obras a serem listadas e apresentadas a ele. 
   Além de ser uma atenção com seu texto de mestrado, esta ação demonstrará ao seu orientador o seu interesse por sua produção científica, e ainda, permitirá que ele avalie obras, autores e datas de publicação, aceitando-as ou não, enquanto material fidedigno para um texto de mestrado, grau de especialização em que os acadêmicos são realmente bastante exigidos em suas produções.
   Boa sorte!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário