domingo, 23 de julho de 2017

Como elaborar um artigo científico?

   Boa tarde! Para desenvolver um Artigo Científico é preciso que sejam percorridos os mesmos caminhos necessários à escrita de um Projeto de Pesquisa, de um Trabalho de Conclusão de Curso ou de uma Monografia, no que se refere à definição de tema, problema, objetivos e levantamento bibliográfico. ...
   É comum que a elaboração de um Artigo Científico seja exigida de acadêmicos que cursam pós-graduação ou outro curso de especialização, especialmente pelos profissionais e estudantes da área de Saúde. Entre as suas principais características, estão o fato de serem textos científicos bem concisos, podendo variar de 5 a 30 páginas, no máximo, contendo teorias e conceitos, fórmulas, situações e comparativos, objetivamente.
   Esse formato não implica em menor tempo de dedicação/cuidados com sua elaboração. Ao contrário. Para redigir um Artigo Científico o levantamento bibliográfico é tão importante quanto para textos maiores, dos quais será necessário compreender e utilizar os conteúdos que permitam a redação de um texto curto, coeso e coerente.
   Segundo a definição de Barba (2012),   
O artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão.   O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviam de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise de uma questão. Assim, os problemas abordados nos artigos podem ser os mais diversos: podem fazer parte quer de questões que historicamente são polemizadas, quer de problemas teóricos ou práticos novos.
  Ao desenvolver um Artigo Científico deve-se ter em mente que se deve produzir um texto com as mesmas bases estruturais que uma monografia, no que se refere às normas da Metodologia, seja ABNT ou VANCOUVER, cumprindo as especificidades de cada uma delas.
   No que se refere à sua estrutura, a UFRGS (2011, p.1) define que a elaboração de um artigo científico deve apresentar:  “1.Título; 2. Autor(es) 3. Epígrafe (facultativa); 4. Resumo e Abstract 5. Palavras-chave;  6. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão), 7. Referências”.
  Equivale a dizer que inexiste um pré-texto, e seus elementos opcionais. Outras características importantes para a elaboração de um Artigo Científico são:
1. Não apresentar subitens (neste formato, um por linha); se for preciso elencar dados, explicações, etc., deve-se escrever de forma sequencial, linearmente, como fiz acima ao mencionar a definição da UFRGS;
2. É permitido, e necessário, que sejam utilizadas figuras e tabelas para ilustrar os conceitos apresentados, porém, que seja feito em quantidade(s) reduzida(s), as quais devem ser enumeradas e que recebam o respectivo título e fonte, conforme as regras da metodologia utilizada (ABNT, APA ou VANCOUVER);
3. Os subitens referentes à composição do texto, isto é, Introdução, Desenvolvimento (e assuntos internos), Conclusão, podem ou não receber uma numeração sequencial, aspecto que irá variar, de acordo com o(a) orientador(a)/universidade.

    Introdução. Deve conter os elementos inerentes à apresentação do tema: o objetivo do Artigo Científico, que vai substituir o problema e sua resposta hipotética. Cabe ainda inserir as principais teorias necessárias ao tema.
  Desenvolvimento textual.  É o espaço no qual serão apresentadas as teorias e  experimentos (se houver), que podem ser de outros autores ou elaborados pelo aluno/pesquisador, contando ainda com cálculos, figuras e tabelas, que devem conversar tanto com as teorias, entre si, corroborando com toda a argumentação que estiver sendo construída. Deve, ainda, apresentar um subitem para Análise de Dados e Resultados.
   Conclusão. Para concluir um Artigo Científico, o aluno/pesquisador deve apresentar as suas impressões sobre as teorias e números analisados, demonstrando se o objetivo do estudo foi ou não atingido, e os motivos que permitiram que isso ocorresse. Deve-se escrever no tempo presente do verbo e na 1ª. pessoa, sem mencionar trechos/autores.
  Referências. Consiste na lista completa das obras efetivamente utilizadas para a elaboração do artigo, cabendo ser incluídos inclusive os links de todas as obras localizadas nos meios eletrônicos. A forma de apresentação dessas obras deve seguir o padrão da metodologia exigida para a elaboração de seu artigo.  
Bons estudos.
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012
Referências:
BARBA, Clarides Henrich de.
Orientações básicas na elaboração do artigo científico. 2012. Disponível em: [http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA1jYAC/como-elaborar-artigo-cientifico]; acesso em 03 jan 2017.
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS). Manual Básico para elaboração de Artigo Científico. Seminário Conexões de Saberes – Memória e Futuro. 17 e 18 de novembro de 2011. Disponível em: [http://www.ufrgs.br/deds/copy_of_imagens/Manual%20Artigo%20Cientifico.pdf]; acesso em 04 jan 2017.

0 comentários:

Postar um comentário