domingo, 10 de dezembro de 2017

Como dar entrada de obra de autor desconhecido na Lista das Referências e a NBR 6023/2002 – 1º. post da série Lista das Referência

   Bom dia! A elaboração da lista das Referências e a forma correta de dar entrada nas obras e autores utilizados na escrita de um texto acadêmico-científico é um aspecto bem importante de um trabalho de final de curso. Além de observar o que diz a regra, deve-se empregar a mesma forma tanto na lista das Referências quanto ao longo do texto. Este é um artigo com indicações bibliográficas, sobre uma fonte cujo autor é desconhecido. É algo que costuma ocasionar dúvidas na hora da elaboração desta lista, mas, na verdade, é algo bem simples. ...
   Para elaborar corretamente a lista das Referências do texto científico é preciso que seja seguida, à risca, a regra definida pela apostila de metodologia científica de sua universidade, que por sua vez, segue (com pequenas variações) as definições estabelecidas pela “ABNT - NBR 6023/2002 – Referências”, conforme estabelece a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  Por definição, “as referências são as informações indispensáveis à identificação do documento. Variam conforme o tipo de material”. Já o “autor é responsável pela elaboração do conteúdo intelectual ou artístico de um documento” (USCS, 2008, p.36).
   Porém, quando se tem uma fonte cujo autor não foi indicado no documento, deve-se mencionar essa obra conforme prescrito na NBR 6023/2002 (p.15): “em caso de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título. O termo anônimo não deve ser usado em substituição ao nome do autor desconhecido”.
Exemplo 1: NBR 6023/2002 (p.15) subitem 8.1.3. Autoria desconhecida
DIAGNÓSTICO do setor editoria brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993, 64p. 

Já a indicação obtida na apostila de metodologia científica da Universidade Municipal de São Caetano, explica que: “a entrada é feita pelo título da obra e com a primeira palavra sempre em caixa alta. Segue-se listando os demais elementos, da mesma forma já mencionada”. 
Exemplo 2: obtido na apostila de metodologia científica da USCS (2008, p. 37)


DESAFIOS da globalização das comunicações. Vitória: [s.n.], 2000. 120p.
   Note(m) que em ambos os exemplos, o negrito não foi utilizado.
  Outras regras e explicações acerca da elaboração da lista das Referências e seus detalhes serão trazidos a este blog, em novos artigos.
  Bons estudos.
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012
Referências
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023:2002. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Ago 2002. 
USCS - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL. Manual de normas acadêmicas. São Caetano do Sul: 2008.

0 comentários:

Postar um comentário