domingo, 10 de junho de 2018

As citações diretas e indiretas e a forma de mencionar autor/obra no texto científico – NBR 10520/2002

    Bom dia! As citações diretas e indiretas, ou a forma de mencionar ou referir obras e autores dentro do texto acadêmico-científico é alvo de muita atenção ao longo da avaliação de orientadores(as), ao receberem artigos, monografias e tccs. Tais citações constam da NBR 10520/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entre os sistemas de chamada, que podem ser: numérico ou autor-data. Este é um artigo de cunho bibliográfico e ainda de opinião, já que trará minhas dicas e observações pessoais quanto a tudo que tenho visto e feito ao longo do tempo nas revisões de textos acadêmicos. 
    De acordo com o item 5 da NBR 10520/2002 (p.3), o sistema autor-data pode ser observado por meio do Exemplo 1:
“Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p.293).
   Observe(m) que esse primeiro exemplo traz uma citação direta curta, e dessa forma, deve-se mencionar "autor, ano e o número da página".
    Por sua vez, segue-se uma citação indireta, ou seja, uma citação para a qual o conceito foi parafraseado pelo universitário/pesquisador, e desta forma, deve-se mencionar apenas autor/data, como demonstrado abaixo:
A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).
   Note(m) que essa mesma citação indireta poderia ter sido iniciada pela identificação do autor, que, no caso acima, foi mencionado apenas no final da frase. Ficaria assim:
Segundo a classificação estabelecida por Authier-Reiriz (1982), "a ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada".  
  Em sendo este um post de cunho bibliográfico, isto é, no qual estou indicando as fontes consultadas para sua escrita, mas também de opinião, tenho a observar que existem diferentes metodologias desenvolvidas nas universidades brasileiras que, a critério próprio, por vezes, permitem ou exigem que o padrão autor-data, dentro e fora dos parênteses, seja escrito apenas com as iniciais do autor em maiúsculas, o que contraria, parcialmente, a NBR 10520/2002.
  Por sua vez, o sistema numérico foi apresentado no subitem 6.2. da referida NBR 10520/2002 (p.4), que traz a seguinte explicação: “6.2.2. A indicação da numeração pode ser feita entre parênteses, alinhada ao texto, ou situada pouco acima da linha do texto em expoente à linha do mesmo, após a pontuação que fecha a citação”.
   Veja(m) o que demonstra o Exemplo 2:
Diz Rui Barbosa: “Tudo é viver, previvendo”.(15)              ou
Diz Rui Barbosa: “Tudo é viver, previvendo.”¹⁵
  Também neste caso do Exemplo 2 apresentado acima, tenho a explicar que existem universidades/cursos/orientadores(as) que rejeitam o sistema numérico para menções a obras e autores no texto que segue as normas da ABNT, uma vez que interpretam este formato como pertencendo exclusivamente ao padrão VANCOUVER, o que é um equívoco.
   Bons estudos!
Regina Del Buono
Email: abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancovuer2012
Referências
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Ago 2002.

2 comentários:

  1. Juliana Gonçalves11 junho, 2018 10:21

    Ótima profissional! Me entregou o trabalho no prazo e apresentou com ótima linguagem e normas ABNT. Obrigada, Regina. Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Juliana, muito obrigada pela confiança! Sucesso prá vc! Abraços.

      Excluir