domingo, 1 de julho de 2018

A NBR 14724/2011 e a forma de indicar as fontes utilizadas como base para gráficos e ilustrações no texto científico?

   Boa tarde! Mencionar as fontes consultadas para elaboração de gráficos, tabelas e demais indicações dentro do texto acadêmico-científico, como estabelece a NBR 14.724/2011 é tão importante quanto os demais autores utilizados ao longo desse mesmo texto, que foi tema do meu artigo publicado em 22 de junho de 2014, intitulado “Como nomear Figuras, Gráficos e Tabelas dentro da monografia?”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/06/como-nomear-figuras-graficos-e-tabelas.html], no qual, recebi, tardiamente, uma dúvida, postada por NLP Trade, à qual responderei somente hoje: 
Boa tarde Regina, se eu montei um gráfico baseado nos dados de dois websites diferentes. Neste caso, como eu devo referenciar isso no trabalho? Muito obrigada.
   O primeiro aspecto a mencionar se refere à forma de mencionar as fontes utilizadas deve seguir o padrão adotado ao longo do texto, e de acordo com a metodologia científica exigida por sua universidade, seja ela ABNT, APA ou VANCOUVER.
   De início, cabe esclarecer que um gráfico ou tabela elaborados com base em um ou mais autores, deverá receber tal indicação, a destacar:
Fonte: Elaborado pelo autor (ano), com base em ... (ano da obra de publicação)
   Na explicação acima, o "autor" é o próprio(a) acadêmico(a)/redator(a).

   Um segundo aspecto importante a destacar é que, em se tratando de sites, a entrada da referida fonte deve ser idêntica àquela feita da lista das Referências. 
   Analisemos alguns exemplos.

Exemplo 1 – Padrão ABNT

       Tabela 1 - Crimes contra a mulher no contexto da Violência Doméstica*
CRIME
PENA
RITO
Lesão corporal leve (CP, art. 129, §9.)
3 meses a 3 anos
sumário
Lesão corporal grave (CP, art. 129, § 1º.) 1
1 a 5 anos
ordinário
Lesão corporal gravíssima (CP, art. 129, § 2º.) 2
2 a 8 anos
ordinário
Lesão corporal seguida de morte (CP, art. 129, § 3.) 3
4 a 12 anos
ordinário
Ameaça (CP, art. 147)
1 a 6 meses ou multa
sumário
Estupro (CP, art. 213)
6 a 10 anos
ordinário
Crimes contra a honra (Injúria, Difamação, calúnia)

Art. 519 do CPP
1 a 3 praticado nas circunstâncias do art. 129, § 9º., do CP.
Fonte: DIAS (2010)

Os dados completos da obra indicada na tabela 1, de acordo com a lista das Referências são:
DIAS, Maria Berenice. Lei Maria da Penha – A efetividade da Lei 11.340/2006 de combate à violência doméstica contra a mulher. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2010, p. 268.

No caso do Exemplo 1, a fonte da Tabela 1 deveria ser, de acordo com a indagação feita seria:
Fonte: Dados tabulados pela autora*, com base em Dias (2010).

Por sua vez, o Exemplo 2 indica determinado autor no qual os dados informados na Tabela 1 tivessem sido obtidos em um site eletrônico.

Exemplo 2: Padrão ABNT
CHAKIAN (2017)

Veja(m) a fonte completa, conforme indicada na lista das Referências do texto acadêmico-científico em questão:
CHAKIAN, Silvia. O que você precisa saber sobre feminicídio, um crime silenciado. Agosto de 2017. Disponível em: [http://www.huffpostbrasil.com/2017/08/04/o-que-voce-precisa-saber-sobre-um-crime-que-tem-nome-feminicidi_a_23065074/]; acesso em 02 set 2017.

   Por fim, o Exemplo 3 apresenta uma figura obtida diretamente em um site, para a qual deveremos compor os dados por completo, e que foi obtida em outro site.

Exemplo 3: padrão ABNT

Imagem obtida nos meios eletrônicos, que traz a indicação da fonte original.

                 Figura 1 – Acidente Vascular Cerebral
 

                                  Fonte: redebrasilavc.org.br

   

   Esta publicação consta do site "Minuto Saudável", e indica que a imagem acima foi obtida em outro site: “redebrasilavc.org.br”. Porém, esta fonte deveria ser indicada da seguinte forma: REDE BRASIL AVC. (título da imagem), data, como o próprio site indica.
  A fonte deve ser mencionada abaixo da figura, e da mesma forma, na lista das Referências.  Veja(m) só: [http://www.redebrasilavc.org.br].

   Uma vez que a imagem constante aqui no Exemplo 3 foi obtida no site:

MINUTO SAUDÁVEL. AVC Isquêmico e Hemorrágico: o que é, sintomas, causas e sequelas. Publicado em 29 jun 2017. Disponível em: [https://minutosaudavel.com.br/avc-isquemico-e-hemorragico-o-que-e-sintomas-causas-e-sequelas/]; acesso em 03 mai 2018.


   De acordo com a NBR 14.724/2011 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a forma correta de indicar a fonte de uma figura (ou ilustração) deve ser feita "abaixo" da mesma, no seguinte padrão: "Minuto Saudável (2017)", e ainda, que sua "entrada" na lista das Referências seja idêntica ao que for feito dentro do texto.
   Este artigo é mais um que dá continuidade às minhas respostas aos comentários recebidos tardiamente neste blog, aos quais não pude responder em tempo hábil, e, por esse motivo, mais uma vez eu peço desculpas.
    Bons estudos. 
Regina Del Buono
email: abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012


Referências

CZECH, Silvana Calbente. Feminicídio com ênfase no Intra-lar. Trabalho de Conclusão de Curso [Graduação em Direito] Faculdade Carlos Drummond de Andrade. São Paulo, 2017.

0 comentários:

Postar um comentário