domingo, 29 de julho de 2018

Como transformar um TCC aprovado em um artigo científico?

   Bom dia! Inúmeros acadêmicos costumam optar pela utilização de um texto científico que já tenha produzido, na graduação, por exemplo, seja monografia ou TCC, para transformar em um artigo científico, fato que ocorre pelos mais variados motivos, especialmente em função do tema e problema investigados. Tenho publicado ao longo do tempo vários artigos a respeito desta prática, entre eles o cuja lista consta ao final deste post, vale a pena conferir. Voltamos hoje a este assunto, em atenção ao questionamento do Jucelio Luz: ...
Olá! Para transformar o meu TCC já pronto em artigo científico, tenho que apenas copiar/colar partes que interessam ou tenho que reescrevê-lo por completo? Em O que é Parafrasear? a citação indireta, segundo Umberto Eco
   Bem, se analisadas as dicas e informações bibliográficas contidas em meus artigos anteriores, será possível observar que não é recomendável que sejam “recortados/copiados/colados” trechos de um texto pronto, com a finalidade de transformá-lo em novo, até porque esta prática incorreria em algumas incoerências textuais.
   A minha recomendação é a de reformular tema/título e objetivo sobre os mesmos, que sejam feitas algumas novas pesquisas bibliográficas que permitam aproveitar o que já foi escrito inicialmente, revisitando as obras analisadas/utilizadas em seu TCC original.
  Dito de outra forma, devem ser retomadas as etapas de produção e escrita de um novo texto científico, só que, em sendo um artigo, será um texto mais curto, mas que vai requerer o mesmo cuidado dos textos de maior tamanho e conteúdos.
  Neste caso específico, a vantagem consistirá no fato de já existirem fontes bibliográficas que versem sobre o tema, já conhecidas do aluno/pesquisador.
  Espero ter colaborado com a dúvida recebida e desejo boa sorte.
Regina Del Buono
Email: abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012
Referências
DEL-BUONO, Regina C. “Como publicar um artigo científico a partir de uma monografia já aprovada?” Publicado em 17 dez 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/12/como-publicar-um-artigo-cientifico.html].
__________, “Monografia e artigo científico: quais as diferenças?” Publicado em 10 set 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/09/monografia-e-artigo-cientifico-quais-as.html].
__________, “Transformar uma monografia em artigo?” Publicado em 03 set 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/09/transformar-uma-monografia-em-artigo.html].
__________, “Autoplágio e Autocitação”. Publicado em 27 ago 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/08/autoplagio-e-autocitacao.html].
__________, “Transformando a monografia em artigo científico?” Publicado em 06 ago 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/08/como-transformar-monografia-em-artigo.html].
__________, “Como elaborar um artigo científico?” Publicado em 23 jul 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/07/como-elaborar-um-artigo-cientifico.html].
__________, “Como escrever um artigo científico a partir de uma monografia?” Publicado em 23 abr 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/04/como-escrever-um-artigo-cientifico.html].
__________, “Dúvidas para converter uma monografia a partir de um artigo científico”. Publicado em 02 abr 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/04/duvidas-para-converter-uma-monografia.html].
__________, “Como transformar e publicar um artigo científico a partir de uma monografia?” Publicado em 26 mar 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/03/como-transformar-e-publicar-um-artigo.html].

Um comentário: