domingo, 8 de julho de 2018

A NBR 14.724/2011 e a forma de mencionar gráficos, ilustrações e tabelas no texto científico

   Boa tarde! A inserção e menção de Gráficos, Ilustrações e Tabelas no texto acadêmico-científico, por vezes, permite que fiquemos com algumas dúvidas sobre como fazê-las. Assim, em continuidade ao artigo publicado aqui no último domingo, 01 de julho de 2018, intitulado “Como indicar as fontes utilizadas como base para gráficos e ilustrações no texto científico?”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/07/como-indicar-as-fontes-utilizadas-como.html], hoje voltamos ao assunto, em atenção ao questionamento recebido por parte do Roberto Freitas:...
Boa tarde, ultimamente tenho visto em artigos escritos no Brasil que as pessoas estão escrevendo as Tabelas e as Figuras em cima das mesmas. Nas revistas e em Congressos internacionais, pede-se para escrever Tabelas em cima e Figuras em baixo. Por que no Brasil as normas mudaram? Qual a razão desta mudança? Aguardo uma resposta, por favor. em Como nomear Figuras, Gráficos e Tabelas dentro da monografia? [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/06/como-nomear-figuras-graficos-e-tabelas.html].
   Em minhas publicações anteriores, eu procurei dar dicas e fundamentar explicações a respeito do tema, cujos links constam ao final deste, vale a pena conferir.
  Já para responder a tal pergunta, mencionemos o que prescrevem os subitens 5.8 Ilustrações e 5.8 Tabelas, da NBR 14.724/2011 (p.11) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a destacar:
5.8. Ilustrações 
Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
5.8. Tabelas
Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
   Cabe destacar aqui alguns aspectos a serem considerados quando surgem dúvidas sobre a posição da nomeação de uma ilustração e sua fonte, são elas:
1. Caso o texto científico seja desenvolvido para ser apresentado dentro de um curso acadêmico, o aluno/pesquisador deverá seguir o padrão exigido pela Metodologia Científica adotada pela universidade e adaptações;
2. É comum que as universidades brasileiras façam alguns ajustes/adaptações em alguns aspectos das normas da metodologia;
3. As normas VANCOUVER, as quais são comumente exigidas para acadêmicos pertencentes aos cursos na área de Saúde, notadamente Enfermagem e Fisioterapia, foram desenvolvidas no sentido de padronizar textos científicos curtos, para serem difundidos com agilidade, mas que definem regras especialmente voltadas à forma de mencionar/referir autores dentro do texto e na lista das Referências. Com exceção disto, devem ser seguidas todas as normas definidas pela ABNT;
4. Caso o texto científico seja desenvolvido para ser publicado em determinado periódico – impresso ou eletrônico – seu(s) autor(es) deve consultar as regras específicas para submissão de seu artigo, as quais devem ser cumpridas à risca, ou será recusado;
5. Seja qual for o caso, existe sempre uma “flexibilidade” em algumas dessas exigências.

   Este é um artigo bibliográfico (fontes indicadas ao final do mesmo), assim como é também um artigo de opinião, formada a partir de minhas pesquisas, análise e observação sobre como os diferentes acadêmicos, advindos dos mais variados cursos/universidades brasileiras têm sido exigidos por seus orientadores(as).
   Abraços!
Regina Del Buono
email: abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012
Referências
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 14724 Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. 2011.
DEL-BUONO, Regina C. “Como denominar gráficos, tabelas e ilustrações no Artigo Científico?” Publicado em 20 mai 2018. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/05/como-denominar-graficos-tabelas-e.html].
__________, “Como indicar as fontes utilizadas como base para gráficos e ilustrações no texto científico?” Publicado em 01 jul 2018. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/07/como-indicar-as-fontes-utilizadas-como.html].
__________, “Como nomear Figuras, Gráficos e Tabelas dentro da Monografia? 2º. Artigo”. Publicado em 12 jun 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-nomear-figuras-graficos-e-tabelas.html].

0 comentários:

Postar um comentário