sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Metodologia do Trabalho Científico e as Normas da ABNT

Bom dia!
 Metodologia Científica é a disciplina acadêmica desenvolvida com a finalidade de orientar o estudante à iniciar-se em pesquisa, ou, de outra forma, em sua Iniciação Científica. 
Para que este artigo possa ser melhor compreendido, será dividido em etapas enumeradas para a introdução, teoria e conclusão, vamos a elas.
1. INTRODUÇÃO:
   A Metodologia do Trabalho Científico, ou Metodologia de Pesquisa, enquanto disciplina acadêmica, é aquela que define as regras necessárias à elaboração dos textos científicos exigidos nos cursos superiores de graduação, pós-graduação e especializações sequenciais (ORIGEM DA PALAVRA, 2012). 
  Ao submeter os alunos universitários à elaboração de trabalhos de cunho científico, como é o caso de Artigos, Monografias, TCCs e Teses, o principal objetivo dos cursos de graduação ou especializações (pós-graduação, mestrado ou doutorado) é o de conduzi-los a um aprendizado importante, no que se refere à Iniciação Científica. 
  Equivale a dizer que o acadêmico, para obter seu certificado de curso, deverá estar apto a pesquisar autores, analisar e comparar ideias e conceitos existentes, para conceber um texto próprio, a partir de toda a teoria existente sobre o assunto em questão.
 Para tanto, o universitário deverá realizar um levantamento detalhado de autores especializados sobre determinado tema, devendo redigir um texto próprio, com embasamento nas teorias identificadas, texto esse que deverá ser elaborado dentro das normas técnicas vigentes no país, elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
2. TEORIA
 Segundo a etimologia da palavra Metodologia, trata-se de uma expressão formada a partir de duas outras, de origem grega, "methodos" + "logia", cujos significados foram assim definidos (Origem da Palavra, 2012):
"methodo: investigação científica, modo de perguntar"; "meta: atrás, depois" + "hodos: caminho", "logia:  palavra, discurso, tratado". 
 Para Severino (1993, p.11), a Metodologia Científica destina-se a "fornecer aos estudantes, através destas diretrizes metodológicas, instrumentos para que desenvolvam a contento, com eficiência e competência, a sua aprendizagem". 

  Os instrumentos mencionados por Severino são os técnicos, os lógicos e os conceituais, cabendo ao universitário, conhecer, compreender e aplicar as técnicas exigidas em seus estudos e textos, para com isso, obter a aprovação de suas produções acadêmicas. 
  Isto será possível a partir da elaboração de textos acadêmicos baseados na literatura de autores especializados no assunto a investigar, permitindo que esse aluno produza textos que serão considerados acadêmico-científicos. 
     Segundo Muller e Cornelsen (2001, p.1.), 
 [...] é racional afirmar que a atividade científica depende grandemente dos meios de comunicação escrita. Razão por que escrever relatórios ou trabalhos científicos constitui uma decorrência natural e obrigatória da atividade científica. 

  Já Ferreira (2008, p.341), destaca a importância do empirismo, definindo-o assim: "empirismo é a doutrina que admite que o conhecimento provenha unicamente da experiência".
  Com base na definição de Ferreira, cabe ainda destacar que a principal característica de um texto científico é basear-se no empirismo, que pode ser definido como conceito testado e comprovado, a partir de experiência ou fatos observados, que demonstrem sua veracidade.
3. CONCLUSÃO:
   Ao iniciar uma monografia, especialmente na graduação, é importante que o aluno compreenda a finalidade de elaborar um texto desse tipo, cuja finalidade é conduzi-lo ao desenvolvimento de habilidades mais elaboradas, voltadas ao cientificismo e empirismo. Para que isto seja possível, compreender a finalidade e objetivos da Metodologia Científica será fundamental para que essa etapa acadêmica seja realizada com maior assertividade. Portanto, o acadêmico deve dedicar algum tempo aos detalhes envolvidos na metodologia.

Um abraço!
Regina Del Buono

Referências: 
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o Dicionário da Língua Portuguesa. 7ª.ed.; Curitiba,PR: Ed. Positivo; 2008.

MÜLLER, Mary Stela; CORNELSEN, Julce Mary. Normas e padrões para teses, Dissertações e Monografias. 3ª.ed. Londrina, CTBA: Editora UEL, 2001.

ORIGEM DA PALAVRA. O que significa Método? Disponível em: [www.origemdapalavra.com.br]; acesso em 02 Jul 2012.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 19.ed.; São Paulo: Cortez, 1993.

2 comentários:

  1. Admirei demasiadamente seu trabalho que fala sobre as normalizações dos trabalhos científicos, você fala de forma clara para nós que, diversas vezes nos perdemos nestes assuntos. Parabéns.

    Danyara Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danyara, olá!

      agradeço pelos elogios, e fico contente pelo fato de poder colaborar com aqueles acadêmicos que, eventualmente, tenham alguma dúvida quanto às regras da metodologia científica.
      Suas palavras são também, um incentivo adicional para mim. Super abraço!!!

      Excluir