domingo, 11 de janeiro de 2015

Como elaborar a Introdução do TCC

Bom dia!
   No início de janeiro de 2014, publiquei um artigo com dicas sobre a elaboração da Introdução do texto acadêmico, cujo link é :[http://www.abntouvancouver.com.br/2014/01/como-fazer-introducao-da-monografia.html]. Entretanto, hoje vamos voltar ao assunto, para atender às dúvidas que ainda ficaram para o Jailson Carvalho.
 Algumas universidades/orientadores preferem que a Introdução seja suscinta, apresentando exclusivamente os elementos que a compõem, ou seja: 
1. o Título do trabalho;
2. o Motivo de ter sido escolhido (se foi durante o estágio, ou devido a algum problema ou alguma solução praticada na empresa onde você trabalha, ou por ser um assunto que o(a) preocupe);
3. o Problema que será investigado;
4. a Solução Hipotética para esse problema;
5. os Objetivos: Geral e Específicos;
6. a Metodologia de Pesquisa adotada para seu texto, se bibliográfica (pesquisa em livros e publicações existentes), ou se pesquisa de campo (através de entrevistas ou observação de determinada situação);
7. quantos e quais Capítulos (e seus assuntos) irão compor o seu trabalho acadêmico.

  Por outro lado, há casos em que é permitido (ou até mesmo exigido) que a Introdução traga, além dos itens acima relacionados, que apresente alguns dos principais conceitos e definições, e seus autores, o que significa mostrar de início os principais marcos teóricos (os principais especialistas no tema em elaboração), dando ao leitor uma prévia dos assuntos que serão aprofundados ao longo do texto.
Um abraço!
Regina Del Buono*

*Como referir este artigo: 
DEL-BUONO, Regina. Como elaborar a introdução do TCC. Disponível em:[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/01/como-elaborar-introducao-do-tcc.html]. 

4 comentários:

  1. muito obrigada....serviu bastante essa dica..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jailson, que bom que ajudou. Se precisar, escreva para mim, ok? Um abraço!!

      Excluir
  2. Pessoal, simplesmente incrível esse blog!
    A rapidez e clareza são incríveis!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir