domingo, 15 de fevereiro de 2015

Como fazer um artigo científico a partir de sua monografia ou tese?

Bom dia!
  Para elaborar um artigo científico, uma monografia ou uma tese de mestrado, é fundamental que seja feito um extenso levantamento bibliográfico. A diferença de um tipo de texto para o outro consistirá no tamanho que cada um deles deverá apresentar, assim como as suas especificidades. É importante destacar que o tamanho do texto não é uma regra definida pela metodologia, seja ela ABNT, APA ou VANCOUVER, mas sim o que cada universidade (ou periódico eletrônico ou impresso) entende(m) ser o razoável ou estabelecem como o tamanho mínimo necessário.
  Enquanto as monografias de graduação e pós-graduação costumam apresentar 3 capítulos, distribuídos em aproximadas 60 páginas, incluídos o pré e o pós-textos, as dissertações e teses de mestrado e doutorado são elaboradas a partir de 100 páginas. Eu mesma já localizei teses com aproximadas 800 páginas, incluídos todos os elementos exigidos, introdução, capítulos, conclusão, referências, anexos, entrevistas, etc..
  No caso do artigo científico, é comum que seu tamanho varie de 15 a 35 páginas, no máximo, conforme o curso, o orientador e a universidade a que você pertence, e o nível de especialização em que você está matriculado. Esse total de páginas mencionado costuma incluir todos os itens necessários para a sua composição, como o resumo, a introdução, o desenvolvimento, análise de dados e resultados, conclusão e referências.
  A esta altura, você pode estar se perguntando: mas se o artigo deve ser um texto menor que uma monografia ou tese de mestrado, para que levantar grande volume de obras e autores? 
  A resposta é simples: você deverá escrever em poucas páginas, tudo o que for possível para que seu artigo contemple os assuntos mais importantes, sem falhas, para que seja compreensível e aceito pela comunidade científica. Ou seja, pesquise e leia muito, e condense em poucas páginas. 
  Assim, quando é preciso desenvolver um artigo a partir de sua monografia ou tese, utilize o sumário existente e todos os assuntos mais importantes que o compuseram. Esteja atento (a) para o fato de, por vezes, determinado subtema ser tão importante no contexto de seu artigo que, em não podendo ficar de fora, poderá merecer apenas um parágrafo para que o conjunto do artigo faça sentido e expresse todos os conteúdos necessários à sua fundamentação teórica.
  Caso esse artigo tenha por objetivo a publicação em algum periódico específico, não deixe de verificar no site do mesmo quais são as exigências para que o seu texto seja aceito, porque os detalhes costumam variar muito entre si. 
  Boa sorte.
  Regina Del Buono

14 comentários:

  1. Excelente texto! Esclareceu minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia, Anônimo, que bacana, eu fico muito contente com isto, agradeço pelo incentivo e desejo boa sorte.
      ah, e se precisar de revisão, já sabe, escreva para o meu email. um abraço!!

      Excluir
    2. também estava com dúvidas e fui esclarecido.

      Excluir
  2. bom dia ! tudo bem ? gostaria de saber se existe algum problema em transformar um artigo científico em uma monografia de conclusão de pós-graduação. desde ja agradeço! att Eduarda

    ResponderExcluir
  3. ola! bom dia ! gostaria de saber se existe algum problema em transformar um artigo científico em uma monografia de conclusão de pós-graduação. desde ja agradeço. att. Eduarda Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduarda Melo, somente hoje eu avistei os últimos comentários feitos neste blog, pois não recebi emails do Blogger informando nada. Como tenho outros para responder, em artigos aos domingos, peço que escreva para o meu email, para eu poder fornecer algumas dicas a você, tudo bem? Meu endereço é: abntouvancouver@gmail.com. Até lá!

      Excluir
  4. Olá, boa noite. Terminei minha graduação em Psicologia a pelo menos um ano e meio e agora gostaria de transformar minha monografia num artigo, para assim poder publicar. Como não estou na mais na faculdade, é necessário que eu seja avaliada por algum professor?

    ResponderExcluir
  5. E como transformo uma monografia em um mini artigo?

    ResponderExcluir
  6. Não poderia deixar de agradecer a ajuda. Esse tipo de texto contribui bastante para nosso aprendizado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Carmelita, fico contente em contribuir com esclarecimentos a todos os universitários que passam por aqui. Obrigada pelo elogio, boa sorte, abraços!

      Excluir
  7. a gente sofre pra escrever uma danação de páginas... depois, sofre para compilar o montante em 5 mísera págs. para publicação...kkkkkkkk
    oh vida sofrida!
    Mas, obrigada pela ajuda!!! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Vieira & Almeida, fico contente em fornecer conteúdos que ajudem na compreensão da difícil tarefa que é a escrita do texto científico. Um abraço!

      Excluir
  8. Bom dia Regina. Estou elaborando um artigo a partir do meu TCC. Tenho a seguinte dúvida : os gráficos e tabelas já elaborados e apresentados no TCC aparecerão como gráficos e tabelas no artigo, ou como figura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Rogéio, peço que visite meu post no próximo dia 20 de maio de 2018, sobre as suas dúvidas. Até lá! Abraços.

      Excluir