domingo, 29 de março de 2015

As Citações Diretas - NBR 10520, a Pesquisa de Campo e o uso da expressão latina "sic"

Boa tarde! Hoje vamos abortar - no padrão VANCOUVER, a NBR 10520 que determina as Citações Diretas, e o uso do advérbio latino "sic", que significa "assim" ou "dessa forma". Costuma ser utilizado quando da transcrição de um texto escrito ou de uma entrevista, durante a qual a pessoa entrevistada expressa uma palavra errada ou uma ideia equivocada, com a qual o entrevistador ou a maioria das pessoas não concorda.(1) 

   No que se refere aos textos acadêmico-científicos, que costumam apresentar as famosas citações diretas, sobre as quais eu(2) publiquei um artigo na data de 26 de maio de 2013, é incomum que sejam identificados erros ou equívocos nas obras de autores especializados nas diferentes áreas. 

   Entretanto, quando o aluno/pesquisador opta por utilizar como metodologia de estudo a Pesquisa de Campo (3,4), e para tanto, são necessárias que sejam realizadas entrevistas presenciais com os voluntários disponíveis, as mesmas deverão ser gravadas e transcritas, para serem anexadas, por escrito, ao final de seu trabalho. 
  Caso algum desses respondentes à referida entrevista, cometa, ocasionalmente, algum tipo de erro ao falar ou explicar suas ideias, toda a sua fala deverá ser transcrita "literalmente", ainda que contenha erros. 

Vejamos um exemplo: "Eu tava(sic) com 15 ano(sic) quando saí de casa."

   Observe que, apesar dos erros na fala oral do entrevistado, os mesmos não devem ser corrigidos, porque não se pode revisar ou corrigir algo que alguém tenha dito ou escrito, quando se faz uma citação direta. Lembre-se que a expressão "sic" deverá ser utilizada imediatamente após o erro existente. 
Bom domingo!
Regina Del Buono*
REFERÊNCIAS
1. REVISTA BW. O que significa e como utilizar o sic. Revista Brasileira de WEB. Artigo publicado em 16 de fevereiro de 2014. Disponível em: [http://www.revistabw.com.br/escrevacerto/sic/]; acesso em 02 março 2015. 
2. DEL-BUONO, Regina C. Citações Diretas e Citações Indiretas: NBR 10520. Artigo publicado em 26 maio 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/05/citacoes-diretas-e-citacoes-indiretas.html]. 
3. DEL-BUONO, Regina C. Pesquisa de Campo e a Entrevista Aberta ou em Profundidade... Flick, Godoi e Balsini, Haguette, Malhotra. Artigo publicado em 02 março 2014. Disponível em:[http://www.abntouvancouver.com.br/2014/03/pesquisa-de-campo-e-entrevista-aberta.html]. 

* Como referir este artigo
DEL-BUONO, Regina C.  As citações Diretas - NBR 10520, a Pesquisa de Campo e o uso da expressão latina "sic". Publicado em 29 de março de 2015. Disponível em:[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/as-citacoes-diretas-nbr-10520-pesquisa.html]. 

Um comentário:

  1. Quando se fala em "entrevistado cometendo erros", já fico com o pé atrás, pois me parece, desconsidera-se que a língua é viva, bem como todo o arcabouço teórico da sócio linguística.

    ResponderExcluir