domingo, 31 de janeiro de 2016

O uso do “apud” ou as Citações Indiretas = NBR 10520/2002

Bom dia!
  O uso da expressão “apud” costuma causar dúvidas em vários alunos/pesquisadores. Embora eu já tenha feito algumas publicações sobre esta expressão latina tão utilizada em textos acadêmicos, vamos voltar ao assunto, para responder à seguinte pergunta: ...

“Eu gostaria de saber se é necessário utilizar apud quando eu faço citação de citação indireta, ou seja, o autor da obra que estou pesquisando colocou com suas próprias palavras, mas no final indicou a fonte pesquisada.”

 Cara aluna, esta é a própria situação para o emprego do "apud". Em seu texto você deverá mencionar a fonte consultada diretamente por você, e incluir as fontes que esse autor mencionou, empregando sim o “apud”, porque você deixará claro para seus leitores quais obras, autores e conteúdos você acessou para desenvolver seu texto.
 Caso você tenha alguma dúvida para fazer isto, por favor, escreva diretamente para o meu email.
  Aproveito para sugerir que leia meus artigos anteriores sobre o "apud".

Um abraço, boa sorte.
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Artigos anteriores falando sobre o uso do “apud”: 



24 de janeiro de 2016, artigo: “Como referir os autores ao fazer uma citação direta? NBR 10520/2002”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/01/como-referir-autores-ao-fazer-uma.html]. 

14 de dezembro de 2014, artigo: “Citações Diretas e Citações de Citações = referindo autores dentro e fora do parênteses”, cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2014/12/citacoes-diretas-e-citacoes-de-citacoes.html]. 

07 de dezembro de 2014, artigo: "Como usar o "apud" ou como fazer a citação da citação?", cujo link é []http://www.abntouvancouver.com.br/2014/12/como-usar-o-apud-ou-como-fazer-citacao.html

0 comentários:

Postar um comentário