domingo, 27 de novembro de 2016

O Parágrafo Americano e o Resumo da Monografia

   Bom dia! Em 19 de maio de 2013, publiquei um artigo intitulado “Como fazer o resumo da monografia seja ABNT ou VANCOUVER – NBR 6028/2003”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/05/como-fazer-o-resumo-da-monografia-seja.html]. Hoje vamos voltar parcialmente a este assunto, para colaborar com a Marta Mazetti. ...
   A indagação recebida foi:
“você poderia me tirar uma dúvida quanto ao tipo de parágrafo (americano ou tradicional) a ser usado na monografia? É permitido usar o parágrafo americano no texto? (Nesse caso não no resumo, mas em todo o texto, introdução, capítulos ..). Meu TCC já está pronto e meu orientador pediu pra verificar isso, mas não consegui encontrar nada que dissesse se é permitido usar o parágrafo americano ou se o tradicional é obrigatório. Desde já agradeço a atenção!”

   Bem, até onde tenho visto e revisado, é comum que os parágrafos constantes dos diferentes tipos de textos acadêmico-científicos, como os artigos, as monografias e os tcc's, sejam exigidos com o recuo de 1,5 cm, como estabelece a NBR n. 14724/2005, na qual estão definidos os itens referentes à configuração do trabalho.
   Por outro lado, eu tenho observado que o parágrafo americano (sem recuo) tem sido utilizado de forma mais ampla em dissertações e teses, uma vez costuma-se permitir ao aluno/pesquisador, maior liberdade na configuração de seus textos, liberdade essa que abrange inclusive o espaçamento das entrelinhas, as margens do documento, e o tipo de fonte, entre outras.
   É sempre importante ressaltarmos que as exigências das metodologias desenvolvidas pelas diferentes universidades apresentam inúmeras variações, cabendo, portanto ao acadêmico, verificar o padrão sugerido por cada universidade/curso/orientador.
   Cabe destacar ainda que o parágrafo americano costuma ser mais utilizado em textos desenvolvidos na área de Saúde, notadamente, nas monografias. 
   Acerca deste assunto, publiquei aqui, em 21 de junho de 2015, eu publiquei um artigo intitulado “O parágrafo em textos segundo as Normas VANCOUVER”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/06/o-paragrafo-em-textos-segundo-as-normas.html].
   Espero ter colaborado com você, Marta, um abraço.
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário