domingo, 13 de novembro de 2016

A Pesquisa de Campo e a Inclusão e a Exclusão de Amostras

   Bom dia! Em 30 de agosto de 2015, eu publiquei um artigo intitulado “Os Critérios de Inclusão e Exclusão de amostras para uma Pesquisa de Campo”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/08/os-criterios-de-inclusao-e-exclusao-de.html]. Hoje vamos voltar ao assunto, em atenção a uma pessoa que visitou este blog em 07 de novembro de 2016, para corrigir um dos exemplos contidos no artigo em questão, mas que, infelizmente, não deixou o seu nome. Vamos lá...

   O comentário recebido foi:
Olá Regina, Parabéns pelo Blog. Gostaria apenas de corrigir a informação no exemplo 3, quando enumera os critérios de exclusão. Um critério de exclusão é quando o participante está contido em todos os critérios de inclusão, porém existe um algo a mais que o faz ser excluído do estudo. Veja que o exemplo 1 é a negação do critério de inclusão 2, e isto está equivocado, pois se ele não cumpre o critério de inclusão, ele já não se enquadra na pesquisa. Neste caso ele não é elegível para a pesquisa. Diferente do que você sabiamente descreve no exemplo 2, pois ali o participante pode cumprir todos os critérios de inclusão, porém ele é excluído devido ao critério de EXCLUSÃO proposto.

Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer pela visita recebida, assim como pelas palavras carinhosas, mas lamento que você não tenha assinado o seu comentário.
Com relação ao equívoco existente apontado por você, na verdade, eu o identifiquei à época, quando selecionei pela internet, aleatoriamente, os textos cujos exemplos foram mencionados naquele meu artigo. Não foram textos que eu tenha revisado, nem alunos que eu tenha dado orientação particular, então, eu não tive como interferir ou alertar quanto à definição dos critérios; além disso, os três textos foram aprovados pelos orientadores oficiais e pela universidade, e dessa forma, eu não poderia corrigir eventuais falhas neles existentes, para realizar a minha postagem.
O que eu poderia fazer seria declinar da utilização dessa dissertação, especificamente, mas a minha escolha foi mantê-la entre os meus exemplos, permitindo que todos os visitantes observassem, atentamente, aos exemplos dados, como foi o seu caso, e acredito que de muitos outros.  
Por fim, eu gostaria de reforçar que procuro me certificar, sempre, de que todas as minhas publicações contendo dicas e/ou ensinamentos tragam o máximo de exatidão, uma vez que me preocupo bastante em evitar erros e/ou equívocos, mas tenho a certeza de que todos nós podemos cometê-los, a qualquer tempo. 
Assim, eu mantenho duas formas para divulgar aqui os diferentes conceitos e informações: mencionar obras/autores ao final de cada artigo, nas Referências, ou então, não mencionar, quando as dicas forem fruto da minha opinião e observação pessoais, acerca de tudo o que tenho visto e sabido quanto às exigências feitas para os textos dos universitários que chegam até mim, advindos dos diferentes cursos/universidades do país. 
Um abraço! 
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário