domingo, 5 de fevereiro de 2017

Dúvidas sobre o uso do “apud” - NBR 10520/2002

   Bom dia! É comum que alguns universitários, ao iniciarem um texto acadêmico-científico, tenham dúvidas sobre o uso do “apud”. Para o artigo de hoje, vou mencionar outro, publicado aqui em 07 de dezembro de 2014, intitulado Como usar o “apud” ou como fazer a citação da citação”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/12/como-usar-o-apud-ou-como-fazer-citacao.html].  Outros artigos meus sobre este assunto podem ser avistados ao final deste post, e links correspondentes. Hoje vamos dar atenção à dúvida recebida de “Korel Artes”. ...
   A questão suscitada foi:
“Olá boa tarde! Regina, estou em dúvidas quanto ao apud. Veja bem... Tem uma citação do autor MARCANINI que foi citada em uma monógrafa de RODRIGUES, quem é o apud e como faço a citação e a referência bibliográfica”


   De acordo com a situação que você mencionou, Rodrigues é a fonte à qual você teve acesso direto. Sendo assim, esta é a obra (fonte) que deve constar em sua lista de Referências.
   Por sua vez, também é Rodrigues que faz a menção à obra de Marcanini, isto é, Rodrigues cita Marcanini, que foi a obra consultada diretamente por Rodrigues, mas não por você.
   Os especialistas Jardilino, Rossi e Santos (2000, p. 111-113) definem que “apud” significa “segundo fulano, referido por”. Esta explicação sugere que existem duas formas para mencionarmos os autores deste exemplo: 
   1ª. = Segundo Rodrigues (ano?) apud Marcanini (ano?), ou seja, Rodrigues (ano?) mencionou (citou, referiu) Marcanini (ano?);
   2ª. = Marcanini (ano?) apud Rodrigues (ano?), ou seja, Marcanini (ano?) foi referido (mencionado, citado por) Rodrigues (ano?).

   Eu tenho sugerido sempre aos acadêmicos que escrevem para mim, que, além da atenção quanto ao uso das regras da ABNT, que conversem com seus orientadores, verificando a sua preferência e evitando equívocos ao longo do texto em produção, afinal, o diálogo é sempre o melhor caminho.
   Espero ter colaborado com você(s), nesta situação, mas caso eu possa ajudar de alguma outra forma, por favor, escreva(m) diretamente para o meu email. 

Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
REFERÊNCIAS

DEL-BUONO, Regina C. Dúvidas sobre a NBR 10520/2002 – Citações Diretas e Indiretas, e o uso do “apud”. Artigo publicado em 11 set 2016. Disponível em:
[http://www.abntouvancouver.com.br/2016/09/duvidas-sobre-nbr-105202002-citacoes.html];

DEL-BUONO, Regina C. O uso do “apud” ou as Citações Indiretas = NBR 10520/2002. Artigo publicado em 31 jan 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/01/o-uso-do-apud-ou-as-citacoes-indiretas.html];

DEL-BUONO, Regina C. Como usar o “apud” ou como fazer uma citação direta de outra citação direta? Artigo publicado em 07 ago 2016. Disponível em:
[http://www.abntouvancouver.com.br/2016/08/como-usar-o-apud-ou-como-fazer-uma.html

DEL-BUONO, Regina C. O uso do apud e as Referências Bibliográficas. Artigo publicado em 15 nov 2015. Disponível em:
[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/11/o-uso-do-apud-e-as-referencias.html];

DEL-BUONO, Regina C. Como usar o “apud” ou fazer uma citação da citação? Artigo publicado em 07 dez 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/12/como-usar-o-apud-ou-como-fazer-citacao.html];

DEL-BUONO, Regina C. Como usar o “apud” quando várias obras/autores são mencionados? Artigo publicado em 14 ago 2014. Disponível em: http://www.abntouvancouver.com.br/2016/08/como-empregar-o-apud-quando-varias.html

JARDILINO, José Rubens; ROSSI, Gisele; SANTOS, Gerson T. Orientações metodológicas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. SP: Gion, 2000.

2 comentários:

  1. Regina agradeco o suporte na revisao do
    Meu trabalho de conclucao, sua ajuda foi fundamental para que eu tenha obtido um resultado
    Positivo. Grande abraco.��

    ResponderExcluir