domingo, 26 de fevereiro de 2017

Dúvidas sobre como elaborar a Introdução de uma monografia

   Boa tarde! A introdução de uma monografia pode ser exigida em tamanho maior ou menor, contanto que dela constem os elementos que permitam ao leitor saber exatamente sobre o que o texto em questão irá discorrer. Em oportunidades anteriores, publiquei artigos sobre a elaboração da introdução, cujos links constam do final deste post, mas hoje, voltamos a este tema, em atenção às dúvidas recebidas por email, em especial da Marta Rangel. A pergunta dela foi:...
Olá Senhora Regina, vi uma postagem sua sobre como montar uma introdução de monografia. Estou começando a montar a minha e a minha dúvida seria:
na minha introdução eu posso colocar com minhas próprias palavras ou seja, elaborar um resumo com minhas próprias palavras sem citar os autores ou devo seguir como muitos artigos publicados encaixando frases (parágrafos) de coisas já publicadas citando os autores ? [...] Quero apenas saber se posso montar com minhas palavras ou devo citar a cada frase o autor?

   É importante que tenhamos claro que a introdução de uma monografia deve atender à finalidade a que se destina, no contexto de um texto científico, isto é, deve apresentar os seguintes elementos:
tema / problema / resposta hipotética/ objetivo geral / objetivos específicos / justificativa para discorrer sobre o tema escolhido / estrutura do estudo (assuntos dos capítulos).
   
   Toda vez que mencionamos uma ideia ou conceito que outra pessoa elaborou, ou seja, se for de autoria de outra pessoa, devemos sempre mencionar seu nome. No caso da redação de uma introdução para o texto acadêmico-científico, o tamanho e o conteúdo dessa introdução poderá variar, conforme a preferência de seu (sua) orientador(a). 
  Muitos(as) orientadores(as) preferem que a introdução seja elaborada de forma breve, por exemplo, com apenas uma página, dela deverão constar apenas os itens acima mencionados.
   Por sua vez, muitos (as) outros (as) orientadores(as) preferem/aceitam que a introdução seja maior, permitindo assim que as principais teorias e marcos teóricos (especialistas no tema em questão) sejam mencionados desde a introdução.
  Uma vez que o acadêmico/pesquisador está desenvolvendo um texto científico, deve ter em mente que não deverá redigir algo com base apenas em suas ideias e opiniões, sendo necessário o maior embasamento teórico possível.  
  Dito de outra forma, não é um espaço onde você possa redigir algo a partir de suas ideias e conhecimentos sobre o tema, de forma singular, sem que sejam mencionados os principais conceitos e teorias que explicam aspectos relevantes sobre o tema em questão. Refiro-me ao empirismo, ou seja, a utilização das teorias e conceitos na vida prática, seja qual for a área ou segmento, com as quais, as suas ideias deverão ser associados ao longo de seu estudo. 
 Por sua vez, o fato de você escrever algo com as próprias palavras, no contexto da redação científica, significa utilizar as citações indiretas, ou seja, parafrasear as obras consultadas. A cerca das citações diretas ou indiretas, você poderá encontrar aqui várias outras publicações com os detalhes necessários à sua maior compreensão, cujos links estão listados ao final deste.
  Uma vez definidos todos os itens que devem da introdução, acima mencionados, cabe ao aluno/pesquisador verificar junto ao seu(sua) orientador(a) se essa introdução deverá ser sucinta, ou mais longa, contendo as principais ideias e teóricos.
 Em sendo a segunda opção, lembre-se que toda vez que um conceito/teórico e suas ideias forem utilizadas para a redação de sua introdução ( assim como ao longo de todo o seu texto), se forem parafraseadas ou citações diretas, de qualquer forma, autor/obra devem ser mencionados, pois a falta de sua menção caracterizará o “plágio”.
  Vale destacar, finalmente, que o conteúdo da introdução é diferente de resumo.
  Espero ter colaborado para dissipar as suas dúvidas, mas caso persista alguma, escreva diretamente para o meu email, para que eu possa responder mais rapidamente.
  Bons estudos.

Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com

REFERÊNCIAS:

DEL-BUONO, Regina C. Paráfrase, Tradução e Plágio por Umberto Eco. Artigo publicado em 21 fev 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/02/parafrase-traducao-e-plagio-por-umberto.html];

DEL-BUONO, Regina C. Como redigir a introdução de uma monografia? Artigo publicado em 29 nov 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/11/como-redigir-introducao-de-uma.html];

DEL-BUONO, Regina C. Como elaborar a introdução do TCC? Artigo publicado em 11 jan 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/01/como-elaborar-introducao-do-tcc.html];

DEL-BUONO, Regina C. Como fazer a introdução do TCC ou monografia? Artigo publicado em 19 jan 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/01/como-fazer-introducao-da-monografia.html]. 

DEL-BUONO, Regina C. Citações diretas e citações indiretas: NBR 10520. Artigo publicado em 26 maio 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/05/citacoes-diretas-e-citacoes-indiretas.html];

DEL-BUONO, Regina C. O que é parafrasear? A citação indireta segundo Umberto Eco. Artigo publicado em 03 março 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/03/o-que-e-parafrasear.html];

0 comentários:

Postar um comentário