domingo, 3 de dezembro de 2017

Resumo, Abstract e Resumo Leigo em dissertações e teses da Área de Saúde - NBR 6028/2003

  Bom dia! O resumo de um texto acadêmico-científico é elemento obrigatório, conforme a NBR 6028/2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Costuma ser exigido em língua vernácula (português), e ainda uma ou duas versões para idiomas a escolher pelo acadêmico, normalmente inglês, francês e espanhol. Para o caso de textos de alunos/pesquisadores da área de Saúde, notadamente Medicina e Odontologia, entre outros, exige-se ainda o Resumo Leigo. ...
   Trata-se da redação do resumo da dissertação ou tese, em uma linguagem que seja compreensível para os leitores não técnicos. Entre as muitas dissertações e teses que chegam até mim para revisão, vou inserir aqui o Resumo e Resumo Leigo, elaborado pelo Dr. Gustavo Ávila Maquiné, Dermatologista em Manaus, que autorizou que fossem aqui utilizados como exemplo.

RESUMO (língua vernácula)
A onicomicose é a infecção fúngica da unha causada por fungos dermatófitos, não-dermatófitos ou leveduras. A semelhança com outras desordens ungueais dificulta o diagnóstico essencialmente clínico, sendo necessário, em muitos casos, o uso de exames complementares. O exame direto e a cultura são os métodos mais empregados. Outras opções são o clipping ungueal e a reação em cadeia da polimerase. Os fungos causadores de onicomicose diferem de acordo com o local estudado, do clima e de fatores socioculturais. Os fungos não dermatófitos e as leveduras são mais isolados em países de clima tropical e subtropical, podendo superar as infecções por dermatófitos. Em Manaus, os agentes mais frequentes de onicomicose não são conhecidos, justificando a realização deste estudo, que teve como objetivo principal descrever as características clínicas, epidemiológicas e etiológicas das onicomicoses atendidas num centro de referência em dermatologia na cidade de Manaus. Tratou-se de um estudo transversal e descritivo onde foram analisados 91 participantes com suspeita clínica da doença, os quais foram submetidos a exame clínico-físico, além de exames laboratoriais diagnósticos. Foram realizados, no mínimo de um e até três exames diretos e de cultura. O clipping ungueal foi realizado a depender da forma clínica e da representatividade da amostra disponível. Dos 91 participantes analisados, 69,2% eram mulheres, com mediana de idade de 54 anos. A forma clínica mais frequente foi a subungueal distal-lateral, presente em 70,1% das unhas avaliadas. A dermatomicose plantar associada à onicomicose foi encontrada em 19,6% dos casos. O exame direto mostrou-se positivo em 86,9%, 85,5% e 80,7%, respectivamente no 1°., 2°. e 3°. exames. O clipping ungueal foi positivo em 57,4% das 82 amostras em que foi realizado. A cultura permitiu o diagnóstico etiológico de 57,9% das amostras avaliadas. O Trichophyton rubrum foi responsável por 22,2% dos agentes definidos, seguido pela Candida albicans, Candida parapsilosis e o Scytalidium dimidiatum responsáveis por 14,5%, cada um. Com resultado da pesquisa realizada, verificou-se que a onicomicose, na população estudada, predominou entre pacientes do gênero feminino, maiores de 50 anos. A forma clínica distal-lateral foi a mais encontrada, sendo o Trichophyton rubrum sua principal etiologia.
Palavras-chaves: Unha. Fungo. Deramatófitos. Leveduras. .Fungos não-dermatófitos. Clima tropical. Amazonas.

RESUMO LEIGO
A onicomicose é uma doença crônica da unha causada por fungos. Os fungos são organismos vivos que podem causar doenças, melhor vizualizados pelo microscópio, mas também podem ser vistos a olho nú, nos alimentos com bolores. Nas unhas, estes fungos podem causar descolamento da unha, espessamento, dor, além de manchas na superfície da unha. Para o diagnóstico, além do exame clínico feito pelo médico, usam-se exames laboratoriais, como o exame direto que é o mais utilizado por ser barato, rápido e de fácil realização. A cultura é feita colocando-se o raspado da unha em tubos contendo caldos nutritivos, que permitirão o crescimento do fungo. Outros exames mais específicos também podem ser usados. Os fungos causadores de onicomicose são diferentes a depender do local estudado, do clima e de fatores socioculturais. Os objetivos do estudo foram descrever as características clínicas das unhas doentes e os fungos mais frequentes. O estudo foi realizado na Fundação Alfredo da Matta nos pacientes com suspeita de micose da unha que aceitaram participar da pesquisa. Estes foram submetidos ao exame clínico por dermatologista, coleta do exame direto e cultura e, quando possível, também foi realizado o clipping. O exame direto permite a visualização das estruturas fúngicas ao microscópio, após coleta do raspado da unha. A cultura permite o crescimento do fungo, após colocar o raspado da unha em caldos nutritivos contidos em tubos de vidro. Um fragmento de unha doente corado com corantes especiais fixados em lâminas de vidro, levadas ao microscópio, permite a visualização do fungo dentro da unha. Foram avaliados 91 participantes, destes 69,2% eram mulheres, com idade ao redor de 54 anos. A forma subungueal distal-lateral foi a classificação de 70,1% das onicomicoses dos pés e mãos. A micose da sola dos pés estava associada em 19,6% dos casos avaliados. O exame direto mostrou-se positivo em 86,9%, 85,5% e 80,7%, respectivamente no 1°., 2°. e 3°. exames, nesta ordem. O clipping ungueal foi positivo em 57,4% das 82 amostras avaliadas. A cultura permitiu o diagnóstico etiológico de 57,9% das amostras avaliadas. O fungo Trichophyton rubrum foi responsável por 22,2% dos agentes definidos como etiologia das micoses das unhas, seguido pela Candida albicans, Candida parapsilosis e o Scytalidium dimidiatum responsáveis por 14,5%, cada um.

   Embora o Resumo Leigo não conste das exigências da NBR 6028/2003, a maioria das universidades que oferecem cursos de especialização na área de Saúde, especialmente Medicina e Odontologia costuma exigir que seja inserido no texto, na sequência mencionada no título deste post: Resumo, Abstract (ou versão para outro idioma) e Resumo Leigo.
   Bons estudos.
Regina Del Buono
Skype: abntouvancouver2012
Referências
MAQUINÉ, Gustavo Ávila. Estudo descritivo dos casos de onicomicose atendidos em um centro de referência em dermatologia na cidade de Manaus. Dissertação [Mestrado em Doenças Tropicais e Infecciosas]. Programa de pós-graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas. Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Dourado. Manaus, 2017, 75f.

2 comentários:

  1. Excelente profissional, entrega no prazo, pode confiar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando, muito obrigada pela confiança no meu trabalho e pelas suas palavras, querido. Sucesso!

      Excluir