domingo, 14 de janeiro de 2018

A NBR 6023/2002 e os Elementos de composição de cada obra/autor – 2º. da série Lista de Referências

   Bom dia! No momento de elaborar a lista das Referências de um texto acadêmico-científico, o(a) aluno(a)/pesquisador(a) deve atentar para todos os elementos que deverão ser incluídos, de modo que cada fonte possa ser identificada por aqueles que consultarem o seu estudo. Este artigo é o 2º. da série Lista de Referências, iniciada aqui em 10 de dezembro de 2017, com o post intitulado “NBR 6023/2002 - Lista das Referências e a entrada de obra de autor desconhecido - 1o. da série Referências”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/12/a-nbr-60232002-lista-das-referencias-e.html], vale a pena conferir. ...
  De acordo com a NBR 6023/2002 – Informação e Documentação – Referências – Elaboração, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):
1. Objetivo:Esta norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/outras fontes de informação. Destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros [...].3.9. Referência: conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual (NBR 6023/2002, p.1-3).

Esta NBR lista definições por: 


1. Tipo de fonte consultada:
1.1. “Autor(es) [pessoa(s) física)s)]; autor(es) entidade(s); capítulo, seção ou parte; documento; edição; editora; monografia; publicação periódica; referência; separata, subtítulo; suplemento; título”. 
1.2. Elementos da referência:
1.2.1.Essenciais: são os dados indispensáveis para que determinada fonte/obra possa ser localizada pelos leitores de um texto.
1.2.2. Complementares: são aquelas informações adicionais, que irão permitir melhor caracterização da fonte em questão. 
1.3. Regras de apresentação das fontes: referem-se à padronização na ordem dos elementos que devem compor cada fonte mencionada, e ainda, à configuração das informações (margem esquerda, espaçamento simples para cada fonte, porém, duplo, de uma para outra); 
1.4. Modelos de referências: esta NBR 6023/2002 fornece modelos para apresentação de cada tipo de fonte a ser mencionada na lista, exemplos estes que costumam ser seguidos pelas apostilas de Metodologia Científica das diferentes universidades do país.

  É sempre importante compreender as regras definidas em cada norma, para poder segui-las e obter o sucesso de seu texto científico.
   Bons estudos!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012
Referências 
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023/2002. 

0 comentários:

Postar um comentário