domingo, 7 de janeiro de 2018

Dúvidas sobre Artigos no Padrão das Normas APA

   Bom dia! O padrão para a produção de artigos científicos segundo as Normas da Associação Americana de Psicologia (APA) assemelhasse bastante ao padrão das Normas VANCOUVER, esta, desenvolvida por médicos que se reuniram para padronizar as publicações técnicas especializadas da área de Saúde. Os vários artigos publicados aqui sobre as diferentes metodologias constam ao final deste post, vale a pena conferir. Hoje voltamos às Normas APA, em atenção às dúvidas recebidas por parte da Alessandra M. F. Farias, da Faculdade do Maranhão (FACAM), vamos a elas:...

[...]
1 - Preciso ler quantos livros, ou artigos ou monografias para escrever o meu artigo? Ou posso ler livros e artigos, ou monografias publicadas de revistas científicas e deles fazer o meu artigo? Quantos devo mencionar ou citar ou referenciar ? Acima de três artigos e mais alguns livros? Ou de uma monografia ou tese?
2 - Se eu li vários artigos e várias monografias que tratam o mesmo assunto, ou com temas semelhantes, como vou colocar na referência bibliográfica se todas foram acessadas pela internet? por que salvei muitas como modelos no meu computador, mas não o dia que acessei, fui baixando em pdf, deixando no computador para ler depois, e a maioria de repositório, capes ou de revistas científicas etc. como mencionar todas elas na referência bibliográfica?
3- Esse é o tema central: Processo Decisório nas Organizações. Mas eu quero no meu artigo mencionar a importância do gestor público na tomada de decisões. Eu precisaria modificar o meu tema, ou tenho que deixar do jeito que ele (professor) pediu e fazer uma seção sobre gestor público e a importância da atuação dele na tomada de decisões?
4- No modelo APA, podemos ter até quantas seções?
obs: o meu artigo científico é somente teórico e bibliográfico.

   Bem, para tentar esgotar tais questões, vou subdividi-las em partes, vamos lá.
1 - Preciso ler quantos livros, ou artigos ou monografias para escrever o meu artigo?
Ou posso ler livros e artigos, ou monografias publicadas de revistas científicas e deles fazer o meu artigo?
Quantos devo mencionar ou citar ou referenciar?
Acima de três artigos e mais alguns livros?
Ou de uma monografia ou tese?
   Não existe um número definido de materiais a consultar. O aluno/pesquisador precisa ter cuidado ao pesquisar, analisar com atenção cada obra selecionada e verificar o que ela poderá agregar ao texto que pretende produzir.
   Porém, ressalto que é um engano pensar que para produzir um artigo científico bastariam duas ou três fontes. Ao contrário, por vezes, precisamos de um volume considerável de obras/autores a analisar, dos quais poderemos, eventualmente, utilizar poucas frases ou parágrafos, mas que poderão fazer toda a diferença para o conteúdo em elaboração.
   De uma forma mais objetiva, eu diria que é comum à produção de uma monografia, que pesquisemos, por exemplo, 5 ou 6 livros especializados no assunto, quantidade que pode variar para mais ou para menos.
   Contemos ainda com diferentes textos acadêmicos aprovados, sejam de graduação, pós, mestrado ou doutorado; por fim, pesquisemos nos meios eletrônicos diferentes artigos científicos ou periódicos especializados, material este que, reunido, pode representar 20 ou 30 obras.
   Inexistem regras para este quesito do texto acadêmico-científico, sendo comum que o(a) orientador(a) opine a respeito da quantidade, se considerar pouca ou excessiva. Em parte, é também uma questão de bom senso.
   É preciso ter tempo, organização e sabedoria para pesquisar materiais que versem sobre os assuntos inerentes àqueles que serão necessários à coesão e coerência de seu artigo/tema, sem que sejam repetitivos, mas sim, saber pinçar de cada obra consultada aspectos, ideias e conceitos importantes para compor a sua nova produção.
   Sobre mencionar as fontes, você não só pode quanto deve mencionar todas as que forem utilizadas, ao longo do texto, assim como na lista das Referências de seu artigo.
2 - Se eu li vários artigos e várias monografias que tratam o mesmo assunto, ou com temas semelhantes, como vou colocar na referência bibliográfica se todas foram acessadas pela internet?
como mencionar todas elas na referência bibliográfica?
Por que salvei muitas como modelos no meu computador, mas não o dia que acessei, fui baixando em pdf, deixando no computador para ler depois, e a maioria de repositório, capes ou de revistas científicas etc.

   Absolutamente todas as obras consultadas e selecionadas para colaborar na redação de seu artigo deverão ser mencionadas dentro do texto, assim como em sua lista das Referências.
   O modelo dessa lista pode ser verificado em meus artigos anteriores, assim como na apostila de Metodologia Científica de sua universidade.
   Sobre os arquivos que baixou da internet, você deve ter observado que cada um deles, gravados em sua máquina constará uma data, no próprio registro de salvamento. Caso você não consiga verificar isto, poderá atribuir algumas datas aproximadas, conforme os dias do mês em que fez tais pesquisas.
  O importante é que tudo conste da lista das Referências, sempre, e que todas as informações sobre cada fonte sejam expressadas nessa lista.
3- Esse é o tema central: Processo Decisório nas Organizações.
Mas eu quero no meu artigo mencionar a importância do gestor público na tomada de decisões. compreendo.
Eu precisaria modificar o meu tema, fazer as adequações aos assuntos que pretende abordar.
ou tenho que deixar do jeito que ele (professor) pediu e fazer uma seção sobre gestor público e a importância da atuação dele na tomada de decisões?
   Sugiro conversar com seu orientador, afinal, será ele quem irá avaliar/aprovar o seu artigo. Porém, tanto pode quanto deve demonstrar o direcionamento que pretende dar ao tema e assuntos que pretende abordar, de modo que seu texto final atenda aos seus anseios e ao modo como o seu orientador avalia a sua produção, concorda?
4- No modelo APA, podemos ter até quantas seções?
   A metodologia da Associação Americana de Psicologia (APA) segue, basicamente, os moldes da metodologia VANCOUVER. As normas APA foram criadas para padronizar os artigos científicos produzidos pelos pesquisadores e profissionais da área de Psicologia.
   Neste sentido, a exemplo de VANCOUVER, deve-se produzir um tipo de artigo que a ser  elaborado em formato de texto sucinto e objetivo, contendo poucas ilustrações (figuras e tabelas). De sua composição pode ser composta pelos seguintes elementos: Introdução, Revisão de Literatura, Análise de Dados e Resultados, Conclusão e Referências.
   Porém, tais elementos, assim como a nomenclatura de cada um deles poderá variar, de uma universidade/curso/periódico, para outra.
 Não deixe de acessar meus artigos anteriores, abaixo relacionados, para melhor esclarecer eventuais dúvidas que ainda possam existir.
   Espero ter colaborado, mas se for o caso, peço que escreva(m) para o meu email.
   Bons estudos!
Regina Del Buono
Skype: abntouvancouver2012
Artigos anteriores
DEL-BUONO, Regina C. Como referir os autores ao longo do texto segundo a metodologia VANCOUVER? Artigo publicado em 08 nov 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/11/como-referir-os-autores-ao-longo-do.html].
DEL-BUONO, Regina C. Diferenças e Semelhanças entre as Normas APA e as Normas VANCOUVER. Artigo publicado em 22 fev 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/02/diferencas-e-semelhancas-entre-as.html].
DEL-BUONO, Regina C. Como fazer uma revisão de literatura? Artigo publicado em 28 set 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/09/como-fazer-uma-revisao-de-literatura.html]
DEL-BUONO, Regina C. Quais as diferenças dos textos que seguem ABNT ou VANCOUVER? Artigo publicado em 14 set 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/09/quais-as-diferencas-dos-textos-que.html].
DEL-BUONO, Regina C. As diferenças na forma de elaborar as Referências pela ABNT ou por VANCOUVER – NBR 6028/2003. Artigo publicado em 24 ago 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/08/as-diferencas-na-forma-de-elaborar-as.html].
DEL-BUONO, Regina C. ABNT x APA: quais são as diferenças? Artigo publicado em 06 jul 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/07/abnt-x-apa-quais-sao-as-diferencas.html]. 

0 comentários:

Postar um comentário