domingo, 28 de janeiro de 2018

NBR 6027/2012 - Elaboração do Sumário de uma Monografia - ABNT

    Bom dia! O sumário é um elemento fundamental em todos os tipos de obras. A forma correta de sua elaboração é prescrita pela Norma Brasileira Regulamentadora NBR 6027/2012, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). ...    De acordo com a própria norma ensina: "sumário é a enumeração das divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede" (ABNT NBR 6027/2012, p.1).
   No caso de monografias e demais textos acadêmico-científicos, o sumário deve ser "o último item do pré-texto; ser iniciado no anverso da folha de rosto e concluído no verso, se necessário" (ABNT NBR 6027/2012, p.2).
   Para os diferentes tipos de publicações e tipos de textos, o sumário deve apresentar os indicativos das seções que o compõem. No caso dos textos acadêmicos, segue-se o Exemplo 1:
1. Introdução2. Título do Capítulo2.1. Subitem pertencente a este capítulo3. Título do Capítulo seguinte3.1. Subitem pertencente a este capítulo
4. ConclusãoReferências

   Vale ressaltar que, de acordo com a apostila de Metodologia Científica de cada universidade, os itens Introdução e Conclusão poderão ou não receber uma numeração, o que precisa ser verificado junto a(o) seu(sua) orientador(a).
   Bons estudos!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012

Referências
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6027 – Informação e documentação – Sumário – Apresentação. 2012. 


0 comentários:

Postar um comentário