domingo, 20 de maio de 2018

Como denominar gráficos, tabelas e ilustrações no Artigo Científico?

   Bom dia! O uso de ilustrações dentro de um artigo científico costuma ser bem aceito, tanto no âmbito dos trabalhos acadêmicos, como nas publicações em periódicos. A denominação para cada tipo de ilustração pode variar, conforme as exigências de cada orientador(a)/universidade. A este respeito publiquei aqui alguns artigos, listados ao final deste post, sendo o mais recente, intitulado: “Como nomear Figuras, Gráficos e Tabelas dentro da Monografia? 2o. artigo”, datado de 12 de junho de 2016, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-nomear-figuras-graficos-e-tabelas.html]. Hoje, voltamos a este assunto, em atenção às dúvidas recebidas de Rogéio Guahy, vamos a elas:...
Bom dia Regina. Estou elaborando um artigo a partir do meu TCC. Tenho a seguinte dúvida : os gráficos e tabelas já elaborados e apresentados no TCC aparecerão como gráficos e tabelas no artigo, ou como figura? em Como fazer um artigo científico a partir de sua monografia ou tese? publicado em 15 de fevereiro de 2015, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/02/como-fazer-um-artigo-cientifico-partir.html]. 
  A forma de inserir ilustrações como gráficos, tabelas, figuras e imagens no texto acadêmico-científico pode variar, de acordo com as exigências da metodologia científica de cada curso/universidade, assim como pelas preferências do(a) orientador(a).
   A este respeito sugiro que sejam utilizadas as mesmas denominações empregadas nos gráficos e tabelas na monografia original.
   Destaco que é preciso ter o cuidado de mencionar a(s) fonte(s) abaixo de cada uma dessas ilustrações em seu artigo, que neste caso se trata do próprio acadêmico, cujo texto original deve constar da lista de Referências desse artigo. Estamos falando sobre a autocitação. Para tanto, cada fonte deve ser elaborada no seguinte padrão:
Fonte: Guahy (ano, p., baseado em FULANO, ano, p. ).
  Entretanto, para o caso dos referidos gráficos e tabelas terem sido elaborados pelo próprio autor, isto é, por Guahy, que seja feita como indicação de fonte (dentro do texto) também a monografia original, no padrão:
Fonte: Guahy (ano, p.).
  Espero ter colaborado para dirimir estas dúvidas, mas, para o caso de surgirem outras indagações, sugiro que escreva(m) diretamente para o meu email.
  Bons estudos!
Regina Del Buono
Skype: abntouvancouver2012 
Referências
DEL-BUONO, Regina C. “Como nomear Figuras, Gráficos e Tabelas dentro da monografia?” publicado em 22 de junho de 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/06/como-nomear-figuras-graficos-e-tabelas.html]. 
__________, “Gráficos e tabelas em Artigos Científicos segundo VANCOUVER - Revista ACTA”, publicado em 13 de outubro de 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/10/graficos-e-tabelas-em-artigos.html]. 
__________, “Como inserir Listas de Figuras, Gráficos, Tabelas e Siglas na Monografia?”, publicado em 30 de junho de 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/06/como-inserir-listas-de-figuras-graficos.html].

0 comentários:

Postar um comentário