domingo, 13 de outubro de 2019

Como iniciar um artigo científico a partir de um TCC aprovado?

   Olá! Em continuidade às explicações sobre a transformação de uma monografia/TCC em artigo científico, e, para dar sequência ao post publicado aqui em 06 de outubro de 2019, intitulado “Como transformar um TCC em artigo científico?”, disponível em [http://www.abntouvancouver.com.br/2019/10/como-transformar-um-tcc-em-artigo.html], voltamos ao mesmo tema, para responder à Janaína Duarte:
Boa noite Regina!Muito obrigada pelo retorno com o email. Eu cheguei a comentar minha dúvida em sua página...mas como eu estava com muita pressa em tirar a questão, também lhe enviei o email..rsMas gostaria de mais uma ajuda sua, se possível,...é porque, como já disse, desejo transformar meu TCC em artigo. Agora já quero iniciar, mas por medo de autoplágio estou sem saber como fazer. Na verdade não entendo muito bem ainda como evitar isso. Vou pesquisar mais um pouco sobre essa questão, mas sua explicação poderia me ajudar a entender melhor. Eu só quero poder publicar minha pesquisa e os resultados que eu levantei, imaginei que poderia só enchugar o texto resumí-lo bastante, pois são 80 pág., mas agora estou com receio de não ser assim. Não é possível um mesmo trabalho estar em dois formatos e continuar só um documento original? Desde já obrigada pela atenção e disposição.
   Bem, como sugestão para o início da escrita de seu artigo, é necessário que seja definido um novo objetivo a ser estudado a partir da literatura consultada, além da identificação de novas fontes bibliográficas, que colaborem para a fundamentação teórica a ser defendida nesse novo estudo.
   Com relação ao seu texto de graduação, já aprovado, e, independentemente de seu tamanho, ele deverá compor a lista das Referências, permitindo que você utilize obras e autores nele mencionados, porém, que seu nome seja referido ao longo de seu novo texto.
   Esta ação, de automenção ao seu texto aprovado, irá permitir que você utilize os dados nele apurados no momento anterior em seu artigo, com tranquilidade.
   Destaco ainda que seu artigo, a ser publicado em periódico de seu interesse, atenda às regras por ele definidas, entre elas a metodologia a utilizar – seja ABNT ou VANCOUVER - e ainda, no que se refere ao tamanho final do texto, à quantidade permitida de figuras, tabelas e outros dados que poderão ser inseridos, que não os textuais. Verifique as exigências que são feitas, e faça a inscrição de seu artigo, sem a qual a sua publicação não se efetivará.
   A partir disso, você deverá analisar o tamanho do texto a produzir, o que irá permitir que você organize adequadamente obras/teorias a utilizar, efetivamente, na escrita do artigo.
   No que se refere à forma de dar início à essa escrita, e, já tendo ideia do tamanho do texto e possibilidades de inserção de dados (tabelas, figuras, etc.), leia as novas obras pesquisadas, assim como o seu texto aprovado, atentando para o novo objetivo de sua pesquisa.
   Espero ter esclarecido às suas dúvidas, mas permaneço à disposição, para uma eventual aula via Skype.
   Bons estudos!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntoouvancouver2012

0 comentários:

Postar um comentário