domingo, 6 de outubro de 2019

Como transformar um TCC em artigo científico?

   Olá! É comum que parte dos universitários tenham um interesse mais profundo em determinado tema, e, dessa forma, ao continuarem sua formação e ingressaram em pós-graduação ou níveis acima, queiram continuar pesquisando e escrevendo sobre um assunto, e para tanto, modificam apenas o enfoque. Neste contexto surgem várias dúvidas sobre como otimizar um trabalho acadêmico-científico já aprovado no âmbito da academia. 
   De início, eu gostaria de mencionar um post aqui publicado em 06 de agosto de 2017, intitulado: “Como transformar a monografia em artigo científico? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/08/como-transformar-monografia-em-artigo.html], assunto ao qual voltaremos hoje, para rememorar alguns de meus artigos anteriores acerca deste assunto, para atender a uma indagação recebida da Janaína Duarte: 
Olá, bom dia Regina!
Vi sua postagem em uma página sobre como tranformar o TCC em artigo. Gostei muito, foi esclarecedor! Obrigada. Gostaria de tirar uma dúvida com você, se possível, é sobre acrescentar novas referencias ou citações, caso alguns dados demandem um respaldo mais específico caso eu encontre, além das que já estão no meu TCC. Seria aceitável? Desde já, agradecida! 
   Para responder à Janaína, sim, é fundamental, além de interessante e saudável, que novas obras/autores sejam pesquisados e implementados aos conteúdos de seu novo texto, já que transformar um TCC em artigo não significa, simplesmente, deletar ou suprimir alguns parágrafos, como se fosse um resumo do trabalho inicial. 
   Uma vez que se trata de uma nova produção, baseada em seu TCC já aprovado, é comum que sua pesquisa tenha um novo objetivo, requerendo, automaticamente, que novos conceitos/obras e autores sejam consultados e acrescentados aos conteúdos em desenvolvimento. 
   Cabe destacar aqui que os teóricos e conceitos utilizados em seu texto original, assim como em seu novo texto sejam mencionados vinculados a você, isto é, você deve “informar” aos seus leitores que as teorias ora abordadas já foram mencionadas em seu texto original, utilizando das regras da metodologia científica a ser utilizada.
   Dito de outra forma, você passa a ser mais uma entre as fontes de consulta/pesquisa, isto é, assim como as demais obras/autores listados nas Referências de seu artigo (em produção), o seu TCC também deverá constar dessa lista, e o seu nome ao longo do texto. 
   Caso seu trabalho inicial não faça parte das Referências, e/ou o seu nome não seja mencionado/citado ao longo de seu artigo em desenvolvimento, você estará incorrendo em autoplágio.  
   A este respeito, destaco um de meus artigos anteriores, vale a pena conferir: Autoplágio e Autocitação. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/08/autoplagio-e-autocitacao.html]; publicado em 26 ago 2017. 
   Outros posts relacionados aos temas acima constam de uma lista, ao final deste, vale a pena conferir. Porém, caso ainda restem dúvidas, por favor, escreva diretamente para o meu email, que responderei com a brevidade possível.
   Um abraço! 
Regina Del Buono 
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntoouvancouver2012 
REFERÊNCIAS 

DEL-BUONO, Regina C. Monografia e artigo científico: quais as diferenças? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/09/monografia-e-artigo-cientifico-quais-as.html]; publicado em 10 set 2017. 
__________, Os textos científicos e a questão do plágio – Lei n. 9.610/1998 – Direitos Autorais. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/07/os-textos-cientificos-e-questao-do.html]; publicado em 16 jul 2017. 
__________, A Redação Científica e a Lei n. 9.610/1998 - Direitos Autorais. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/07/a-redacao-cientifica-e-lei-n-96101998.html]; publicado em 09 jul 2017.
__________, O que é plágio e como evitar o plágio no texto acadêmico-científico? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/10/o-que-e-plagio-e-como-evitar-o-plagio.html], publicado em 19 out 2014.

0 comentários:

Postar um comentário