domingo, 27 de outubro de 2019

Descritores ou palavras-chave? Exemplos?

  Bom dia! A definição de descritores a serem indicados em um texto acadêmico-científico, ou, que colabore para que um texto científico seja, efetivamente, indexado à lista dos já existentes, depende de uma série de cuidados de seu autor. 
   Dar exemplos aleatórios de descritores significa deixar de lado sua real importância neste contexto. Em 22 de novembro de 2015, publiquei um artigo denominado “O que são palavras-chave ou descritores em Pesquisa Científica?”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/11/o-que-sao-palavras-chave-ou-descritores.html], ao qual voltamos hoje, para aprofundar tais explicações, e responder à seguinte indagação recebida:
Exemplos de descritores são? em O que são palavras-chave ou descritores em Pesquisa Científica?
  Bem, embora pareçam sinônimos, o termo descritores e a expressão palavras-chave, obrigatórias nos Resumos de textos científicos, tanto quanto nos textos acadêmico-científicos, guardam diferenças, para as quais devemos sempre nos atentar.
   Acontece que existe uma grande preocupação da comunidade científica, no sentido que os descritores sejam definidos de forma adequada a cada tema a ser desenvolvido, e, especialmente, que as regras de cada periódico sejam seguidas à risca, para que suas publicações sejam, efetivamente, indexadas, permitindo que seus artigos sejam localizados.
      De acordo com Brandau, Monteiro e Braile (2005, p.IX),
[...] A busca pela informação científica disponível na literatura pode se tornar improdutiva ou confusa sem uma compreensão básica de como o conhecimento é organizado ou indexado [5]. Para a tarefa de indexação nas bases de dados, há equipes especializadas formadas por bibliotecários, profissionais da área da saúde, incluindo médicos, que lêem cada artigo e assinalam, em cada um deles, os descritores mais específicos e apropriados. [...]
   Assim, para responder à indagação recebida, que motivou este novo artigo, eu sugiro ao acadêmico que observe um outro trecho do artigo de Brandau et al. (2005, p.IX):
[...] Na definição do tema, a especificidade do assunto e a escolha correta dos descritores são decisivas para uma adequada busca da literatura [6]. Desta forma, evita-se uma quantidade excessiva de artigos que não interessam. A aplicação destes descritores não se resume apenas na busca de artigos que possam embasar a redação de artigos científicos ou possam ser usados na sustentação de opiniões. Muito pelo contrário, eles têm uma aplicação muito mais ampla e devem ser incorporados à prática clínica diária. O processo de encontrar resposta apropriada a uma dúvida surgida durante o atendimento ao paciente depende de como estruturamos a pergunta. [...].”
    Na mesma linha de raciocínio, Pompei (2010, p. 213) destaca que:
“Descritor é, nas palavras de Nobre e Bernardo, “um termo ou palavra-chave que a base de dados utiliza para indexar o artigo.”1 O descritor confere maior especificidade à busca realizada. Devemos entender que, em uma base de dados de alta qualidade, como, por exemplo, a MEDLINE, palavras que não são descritores padronizados também levarão a um resultado na pesquisa, pois bases com essa qualidade conseguem agrupar palavras não padronizadas em certos descritores padronizados.”
  Pompei (2010) refere a infinidade de informações disponíveis nos meios eletrônicos na atualidade, ressaltando que, para obtermos embasamento científico, no contexto da Saúde, é fundamental que sejam consultadas as bases Medline (via Pubmed), LILACS, Scielo e a Biblioteca Cochrane.
 Por fim, Pompei (2010) chama ao cuidado do pesquisador sobre os dados a serem inseridos em uma das bases de dados consultadas, no sentido de que elas compreendam, de fato, o que está sendo pesquisado.
  Diante dessas respostas, eu aconselho ao(s) meu(s) leitor(es) que atente(m) devidamente para os sites consultados ao longo de suas buscas eletrônicas, e, principalmente, que atente(m) para as obras selecionadas, e que observe(m), com carinho, os descritores delas constantes, que poderão colaborar para a definição dos descritores ou palavras-chave a serem inseridas em sua produção científica.
  Espero ter respondido devidamente à dúvida recebida, eu desejo boas pesquisas e excelente produção!
Regina Del Buono 
Skype: abntouvancouver2012
Referências

BRANDAU, Ricardo; MONTEIRO, Rosangela; BRAILE, Domingo M. Importância do uso correto dos descritores nos artigos científicos. Rev Bras Cir Cardiovasc 2005; 20(1): VII-IX. Disponível em: [http://www.scielo.br/pdf/rbccv/v20n1/v20n1a04.pdf]; acesso em 03 jul 2019.

POMPEI, Luciano de Melo. Descritores ou palavras-chave nas bases de dados de artigos científicos. FEMINA, maio de 2010, vol. 38, n. 5, p. 231-2. Disponível em: [http://files.bvs.br/upload/S/0100-7254/2010/v38n5/a001.pdf]; acesso em 03 jul 2019. 

0 comentários:

Postar um comentário