domingo, 20 de outubro de 2019

Como inserir os dados da Pesquisa de Campo no texto científico

  Elaborar uma pesquisa de campo, propondo perguntas a respeito de determinado assunto/situação, perguntas a serem respondidas por voluntários, é algo que requer certos cuidados, muita organização por parte do universitário/pesquisador, e, especialmente, a boa utilização do material coletado, incluindo sua inserção dentro do texto acadêmico-científico. A este respeito já publiquei inúmeros artigos neste blog, cuja lista completa consta ao final deste post.
   Entretanto, destacarei dois entre todos eles: “A pesquisa de campo e a forma para incluir as entrevistas no texto da monografia”, disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/11/a-pesquisa-de-campo-e-forma-para.html]; publicado em novembro de 2011; “Como inserir a fala dos entrevistados dentro de uma monografia?” Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/06/como-inserir-fala-dos-entrevistados.html], publicado em junho de 2018.
   O fato é que o conjunto de ações crescentes, entre elas - definir o tema da monografia, pesquisar e interpretar a literatura existente e obras de interesse desse tema; optar pela realização de uma pesquisa de campo; eleger os possíveis respondentes e onde poderiam ser localizados, e, por fim, elaborar as perguntas cujas respostas irão colaborar para os conteúdos desenvolvidos na monografia em andamento - costuma permitir, via de regra, o surgimento de muitas dúvidas, como a que recebi recentemente, vamos a ela:
Boa noite professora Regina. Me chamo Cilomar e estou na fase de entrevista do meu tcc. Acontece que troco turno e na empresa onde fiz as entrevistas, só me era permitido fazê-las de forma estruturada. Então elaborei as perguntas, imprimi e entreguei para cada entrevistado responder de forma escrita. Agora com as respostas em mãos, sinto dificuldade em transcrever para o tcc. Como elaborar um texto; ou se já coloco as respostas diretamente sem criar um texto. onde coloco, no fim de todo o tcc? aguardo sua resposta e desde já agradeço. 


   Em resposta, devo esclarecer, de início, que as informações obtidas ao longo de uma pesquisa de campo são muito valiosas para o tema em desenvolvimento, sendo primordial serem incluídas de forma adequada dentro da monografia/TCC em elaboração.
   Para que isso seja possível, e, como já explicado em artigos anteriores - confira a lista ao final deste - é comum que uma monografia desenvolvida com base em pesquisa de campo apresente em sua estrutura um capítulo específico, que pode ser denominado, por exemplo, como "Metodologia de Pesquisa", ou sob uma nomenclatura sugerida pelo(a) orientador(a)/universidade.
  Dentro desse capítulo deverão ser inseridas: a descrição da pesquisa de campo quanto ao seu objeto de estudo, a qualificação dos respondentes/participantes (se homens ou mulheres, ou grupo misto, profissão, escolaridade, idade, etc.), assim como o roteiro de perguntas aplicado aos entrevistados; pode ainda ser realizada por meio de entrevistas (gravadas e transcritas), ou por intermédio de um roteiro impresso ou através dos meios eletrônicos.
 Feito isto, perguntas e respostas podem ser agrupadas por assunto/objetivo a demonstrar, sendo que cada agrupamento de ideias/respostas deve ser associado aos conceitos/teóricos utilizados ao longo da fundamentação teórica, permitindo, dessa forma, validar/demonstrar/confirmar/refutar tais conceitos.
   Sobre o roteiro de perguntas, assim como cada uma das entrevistas completas, por indivíduo, deverão ser anexadas ao final do TCC, como anexos, que devem ser enumerados (Anexo I, Anexo II, etc.), incluídos no texto na sequência da lista das Referências.
   Ensejando ter atendido às dúvidas recebidas, permaneço à sua disposição.
   Bons estudos!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
skype: abntouvancouver2012

Referências 

DEL-BUONO, Regina C. A pesquisa de campo e a gravação das entrevistas com os respondentes - NBR 14.725/2005. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/10/a-pesquisa-de-campo-e-gravacao-das.html]; publicado em 21 out 2018.

__________, Como inserir a fala dos entrevistados dentro de uma monografia? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/06/como-inserir-fala-dos-entrevistados.html]; publicado em 03 jun 2018.

__________, Como inserir os dados de entrevista semi-estruturada na monografia? Pesquisa de Campo. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/10/como-inserir-os-dados-de-entrevista.html]; publicado em 22 out 2017.

__________, Como elaborar um relatório com as entrevistas de uma Pesquisa de Campo (Qualitativa)? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/01/como-elaborar-um-relatorio-com-as.html]; publicado em 22 jan 2017.

__________, As entrevistas para uma Pesquisa de Campo e as Citações Diretas – NBR 10520/2002. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/10/as-entrevistas-para-uma-pesquisa-de.html]; publicado em 30 out 2016.

__________, A Pesquisa de Campo e o número de respondentes. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/10/a-pesquisa-de-campo-e-o-numero-de.html]; publicado em 23 out 2016.

__________, A Pesquisa de Campo e a Entrevista semi-estruturada com apenas um respondente. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/08/a-pesquisa-de-campo-e-entrevista-semi.html]; publicado em 28 ago 2016.

__________, Como analisar e associar as respostas de uma pesquisa de campo à teoria? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-analisar-e-associar-as-respostas.html]; publicado em 26 jun 2016.

__________, Como classificar ou qualificar os participantes de uma Pesquisa de Campo? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-classificar-ou-qualificar-os.html]; publicado em 05 jun 2016.

__________, A Pesquisa de Campo e a inclusão da entrevista em uma monografia. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/05/a-pesquisa-de-campo-e-inclusao-da_1.html]; publicado em 01 mai 2016.

__________, As principais técnicas ou procedimentos em Pesquisa Científica. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/10/as-principais-tecnicas-ou-procedimentos.html]; publicado em 25 out 2015.

__________, Como definir a população alvo de amostra para uma Pesquisa de Campo? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/08/como-definir-populacao-alvo-de-amostra.html]; publicado em 23 ago 2015.

__________, A Pesquisa de Campo enquanto procedimento de pesquisa. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/07/a-pesquisa-de-campo-enquanto.html]; publicado em 26 jul 2015.

__________, Os Anexos da Pesquisa de Campo: o Roteiro de Perguntas. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/os-anexos-da-pesquisa-de-campo-o.html]; publicado em 09 nov 2014.

__________, O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a Pesquisa de Campo. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/o-termo-de-consentimento-livre-e.html]; publicado em 02 nov 2014.

__________, Pesquisa de campo e a entrevista aberta ou em profundidade. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/03/pesquisa-de-campo-e-entrevista-aberta.html]; publicado em 02 mar 2014. 

0 comentários:

Postar um comentário