domingo, 2 de junho de 2013

As Notas de Rodapé e a Metodologia ABNT

Bom dia!
 Ao longo dos últimos anos, tem sido comum que as Notas de Rodapé sejam bastante utilizadas na elaboração dos trabalhos acadêmico-científicos, não somente em teses e dissertações de mestrado, mas também em monografias de graduação e de pós-graduação que seguem as normas(1) e padrões(2) da ABNT(3). 
  Neste breve artigo sobre as Notas de Rodapé (4) você poderá observar os números que constam ao lado das palavras ao longo deste texto, os quais correspondem às explicações dessas expressões aqui utilizadas, evitando que o leitor desvie sua atenção do assunto principal para os outros detalhes também importantes para a compreensão total do contexto apresentado.  
 Vários orientadores acadêmicos ainda resistem ao uso das Notas de Rodapé, possivelmente considerando-o mais apropriado às normas VANCOUVER. 
  São dúvidas que podem ser dirimidas se observados os textos de livros didáticos (e até mesmo de paradidáticos), os quais têm trazido nos últimos anos, extensas explicações nos rodapés de páginas de suas publicações, objetivando maior esclarecimento dos assuntos abordados. 
 Entre as muitas possibilidades da utilização de uma Nota de Rodapé(5), está  a necessidade em mencionar determinada obra que está sendo referida pelo autor que você está consultando, ou seja, este primeiro título consta de sua bibliografia, mas o segundo não. 
  Ao puxar uma Nota de Rodapé para referir essa segunda obra/autor, você deixará claro para seu leitor onde poderá encontrar tal informação, se ele assim desejar, além de reforçar a fundamentação teórica de seu texto.
  Neste caso, você deve mencionar o autor (ou o livro, ou ainda o assunto sobre o qual ele trata), e dar as demais explicações ao final da página; desta forma, você deixa claro para seu leitor onde obteve aquela nova informação.
 Para inserir as Notas de Rodapé(6) em seu texto, verifique qual o editor de textos você tem instalado em sua máquina, pois trata-se de um recurso automático, o que o ajudará a manter todas as notas sempre ao final da página e em numeração sequencial.
 Lembre-se sempre de verificar a metodologia adotada por sua universidade/orientador, na qual devem constar as várias regras a seguir, que sejam aceitas por ambos. 
 Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o uso das Notas de Rodapés, escreva para mim, eu responderei assim que possível. 
Até mais!
Regina Del Buono

Referências: 
ECO, Umberto, Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983. 188p.
MÜLLER, Mary Stela; CORNELSEN, Julce Mary. Normas e Padrões para Teses, Dissertações e Monografias. 3.ed. atual. e ampl. Londrina: Edit. Univ. Federal de Londrina, 2011,126p. 

____________________________
(1) Normas: aquilo que se estabelece como base ou medida para a realização ou avaliação de alguma coisa; princípio, preceito, regra; Orientações expressas que devem ser acatadas (grifo do autor). MÜLLER, Mary Stela; CORNELSEN, Julce Mary. Normas e Padrões para Teses, Dissertações e Monografias. 3.ed. atual. e ampl. Londrina: Edit. da Univ. Federal de Londrina, 2001, p.11.

(2) Padrões: orientações expressas que podem ser acatadas (grifo do autor). Op.Cit., p.12. 

(3) ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas: é o órgão responsável pela normalização técnica no país, no caso específico dos textos acadêmico-científicos, ela estabelece as regras através das quais os documentos são considerados oficiais no Brasil. Disponível em:[http://www.abnt.org.br]. acesso em 02 Jun 2013.

(4) Nota de Rodapé ou Notas Explicativas: são usadas para apresentar comentários, esclarecimentos, etc., que, embora importantes, não devem ser incluídas no texto específico da matéria. Quando usadas, devem ser impressas no pé da página, separadas do texto principal, por um filete (linha) de 2 a 3 cm de extensão, a contar da margem esquerda, e diferenciadas tipograficamente do texto principal, usando-se preferencialmente um tamanho menor que o tipo utilizado no texto, em espaço simples de entrelinhas. MÜLLER e CORNELSEN, op.cit., p.23.

(5) Eco (1983, p.130) defende que "as notas de rodapé servem para indicar as fontes das citações". O autor segue explicando que "se a fonte tivesse de ser indicada no próprio texto, a leitura da página seria difícil".

(6) Eco (1983, p.130-1) refere ainda outros usos para as Notas de Rodapé:
     b) quando se deseja sugerir outros autores/ obras, acrescentando ideias ao tema presente;
     c) quando a intenção é a de levar o leitor a confrontar a teoria apresentada com outras existentes;
     d) quando se quer reforçar as ideias e conceitos defendidos com novas citações/autores, reforçando a fundamentação teórica;
     e) para dar explicações (que podem ou não ser pessoais) de algum conceito existente no texto;
     f) para reafirmar ideias expostas, evitando opiniões contrárias ou dúvidas;
     g) para traduzir alguma citação ou expressão anterior (no caso de estar em língua estrangeira);
     h) para "mencionar comentários incidentais, informações adicionais, mencionar de onde foi extraída determinada expressão ou frase" (palavras de ECO, p.131).

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se posso fazer notas de rodapé referente ao título de um capítulo. Por exemplo:
    2.1. Caracterização do Pais (1)
    _______________
    (1) Para mais informação consulte documento A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Alexandre. A nota de rodapé pode ser usada para informar uma obra, explicar uma sigla ou determinada expressão, porque ela serve aos diferentes usos. Com relação à esta sua dúvida especificamente, você deverá informar autor/obra/ano e o capítulo e páginas onde constam a informação sobre a qual você está fazendo essa nota de rodapé. Por exemplo: no caso deste artigo, a nota "h" refere Eco, p. 131, porque os dados completos sobre sua obra já constam na bibliografia do artigo. Caso seja este o seu caso, você poderá referir desta mesma forma; entretanto, se for um autor não relacionado nas referências finais de sua monografia, você deverá incluir os dados completos da obra, e não apenas o capítulo. Caso você ainda tenha alguma dúvida, por favor, escreva para o meu email, ok ?boa sorte, um abraço!!

      Excluir