domingo, 16 de outubro de 2016

As Regras para a elaboração do Resumo da Monografia e a NBR 6028/2003

   Bom dia! As regras para a produção do Resumo de uma monografia estão contidas na NBR-ABNT nº. 6028/2003. O resumo de um texto científico é um assunto que costuma gerar dúvidas para vários universitários. No presente, três artigos publicados neste blog sobre Como Elaborar o Resumo da Monografia ultrapassam a marca de 75.000 visitas, em quase cinco anos de existência. Como é sempre bom retomar alguns conceitos e tentar melhorar as explicações dadas, hoje vamos voltar a este tema, devido aos vários emails recebidos, em atenção especial à Claudia Souza. Vamos lá. ...
   Entre as regras estabelecidas para os documentos oficiais nacionais, definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – (ABNT), está a NBR 6028/2003 – estão “os requisitos para redação e apresentação de resumos”; define os tipos de resumos para os diferentes textos e finalidades”.
   Acontece que entre os diferentes tipos de resumos existentes, aquele que deve ser apresentado em uma monografia é o “informativo”, isto é, deve conter elementos específicos, levando o leitor a abrir o texto inteiro, ou verificar que aquele material, especificamente, não é do seu interesse.
   Os detalhes sobre o resumo foram publicados aqui, em oportunidades anteriores, cujos artigos foram: 

19 de maio de 2013, artigo intitulado “Como fazer o resumo da Monografia seja ABNT ou VANCOUVER”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/05/como-fazer-o-resumo-da-monografia-seja.html]; 
12 de abril de 2015, artigo, intitulado “Como fazer o resumo da monografia?”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/04/como-fazer-o-resumo-da-monografia.html]; e 
11 de outubro de 2015, divulguei meu 1º. Ebook sobre este tema, em um artigo intitulado: “Como fazer o resumo da monografia? Agora em ebook”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/10/como-fazer-o-resumo-da-monografia-agora.html].

   As minhas afirmações sobre o resumo ser redigido com os verbos no pretérito se devem ao resultado de minha observação ao longo dos anos em que venho trabalhando com revisão de textos acadêmicos, mas não se trata de uma exigência da norma, isto é, este detalhe não consta da NBR 6028/2003.
  Uma vez que eu tenho revisado textos produzidos por acadêmicos advindos dos diferentes níveis dos cursos e universidades do país, e, tendo em vista que as exigências constantes das apostilas de metodologia científica de cada curso/faculdade, tenho notado que existem aspectos comuns à grande maioria delas.
   Assim, sob  a minha ótica, no que concerne às normas da ABNT, e aplicação das regras existentes, existe uma característica sobre os resumos que têm sido produzidos ao longo do tempo, que eu chamaria de “usos”, quanto à produção e apresentação desse tipo de texto.
   Dito de outra forma, “elaborar o resumo com os verbos no pretérito perfeito do indicativo” não consta da NBR 6028/2003, mas se trata de uma prática comum na grande maioria dos textos produzidos por acadêmicos e pesquisadores.
   Veja(m), estou apenas explicando o que tenho analisado ao longo de muitas revisões e pesquisas sobre os textos científicos: 
Introdução: costuma ser redigida contendo os verbos no futuro do presente do indicativo;
Capítulos (ou desenvolvimento): normalmente são redigidos com os verbos no presente do indicativo;
Resumo: via de regra, são redigidos com os verbos no pretérito perfeito do indicativo.
   Esta é a minha observação sobre tudo o que tenho lido, pesquisado, estudado e recebido para revisar. Equivale a dizer que SIM, existem resumos escritos com o verbo no tempo presente, enquanto outros são redigidos com os verbos no futuro, mas o fato é que, somente depois do texto finalizado é que o redator poderá, afinal, elaborar o resumo. 

Um abraço! 
Regina Del Buono 
abntouvancouver@gmail.com
Referências
UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6028/2003 – Informação e documentação – Resumo – Apresentação. Disponível em: [http://projetos.unioeste.br/cursos/toledo/filosofia/attachments/article/119/NBR%206028%20-%202003.pdf]; acesso em 22 jun 2015.

0 comentários:

Postar um comentário