domingo, 3 de setembro de 2017

Transformar uma monografia em artigo científico?

Bom dia! É comum que o(a) aluno(a)/pesquisador(a) se identifique com determinado tema, e depois de elaborada e aprovada a sua monografia, que o utilize para desenvolver um artigo científico. Em 06 de agosto de 2017, publiquei aqui o artigo intitulado "Como transformar a monografia em artigo científico?", cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/08/como-transformar-monografia-em-artigo.html], entre outros a este respeito, ou sobre usar o mesmo título, ou então, o mesmo material pesquisado inicialmente, sendo que cada esses meus artigos estão relacionados ao final deste, vale a pena conferir. Hoje, voltamos a este tema para responder às dúvidas da Marilene Montahay, vamos lá: ...
[...] A minha dúvida é a seguinte: minha monografia foi feita em 2013 com pesquisa de campo com análise de dados ... Hoje quero transformar-lá em um artigo para conclusão de uma pós graduação... Será que tem algum problema devido ao tempo que foi feita? Posso tirar a pesquisa de campo? O título posso mudar? A minha monografia foi em grupo, tenho que colocar o nome das minhas colegas no artigo? [...]

   Vou enumerar as perguntas, para melhor visualização:
1. A minha dúvida é a seguinte: minha monografia foi feita em 2013 com pesquisa de campo com análise de dados ... Hoje quero transformar-lá em um artigo para conclusão de uma pós graduação... Será que tem algum problema devido ao tempo que foi feita?
   Bem, em primeiro lugar, sugiro que seja identificado(a) um(a) orientador(a), e que você apresente a ele(a) o seu trabalho anterior, explicando as suas atuais intenções sobre aproveitamento do tema e do material já pesquisado e elaborado.
   Esta dica vai em função do fato de ser bastante comum que o tema a ser desenvolvido seja do interesse de ambos, isto é, tanto do(a) aluno(a), quanto do(a) orientador(a), assim como de seu domínio técnico.
   Eu já acompanhei acadêmicos(as) cujos(as) orientadores(as) recusaram este ou aquele tema, passando a um(a) colega orientador(a), por esse motivo.

2. ... Será que tem algum problema devido ao tempo que foi feita?
   Acredito que não exista(m) problema(s) sobre a data/tempo em que seu texto monográfico tenha sido elaborado, porém, é importante considerar, entre outros aspectos, a atualização de dados estatísticos, por exemplo, já que se trata de um novo trabalho científico.
3. Posso tirar a pesquisa de campo?
  Considere que você, apesar de sua intenção em utilizar o mesmo tema e, eventualmente, o mesmo material pesquisado, seu artigo científico é um novo trabalho. Visto desta perspectiva, você poderá (e será bem interessante) você modificar o conteúdo já existente. Desta forma, ao mudar a técnica de pesquisa, naturalmente será necessário realizar novas buscas por novas fontes bibliográficas, já que não pretende utilizar os mesmos dados da pesquisa de campo anterior.
Tudo isto irá colaborar, especialmente, para que você evite o autoplágio.
4. O título posso mudar?
   Com certeza, não tanto pode quanto deve, afinal, é um novo texto. Além disso, os novos materiais bibliográficos que certamente você identificará acerca do tema em questão, permitirão acessar novos conceitos, e com isto, o foco do tema também será reformulado.
5. A minha monografia foi em grupo, tenho que colocar o nome das minhas colegas no artigo? [...]
   Se o artigo será desenvolvido individualmente, deverá constar apenas o seu nome. Uma vez que você utilizará essa monografia, desenvolvida por um grupo formado por você e alguns colegas, naturalmente ela deverá constar da sua lista de Referências, assim como deverá ser mencionada ao longo do texto, toda vez em que trechos de seu conteúdo forem utilizados em seu artigo.
  Porém, eu sugiro que consulte seu antigo grupo, sobre a utilização dessa monografia como base para seu novo artigo.
  Por fim, sugiro que visite meus artigos anteriores aqui no meu blog, para quem sabe, encontrar mais algumas explicações que envolvam a forma mais ideal de transformar uma monografia em um artigo científico.
  Espero ter colaborado, mas fico à disposição, caso você precise.
  Boa sorte, um abraço!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012

Artigos anteriores

DEL-BUONO, Regina C. Como transformar a monografia em artigo científico? Artigo publicado em 06 ago 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/08/como-transformar-monografia-em-artigo.html];
__________, Usar o mesmo título da monografia para um artigo científico? Artigo publicado em 18 jun 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/06/usar-o-mesmo-titulo-da-monografia-para.html];
__________, Como escrever um artigo científico a partir de uma monografia aprovada? Artigo publicado em 23 abr 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/04/como-escrever-um-artigo-cientifico.html];
__________, Dúvidas para converter uma monografia em um artigo científico. Artigo publicado em 02 abr 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/04/duvidas-para-converter-uma-monografia.html];
__________, Fazer uma monografia a partir de um artigo científico? Artigo publicado em 15 jan 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/01/fazer-uma-monografia-partir-de-um.html].

0 comentários:

Postar um comentário