domingo, 6 de agosto de 2017

Como transformar a monografia em artigo científico?

   Bom dia! Ao dar início à escrita de um texto acadêmico-científico, depois de escolher o tema, o problema a investigar e o tipo de texto, seja pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo, o levantamento bibliográfico é uma etapa fundamental para que o trabalho seja realizado. Já para escrever um artigo científico a partir de uma monografia/tese já pronta e aprovada, a redação de um artigo poderá dar-se com maior tranquilidade. Em 15 de fevereiro de 2015 eu publiquei um post intitulado “Como fazer um artigo científico a partir de sua monografia ou tese?”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/02/como-fazer-um-artigo-cientifico-partir.html]. Porém, em oportunidades anteriores eu já escrevi sobre isto, e por isso, eu convido você a visitar meus artigos anteriores, cuja lista consta ao final desta publicação. Hoje vamos responder à indagação da Michelle Torres, vejamos: ...
E como transformo uma monografia num mini artigo?
   Bem, conforme já explicado em oportunidades passadas, existem questões que não constam das normas da metodologia científica, mas que precisam ser observadas, quando se pretende produzir pesquisa e publicar nos meios disponíveis, como é o caso dos periódicos impressos/eletrônicos, por exemplo.
   O fato é que podemos localizar e observar a existência de textos acadêmicos de variados tamanhos, especialmente os artigos científicos, já que existem com até 5 páginas, por exemplo. 
   Essa variação depende muito do tipo de publicação que se pretende fazer e onde será feita. Dito de outra forma, é preciso cumprir o perfil exigido de cada periódico.
   Sobre o fato de se pretender produzir um “mini artigo”, além de saber qual seria o tamanho ideal, isto é, em número de páginas, acredito que, tendo uma monografia de (X) páginas já pronta, seria interessante identificar os aspectos mais importantes do tema em questão, por exemplo 3 pontos fundamentais, analisar e reescrever o que já existe, e procurar condensar.
   Fica difícil sugerir “faça isto ou aquilo”; porém, o cuidado que se deve ter é selecionar os conceitos sobre os assuntos mais relevantes nesse texto que vai servir de base para o seu artigo científico, lembrando que, ao se preocupar em condensar seu original, por vezes, determinado assunto deverá ser traduzido em uma frase ou parágrafo.
   Espero ter contribuído para esclarecer à sua preocupação, porém, caso queira(m), peço que escreva(m) diretamente para o meu email.
   Bons estudos.
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012

Referências
DEL-BUONO, Regina C. Como escrever um artigo científico a partir de uma monografia aprovada? Artigo publicado em 23 abr 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/04/como-escrever-um-artigo-cientifico.html];
DEL-BUONO, Regina C. Dúvidas para converter uma monografia em um artigo científico. Artigo publicado em 02 abr 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/04/duvidas-para-converter-uma-monografia.html];
DEL-BUONO, Regina C. Fazer uma monografia a partir de um artigo científico? Artigo publicado em 15 jan 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/01/fazer-uma-monografia-partir-de-um.html];
DEL-BUONO, Regina C. Como transformar e publicar um artigo científico a partir de uma monografia? Artigo publicado em 26 mar 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/03/como-transformar-e-publicar-um-artigo.html]. 

0 comentários:

Postar um comentário