domingo, 28 de setembro de 2014

Como fazer uma Revisão de Literatura?

Bom dia!
 Para elaborar uma revisão de literatura, o aluno/pesquisador deve ter clara a tarefa de pesquisar obras de autores especializados no tema sobre o qual pretende escrever, selecionar vários deles, e colocar-se a ler e interpretar cada um dos assuntos que são do interesse de seu tema. Explicando de outra forma, fazer uma revisão de Literatura implica em definir o tema e o problema a investigar, e da realização do levantamento bibliográfico e do fichamento de autores.
Estes assuntos já foram abordados aqui em diferentes datas, em diferentes artigos, são eles: 

1. o primeiro artigo sobre as Referências eu escrevi em 19 de agosto de 2012, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/08/bibliografia-ou-referencias-importancia.html]; 

2. um segundo artigo, que versou sobre a Importância da Bibliografia foi publicado aqui em 07 de julho de 2013, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/07/importancia-da-bibliografia-para-o.html]; 

3. por sua vez, a respeito do Fichamento de Autores, eu publiquei um artigo em 14 de abril de 2013, cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2013/04/como-fazer-o-fichamento-de-autores-14.html].
 Sua busca pelas obras deverá basear-se nas palavras-chave (ou descritores) utilizadas para localizar materiais que realmente estejam relacionados com o tema e o problema que serão abordados em seu texto.

 Faça anotações sobre cada obra analisada, e reflita sobre cada uma delas, para poder escolher quais assuntos/obras você realmente irá utilizar.
 Implica em ser dedicado(a) à seleção de obras, à identificação dos autores mais importantes de sua área; implica ainda em você reservar tempo para ler e compreender sobre o que eles falam, e ao fazer as anotações sobre cada obra, que você seja reflexivo sobre essas teorias, pois saiba que você já estará elaborando seu texto.
 Mas, você pode estar se perguntando, afinal, como se faz uma revisão de literatura?
 Vamos às palavras de Bento (2012, p.2-3):

identificar as palavras-chave ou descritores (...); rever fontes secundárias (...); recolher fontes primárias (...); ler criticamente e resumir a literatura (...) Uma vez recolhida a literatura é necessário lê-la criticamente. Isto envolve questionar, especular, avaliar, repensar, e sintetizar o que lê.



E lembre-se: você não é obrigado(a) a utilizar e/ou relacionar todas as obras selecionadas, mas apenas as que você realmente utilizar.
 Tenha claro para você que desenvolver um trabalho acadêmico-científico não começa no momento em que você se senta para escrever.
 Não. Esta atividade começa muito antes, quando você define o tema e o problema a investigar, define o tipo de pesquisa a elaborar, se é bibliográfica ou pesquisa de campo, e parte para o levantamento da bibliografia necessária. 
 Um abraço! 
Regina Del Buono
REFERÊNCIAS:
Bento, A. (2012, Maio). Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), nº 65, ano VII (pp. 42-44).

2 comentários: