domingo, 15 de outubro de 2017

Diferenças na elaboração das Referências nos padrões ABNT (NBR 6023/2002) versus VANCOUVER

   Bom dia! Existem detalhes específicos quando se trata da elaboração da lista de Referências, ao seguirem o padrão exigido pela ABNT ou o padrão das normas VANCOUVER. Além de diferenças específicas em cada fonte, cabe destacar também que, de uma universidade/curso para outra, e ainda, de um periódico eletrônico para outro, surgem também detalhes específicos, que precisam ser considerados caso a caso....
   Acredito que a melhor forma para explicar quais são tais diferenças consiste em fornecer alguns exemplos, que apresentarei neste post  de hoje.
    De início, destaca-se que ao seguirmos o padrão das normas ABNT – NBR 6023 (2002, p.3), deve-se grafar como se apresenta o primeiro exemplo. Se observado o Exemplo 1.
Exemplo 1 – padrão ABNT
ARAÚJO, N. R.; ARAÚJO, R. A.; OLIVEIRA, R.C.; BEZERRA, S.M.M.S. Complicações pós-operatórias em pacientes submetidos a cirurgia de revascularização miocárdica. Rev Enferm UFPE on line, Recife, vol.07, n.5, p.1301-10, mai./2013. Disponível em: [http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/4103/pdf_2483]; acesso em 01 mar 2017.
   Destaca-se que:
1. Sobrenomes escritos por extenso (e pré-nomes) abreviados;
2. O título da obra (no caso um artigo científico) deve ser grafado em negrito;
3. Os dados referentes à publicação do referido artigo devem conter: o título do periódico (por extenso ou abreviado), e ainda, detalhar cada subitem dentro deste, como a numeração do volume, número da edição, numeração de página, mês e ano de publicação;
4. Sempre que possível, deve-se ainda informar o link onde a obra/artigo foi localizada, e a data de consulta.
5. Especial atenção deve ser dada à base de dados onde cada fonte foi obtida.

   Contudo, quando se trata de textos acadêmico-científicos, as apostilas de Metodologia Científica das diferentes universidades, as quais são sempre baseadas nas normas da ABNT, indicam que sobrenomes e pré-nomes sejam escritos por extenso, como apresenta-se aqui, no Exemplo 2.
Exemplo 2 – padrão ABNT

ARAÚJO, Nyagra Ribeiro de; ARAÚJO, Raul Amaral de; OLIVEIRA, Regina Célia de; BEZERRA, Simone Maria Muniz da Silva. Complicações pós-operatórias em pacientes submetidos a cirurgia de revascularização miocárdica.
Rev Enferm UFPE on line., Recife, vol.07, n.5, p.1301-10, mai./2013. Disponível em:[http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/4103/pdf_2483]; acesso em 01 mar 2017.
   Por sua vez, vejamos a mesma fonte seguindo o padrão exigido segundo as normas VANCOUVER, como demonstrado o Exemplo 3.
   Consideremos alguns aspectos que merecem ser destacados:
1. Sobrenomes somente com a inicial em Caixa Alta, seguido apenas das iniciais dos pré-nomes de seu(s) autor(es);
2. Para o caso de mais de um autor, os sobrenomes dos autores costumam ser separados apenas por uma vírgula, de um para outro;
3. O título da obra (no caso um artigo científico) deve ser grafado sem qualquer destaque (nem itálico ou negrito);
4. Os dados referentes à publicação do referido artigo devem conter: o título do periódico (normalmente abreviado); deve-se indicar também o volume, número da edição, numeração de página, mês e ano de publicação, todos de forma abreviada;
5. Sempre que houver, deve-se ainda informar o link onde a obra/artigo foi localizada, e a data de consulta.
6. Especial atenção deve ser dada à base de dados onde cada fonte foi obtida.
Exemplo 3:

Araújo NR, Araújo RA, Oliveira RC, Bezerra SMMS. Complicações pós-operatórias em pacientes submetidos a cirurgia de revascularização miocárdica. Rev Enferm UFPE, Recife, 07(5):1301-10, mai./2013. Disponível em:[http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/4103/pdf_2483]; acesso em 01 mar 2017.
No caso do padrão VANCOUVER, entre as variações que são comuns, de uma publicação/universidade, estão:
7. Uso (ou não) de ponto e vírgula quando indicado(s) o(s) autor(es);
8. Uso do itálico (ou negrito) quando indicado o periódico onde a obra foi publicada;
9. Mencionar apenas o 1º. autor da obra, utilizando-se da expressão “et al.”, que indica “e outros”.

Nestes casos, vejamos o próximo exemplo, baseado no exemplo 4.
Exemplo 4:Araújo, NR; Araújo, RA; Oliveira, RC; Bezerra, SMMS. Complicações pós-operatórias em pacientes submetidos a cirurgia de revascularização miocárdica. Rev Enferm UFPE, Recife, 07(5):1301-10, mai./2013. Disponível em: [http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/4103/pdf_2483]; acesso em 01 mar 2017.
   Por fim, é importante ter em mente que seguir o padrão VANCOUVER implica ainda em mencionar cada fonte, dentro do texto, na ordem em que cada obra/autor for utilizada, empregando uma sequência numérica, isto é, indicar cada fonte empregando uma sequência numérica, e ao final, apresentar a lista das referências de acordo com essa ordem, desprezando-se a ordem alfabética, comum à norma da ABNT.
   Bons estudos!
Regina Del Buono
Skype: abntouvancouver2012
Referências
ABNT - Associação brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023 - Informação e documentação - Referências - Elaboração. 2002. 

0 comentários:

Postar um comentário