domingo, 29 de outubro de 2017

Como elaborar paráfrases? NBR 10520/2002

   Bom dia! Elaborar paráfrases nem sempre é uma tarefa fácil, porque isto depende de vários aspectos, como, por exemplo, o tema ser mais fácil ou complexo, do volume de textos que se leu a respeito de uma determinada teoria, e até da capacidade de interpretação do próprio redator. Em O3 de março de 2013, publiquei um artigo versando sobre “O que é Parafrasear? A citação indireta, segundo Umberto Eco”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/03/o-que-e-parafrasear.html]. Ao final deste post, constam meus outros artigos sobre paráfrases, eu acredito que vale a pena conferir. Hoje, voltamos a este assunto, para responder à pergunta feita pela Giselia Alcântara, vejamos:...
“Citação indireta abre espaço para más interpretações? Porque? Em O que é parafrasear? A citação indireta segundo Umberto Eco. Giselia Alcantara – em 26/10/17”
   Acredito ser possível que ocorram más interpretações em paráfrases, uma vez que tudo que ouvimos, lemos e escrevemos sempre pode ser alvo de interpretações equivocadas, esta é uma situação que não se limita ao texto acadêmico-científico, porém, eu ainda não me deparei com queixas de alunos sobre um problema como este.
   Embora não tenha ficado claro para mim em qual contexto isto teria ocorrido, isto é, por parte de leitores técnicos (professores) ou leigos acerca do tema desenvolvido, eu imagino que seja possível sim que ocorram más interpretações em paráfrases.
   Para evitarmos situações como esta, é fundamental desenvolvermos uma comunicação clara e objetiva, apesar do estilo de fala e de escrita de cada pessoa, já que as interpretações enganosas acontecem a todo momento, e até bem mais do que imaginamos, isto é, que as pessoas leiam algo que tentamos explicar e que fiquem em dúvida sobre aquilo que nós realmente quisemos dizer.
   No caso da Escrita Científica, eu penso tratar-se de um problema que possa ser evitado, a partir dos cuidados inerentes aos textos acadêmicos de cunho cientifico.
   São textos que requerem a realização de um levantamento bibliográfico consistente, que permita uma fundamentação teórica que traga coesão e coerência entre os assuntos desenvolvidos.
   Dito de outra forma, implica no fato do aluno/pesquisador não ficar limitado a alguns poucos autores e/ou a diferentes versões de uma mesma obra/autor.
   É preciso que o acadêmico pesquise diferentes obras e autores, que identifique os especialistas no tema/assunto de sua monografia (artigo, tese); que leia, analise e interprete a cada um deles atentamente, e que faça anotações para poder escrever sobre tais conteúdos.
   Adotando tais práticas, certamente poderá elaborar um texto próprio que explique, em suas palavras (paráfrases), tudo o que pesquisou, analisou e compreendeu, permitindo que seus leitores, leigos ou especializados, leiam e compreendam claramente tudo que explicitou.
 Espero ter respondido à sua dúvida, porém, caso necessário, peço que escreva diretamente para o meu email.
   Bons estudos!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012

Artigos anteriores
DEL-BUONO, Regina C. “O que é Parafrasear? A citação indireta, segundo Umberto Eco e a NBR 10520/2002”; disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/05/o-que-e-parafrasear-citacao-indireta.html]; publicado em 21 mai 2017.
__________, “Referir ou citar um autor?... NBR 6023/2002 e NBR 10520/2002. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/05/referir-ou-citar-um-autor-nbr-60232002.html]; publicado em 29 mai 2016.
__________, As citações indiretas (paráfrases) e a dissertação de mestrado. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/02/as-citacoes-indiretas-parafrases-e.html]; publicado em 08 fev 2015.

0 comentários:

Postar um comentário