domingo, 29 de setembro de 2019

Como elaborar as Referências no padrão VANCOUVER?



   Olá! É comum surgirem algumas dúvidas sobre o padrão a seguir, quando se trata da  elaboração das Referências no padrão da metodologia VANCOUVER. A respeito deste assunto, publiquei, em oportunidades anteriores, alguns artigos para demonstrar os modelos e indicar fontes, que constam ao final deste post. 

   Hoje voltamos a discorrer sobre as Referências segundo as Normas VANCOUVER, para responder à questão enviada para mim, por email, pela Vaneuza N S Andrade, em agosto passado. Vamos lá...
Minha prima está me pedindo ajuda em um artigo o qual ela fez totalmente em referência ABNT mas a revista aceita Vancouver.
No que diz respeito ao texto em si eu já coloquei tudo no estilo Vancouver.
Entretanto nas referências estou com dificuldades de colocar nesse formato porque recebi tudo conforme ABNT e ela não salvou os links originais de onde pegou os artigos.  
Exemplo: 
Como é que vou passar isso:
1. Dal Moro RG et al. Uso de carga imediata em pacientes idosos – apresentação de caso clínico em mandíbula. Fac. Odontol. Porto Alegre. 2003.

Para Vancouver? 

   Em princípio, Vaneuza, a obra mencionada em seu exemplo já foi elaborada segundo o padrão VANCOUVER. 

    Entretanto, sugiro que acesse o site da revista na qual pretendem publicar seu artigo, e que analisem atentamente como as fontes listadas como Referências foram grafadas, uma vez que existem pequenas variações, de um periódico para outro, assim como também costuma acontecer em textos acadêmicos-científicos. 

   Dito de outra forma, podem ser exigidos detalhes como itálico ou negrito no título da obra, ou do periódico, ou ainda, que todas as informações sejam grafadas sem qualquer detalhe ou destaque. 

  As regras gerais, sugestões e exemplos sobre a forma de elaborar as referências no padrão VANCOUVER, e suas diferenças com o padrão ABNT, podem ser melhor visualizados em meus artigos anteriores, cujas datas e títulos constam ao final deste post. Vale a pena conferir. 

   Ensejando ter atendido e esclarecido às dúvidas expostas, vamos em frente, estudando, pesquisando e buscando fornecer explicações claras e verídicas, sempre. 

   Bons estudos! 

Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012
REFERÊNCIAS

DEL-BUONO, Regina C. Como referir obras e autores no padrão das Normas VANCOUVER? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/08/como-referir-obras-e-autores-no-padrao.html]; publicado em 19 ago 2018. 

__________, Diferenças na elaboração das Referências nos padrões ABNT (NBR 6023/2002) versus VANCOUVER. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/10/diferencas-na-elaboracao-das.html]; publicado em 15 out 2017. 

__________, Como referir os autores ao longo do texto segundo a metodologia VANCOUVER. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/11/como-referir-os-autores-ao-longo-do.html]; publicado em 08 nov 2015. 

__________, Diferenças e Semelhanças entre as Normas APA e as Normas VANCOUVER. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/02/diferencas-e-semelhancas-entre-as.html]; publicado em 22 fev 2015. 

__________, Quais as diferenças dos textos que seguem ABNT ou VANCOUVER? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/09/quais-as-diferencas-dos-textos-que.html]; publicado em 14 set 2014. 

__________, As diferenças na forma de elaborar as Referências pela ABNT ou por VANCOUVER... NBR 6028/2003. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/08/as-diferencas-na-forma-de-elaborar-as.html]; publicado em 24 ago 2014. 

__________, Referências seguindo VANCOUVER ou ABNT: Artigo Científico x Tese de Mestrado. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/11/referencias-seguindo-vancouver-ou-abnt.html]; publicado em 03 nov 2013. 

0 comentários:

Postar um comentário