domingo, 19 de agosto de 2018

Como referir obras e autores no padrão das Normas VANCOUVER?

   Bom dia! Entre as diferenças existentes nas normas propostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das normas VANCOUVER, está a forma de mencionar obras e autores dentro do texto científico. No que se refere às regras da Metodologia VANCOUVER, vários foram os artigos já publicados, contendo dicas e fontes a consultar, cuja lista consta ao final deste post, vale a pena conferir. Voltamos hoje a este assunto, em atenção à dúvida do Higor Tomazotti, recebida por email: ...
Olá professora Regina, tudo bem? Eu vi seu material de normas Vancouver e me ajudou muito mas muito mesmo, e venho agradecer por ter disponibilizado esta matéria. Surgiu uma dúvida de acordo com a citação numérica. Em todo parágrafo deve ter o numero entre parentes referindo a qual referência é ? Por ex.: Parágrafo 1 (1)
Parágrafo 2 (1)
   Na verdade, não é preciso mencionar uma referência numérica a cada parágrafo, mas toda vez que um novo autor/obra for utilizado ao longo da escrita de um texto, ou quando determinada fonte já tiver sido utilizada e que esteja sendo novamente nos trechos sequenciais.
   Dito de outra forma, o critério é idêntico ao utilizado quando seguidas as normas da ABNT.
   A partir de um excerto de texto a explicação acima poderá ficar mais objetiva. Tomemos o texto publicado nos meios eletrônicos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), sobre o Consumo de Álcool.
   Se analisados os quatro parágrafos iniciais dessa publicação, temos:
O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e incentivado pela sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a mortalidade e limitação da condição funcional associada ao consumo de bebidas alcoólicas superam aquelas associadas ao tabagismo(1). Calcula-se que, mundialmente, o álcool esteja relacionado a 3,2% de todas as mortes e 4,0% das Disabilities Adjusted Life Year (DALY), e que nos países em desenvolvimento e com baixa mortalidade, dos quais o Brasil faz parte, o álcool é o fator de risco que mais contribui para a carga de doenças, sendo responsável por 6,2% das DALY(2). Tendo em vista as conseqüências e os gastos públicos e privados decorrentes do uso/abuso ou dependência de álcool, com impacto em condições de saúde, de trabalho e na família, o estudo deste comportamento na população torna-se de extrema importância para a sociedade.
O consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo, pode provocar disfunções como violência, suicídio e acidentes de trânsito, causar dependência química e outros problemas de saúde como cirrose, pancreatite, demência, polineuropatia, miocardite, desnutrição, hipertensão arterial, infarto e certos tipos de cânceres(3 ,4 5, 6).
Nas últimas décadas, o consumo de álcool vem aumentando no mundo todo, sendo que a maior parte deste aumento vem acontecendo em países em desenvolvimento(2). A literatura mostra, de forma consistente, que existem diferenças no consumo de álcool por sexo, sendo o uso abusivo mais freqüente entre homens(7,8). De acordo com estudos populacionais brasileiros, o alcoolismo está negativamente associado com situação socioeconômica, educação, ocupação e renda(9). Alguns estudos indicam que o consumo moderado de álcool pode diminuir o risco de morte por doenças coronarianas(10), estando, entretanto, acima desse nível, associado a inúmeras conseqüências sociais e para a saúde, que podem superar aquele benefício(4). A OMS(6) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos(3) definem como consumo moderado de álcool a ingestão de uma dose/dia para as mulheres e duas doses/dia para os homens. A ingestão de doses diárias acima deste padrão é considerada prejudicial e representa algum risco para a saúde dos indivíduos.
   Deve-se observar que do primeiro para o terceiro parágrafo, o INCA mencionou diversas fontes, de forma sequencial, isto é, referiu as fontes de 1 a 7.
   Entretanto, no quarto parágrafo, algumas obras/autores já mencionadas anteriormente foram referidas novamente. Quando isto acontece, cada fonte já mencionada deve ser referida sempre com a mesma numeração, conforme a entrada de cada obra tiver sido dada na lista das Referências.
   É importante salientar que somente ao mudar de fonte é que se deve mencionar outra, como acontece em algumas frases dos parágrafos acima apresentados, a destacar:
Exemplo 1:
O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e incentivado pela sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a mortalidade e limitação da condição funcional associada ao consumo de bebidas alcoólicas superam aquelas associadas ao tabagismo (1).
As duas frases do parágrafo acima foram desenvolvidas com base na fonte (1).
Exemplo 2:
Calcula-se que, mundialmente, o álcool esteja relacionado a 3,2% de todas as mortes e 4,0% das Disabilities Adjusted Life Year (DALY), e que nos países em desenvolvimento e com baixa mortalidade, dos quais o Brasil faz parte, o álcool é o fator de risco que mais contribui para a carga de doenças, sendo responsável por 6,2% das DALY (2). Tendo em vista as conseqüências e os gastos públicos e privados decorrentes do uso/abuso ou dependência de álcool, com impacto em condições de saúde, de trabalho e na família, o estudo deste comportamento na população torna-se de extrema importância para a sociedade.
   Observa-se que tanto para o Exemplo 1 quanto para o Exemplo 2, cabe a mesma explicação: ambas as frases que compõem o parágrafo acima foram desenvolvidas com base na fonte 2.
   O que se pretende demonstrar com este excerto de texto é que não é necessário mencionar uma fonte para cada parágrafo, mas somente quando uma nova fonte for utilizada para a escrita dos trechos sequenciais.
   Espero ter esclarecido à dúvida recebida, mas permaneço à disposição.
   Bons estudos.
Regina Del Buono
Email: abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012

Referências
DEL –BUONO, Regina C. Diferenças na elaboração das Referências nos padrões ABNT (NBR 6023/2002) versus VANCOUVER. Publicado em 15 out 2017.
__________, Como converter um texto das Normas ABNT para as Normas VANCOUVER? Publicado em 12 mar 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/03/como-converter-um-texto-com-normas-abnt.html].
__________, Quais as diferenças dos textos que seguem ABNT ou VANCOUVER? Publicado em 14 set 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/09/quais-as-diferencas-dos-textos-que.html].
__________, As diferenças na forma de elaborar as Referências pela ABNT ou por VANCOUVER... NBR 6028/2003. Publicado em 24 ago 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/08/as-diferencas-na-forma-de-elaborar-as.html].
__________, As Normas VANCOUVER e a citações diretas. Publicado em 27 jul 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/07/as-normas-vancouver-e-citacoes-diretas.html].
__________, Como fazer o fichamento de autores em Artigos seguindo Vancouver? Minayo. Publicado em 13 abr 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/04/como-fazer-o-fichamento-de-autores-em.html].
__________, Referências seguindo VANCOUVER ou ABNT: Artigo Científico x Tese de Mestrado. Publicado em 03 nov 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/11/referencias-seguindo-vancouver-ou-abnt.html].
__________, Gráficos e tabelas em Artigos Científicos segundo VANCOUVER - Revista ACTA. Publicado em 13 out 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/10/graficos-e-tabelas-em-artigos.html].
__________, Artigos Científicos segundo VANCOUVER e o Currículo Lattes. Publicado em 06 out 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/10/artigos-cientificos-segundo-vancouver-e.html].
__________, Como transformar um Artigo que seguiu a ABNT em VANCOUVER? Publicado em 21 jul 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/07/como-transformar-um-artigo-que-seguiu.html].
__________, Como fazer o Resumo da Monografia seja ABNT ou VANCOUVER. Publicado em 19 mai 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/05/como-fazer-o-resumo-da-monografia-seja.html].
__________, Normas Vancouver 2013. Publicado em 28 abr 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/04/monografias-segundo-vancouver.html].
__________, Os Artigos Científicos segundo VANCOUVER. Publicado em 31 mar 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/03/artigos-cientificos-e-metodologia.html].
__________, Como Formatar Monografias segundo VANCOUVER. Publicado em 22 set 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/09/como-formatar-monografias-segundo.html].
__________, Metodologia VANCOUVER: Normas para Monografias e Artigos Científicos. Publicado em 28 jul 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/07/metodologia-vancouvernormas-para.html].
__________, ABNT ou VANCOUVER: quais as diferenças? Publicado em 27 jul 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/07/abnt-ou-vancouver-quais-as-diferencas.html].
INCA - Instituto Nacional de Câncer. O Consumo de álcool. Inquérito Domiciliar sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Doenças e Agravos não Transmissíveis. Brasil, 15 capitais e Distrito Federal 2002–2003.

0 comentários:

Postar um comentário