domingo, 22 de janeiro de 2017

Como elaborar um relatório com as entrevistas de uma Pesquisa de Campo (Quantitativa)?

   Bom dia! Elaborar um relatório de uma Pesquisa de Campo (quantitativa) pode ter duas interpretações. A primeira, e principal, consiste em elaborar a redação da monografia, propriamente dita. A segunda, seria converter as perguntas e respostas contidas na pesquisa realizada em um texto próprio, elaborado pelo aluno pesquisador, em uma linguagem formal. Entre 2014 e 2016, publiquei aqui diferentes artigos sobre a elaboração de uma Pesquisa de Campo, artigos esses que, ou indicam autores especializados neste assunto, ou apresentam dicas sobre a elaboração desse tipo de pesquisa, e a forma como inseri-la no texto acadêmico, cujos links constam ao final deste post. O artigo de hoje é dedicado às dúvidas recebidas no último dia 29 de dezembro de 2016. ...
   A pergunta recebida foi:

Bom dia, eu estou fazendo meu tcc bastante atrasado e o meu orientador me pediu para fazer um relatório com todas as entrevistas, como faço? em Como inserir os dados da entrevista no texto da Monografia?

   A primeira interpretação sugerida sobre “fazer um relatório com todas as entrevistas”, é, seguramente, redigir a monografia, já que a transcrição das entrevistas realizadas para a composição de uma monografia para a qual foi desenvolvida uma Pesquisa de Campo (ou Pesquisa Quantitativa) é um aspecto bastante importante para o aluno/pesquisador. 
   Ao longo de meus artigos sobre este assunto, eu procurei detalhar tal importância, assim como um roteiro para elaboração de uma monografia. Na mesma linha de um passo a passo, pode-se consultar o manual elaborado pela Universidade de Coimbra (2010), cujo link consta ao final deste post, que sugere o mesmo passo a passo para a escrita de um relatório de pesquisa, de uma forma divertida, dando uma visão rápida e prática sobre como fazer seu relatório.
   Outra explicação bem simples está contida no roteiro elaborado por Valsechi (2001), da Universidade de São Carlos, vale a pena consultar.
   A segunda interpretação sugerida aqui sobre como elaborar um relatório contendo as entrevistas realizadas em uma Pesquisa de Campo consiste em converter suas perguntas e respostas em um texto próprio, em uma linguagem formal. Seria um relatório diferente, porque seria o oposto da transcrição das mesmas, já que numa transcrição, deve-se apresentar a resposta literal de cada pergunta feita a cada um dos participantes dessa pesquisa.
  Sugiro que este tipo de relatório seja iniciado com uma breve apresentação, isto é, um ou dois parágrafos breves; neles, o aluno/pesquisador deve mencionar o tema, problema e objetivos sobre o qual desenvolveu seu estudo, e ainda, a forma como definiu elaborar a Pesquisa de Campo, identificando seus participantes e o local onde ela ocorreu.
  No que se refere ao conteúdo de seu relatório, destaco que, enquanto a transcrição exige que todo o seu conteúdo seja apresentado literalmente, sem qualquer tipo de correção, o relatório desenvolvido pelo acadêmico deve ser escrito em uma linguagem formal, a partir da interpretação das respostas e características sociais, emocionais e psicológicas dos entrevistados.
  Contudo, toda a intencionalidade e a subjetividade expressadas nas respostas obtidas de cada respondente devem fazer parte do relatório em desenvolvimento.
  A questão do sigilo também é um aspecto importante a ser considerado e mantido. Tal qual as transcrições de entrevistas das Pesquisas de Campo, deve-se apresentar cada participante, o que pode ser feito através de letras (Respondente A, B, etc), através de números (Voluntário 1, 2, etc), ou ainda, a partir das iniciais de seu nome (L.B.S.) e ainda, alguns aspectos que melhor o identifiquem (por exemplo, L.B.S., 59 anos, sexo masculino).
  Espero ter colaborado para dirimir as dúvidas existentes, mas caso existam outras, peço que escreva(m) diretamente para o meu email.
  Um abraço!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Referências:

FINATTO, Maria José B. Como elaborar um relatório de pesquisa. Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Seminários Temáticos PROPESQ - 2012. Disponível em: [http://www.ufrgs.br/propesq1/seminarios/documentos/Seminario12012.pdf]; acesso em 23 abr 2016.
UC – Universidade de Coimbra. Como elaborar um Relatório Científico. 2010. Disponível em: [http://www.mat.uc.pt/~mat0228/biblioteca/ComoElaborarUmRelatorio.pdf]; acesso em 23 abr 2016.

VALSECHI, Octávio Antonio. Roteiro para elaboração de Relatório de Pesquisa. Cento de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Araras (SP), 2001.  Disponível em: 



Artigos já publicados aqui sobre Pesquisa de Campo: 


O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a Pesquisa de Campo. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/o-termo-de-consentimento-livre-e.html]; publicado em 02 de novembro de 2014; 
Os anexos da Pesquisa de Campo: o Roteiro de Perguntas. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/os-anexos-da-pesquisa-de-campo-o.html]; publicado em 09 de novembro de 2014; 
A Pesquisa de Campo enquanto Procedimento de Pesquisa. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/07/a-pesquisa-de-campo-enquanto.html]; publicado em 26 de julho de 2015; 
As Principais Técnicas ou Procedimentos em Pesquisa Científica. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/10/as-principais-tecnicas-ou-procedimentos.html]; publicado em 25 de outubro de 2015; 
A Pesquisa de Campo e a inclusão da entrevista em uma Monografia. Disponível em: 
Como classificar ou qualificar os participantes de uma pesquisa de campo? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-classificar-ou-qualificar-os.html]; publicado em 05 de junho de 2016; 
Como analisar e associar as respostas de uma pesquisa de campo à teoria? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-analisar-e-associar-as-respostas.html]; publicado em 26 de junho de 2016; 
Pesquisa de Campo: Como inserir em sua monografia os dados tabulados por outro autor? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/08/pesquisa-de-campo-como-inserir-em-sua.html]; publicado em 21 de agosto de 2016.

Um comentário: