domingo, 4 de março de 2018

Como elaborar um texto de acordo com a redação científica - NBR 10520/2002

   Bom dia! A redação científica consiste na escrita de textos que apresentem conceitos e teorias que conversem entre si. Além disso, é preciso que os especialistas consultados sejam mencionados. Sempre. Toda vez que você apresenta um conceito, uma ideia ou explicação sobre algo, deve, obrigatoriamente, informar seu leitor "quem disse aquilo". Em 05 de março de 2017 publiquei um artigo intitulado "A redação científica", cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/03/a-redacao-cientifica.html], assunto ao qual voltamos hoje. ...
   De modo bem simplista, a explicação acima é, em si, a melhor forma de produzir um texto científico. Porém, é preciso compreensão, pesquisa, leitura e escrita.
   Ao definir um tema sobre o qual escrever, deve-se levantar materiais e obras escritas por especialistas, contando ainda com diferentes textos produzidos por outros acadêmicos e/ou pesquisadores, ler tudo com afinco (analisar os materiais) e fazer anotações (fichamento de autores), para poder produzir um texto próprio.
   Sua produção precisa apresentar uma argumentação consistente, com base nos conceitos e teóricos identificados no tema em questão. Equivale a dizer que essa “argumentação” deverá acontecer ao longo de seu texto de modo “natural”, isto é, na medida em que os conceitos elaborados pelos diferentes autores “conversem entre si”, conceitos que podem “concordar ou se contrapor” uns aos outros. Esta é a riqueza do texto científico, que costuma ser denominada, dentro da academia, como o “diálogo de autores”.
   Dito dessa forma até parece uma tarefa fácil, porém, é óbvio que existe certa complexidade para que sua produção seja considerada científica. Então, você pode se perguntar: como fazer isso?
   Minha dica é que existem alguns passos, um tipo de “roteiro” que é preciso seguir para que tudo dê certo.
   A primeira coisa é ter ideia do todo: o que precisa ser feito e por onde começar para poder realizar em partes.
  A segunda é organização, na identificação do tema, na pesquisa de materiais, que devem ser colecionados em sua máquina, e definição de dias (e horários) para dedicar à tarefa de produzir seu texto. Sim, vai tomar bastante tempo.
   A terceira é selecionar as obras que estão relacionadas ao seu tema e descartar o que não está. Ler tudo e fazer anotações, e aí, “mãos à obra”!
   É importante localizar a apostila de Metodologia Científica de sua universidade, ou as regras do periódico no qual você pretende publicar seu texto científico e cumpri-las à risca.
   Quanto ao uso de termos e expressões técnicas e/ou mais formais, não tem jeito, é leitura e treino com a escrita, que só atingimos com persistência e com a prática, ou seja, com o tempo.
   Um abraço!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012
Artigos anteriores

DEL-BUONO, Regina C. “Os textos científicos e a questão do plágio - Lei n. 9.610/1998 - Direitos Autorais”. Artigo publicado em 16 jul 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/07/os-textos-cientificos-e-questao-do.html].
__________, “A Redação Científica e a Lei n. 9.610/1998 - Direitos Autorais”. Artigo publicado em 09 jul 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/07/a-redacao-cientifica-e-lei-n-96101998.html].
__________, "Dúvidas sobre como elaborar a introdução de uma monografia". Artigo publicado em 26 fev 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/02/duvidas-sobre-como-elaborar-introducao.html];
DEL-BUONO, Regina C. "Como fazer a introdução de textos acadêmico-científicos como a monografia?" Artigo publicado em 03 jan 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/01/como-fazer-introducao-de-textos.html];
DEL-BUONO, Regina C. "Como redigir a introdução de uma monografia?" Artigo publicado em 29 nov 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/11/como-redigir-introducao-de-uma.html];
DEL-BUONO, Regina C. "Como elaborar a introdução do TCC". Artigo publicado em 11 jan 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/01/como-elaborar-introducao-do-tcc.html];
DEL-BUONO, Regina C. "A conclusão da monografia e a NBR 14724/2011 da ABNT". Artigo publicado em 23 nov 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/a-conclusao-da-monografia-e-nbr.html].
DEL-BUONO, Regina C. "Como fazer a conclusão de uma monografia?" Artigo publicado em 02 fev 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/02/como-fazer-conclusao-de-uma-monografia.html];
DEL-BUONO, Regina C. "Como fazer a introdução do TCC ou da monografia?" Artigo publicado em 19 jan 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/01/como-fazer-introducao-da-monografia.html];
DEL-BUONO, Regina C. “Como fazer o Levantamento de Autores para a Bibliografia de sua Monografia?” Artigo publicado em 19 ago 2012. Disponível em:
[http://www.abntouvancouver.com.br/2012/08/bibliografia-ou-referencias-importancia.html].
DEL-BUONO, Regina C. “Pré-texto, Texto e Pós-texto: ABNT para Monografias e TCCs”. Artigo publicado em 13 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/pre-texto-texto-e-pos-texto-abnt.html].
DEL-BUONO, Regina C. "As NBRs e as Monografias segundo a ABNT”. Artigo publicado em 12 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/nbrs-e-as-monografias-pela-abnt.html].
DEL-BUONO, Regina C. “Como evitar o Plágio em sua Monografia”. Artigo publicado em 09 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/como-evitar-o-plagio-em-sua-monografia.html].
DEL-BUONO, Regina C. “A Estrutura de sua Monografia: ABNT ou Vancouver”. Artigo publicado em 07 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/estrutura-de-sua-monografia-tcc-abnt-ou.html].

0 comentários:

Postar um comentário