domingo, 11 de março de 2018

A Pesquisa de Campo e os Tipos de entrevista: estruturada, semiestruturada e não estruturada

   Boa tarde! Ao elaborar uma pesquisa de campo, deve-se definir a forma de coletar os dados necessários, o que implica na realização de entrevistas junto à população-alvo, isto é, quem são as pessoas que vivenciam uma determinada situação, e que concordem em colaborar com uma pesquisa acadêmica. Existem três tipos de entrevistas que podem ser realizadas, são elas: entrevista estruturada, semiestruturada e não estruturada (ou aberta). Por sua vez, os dados tabulados deverão ser incluídos no texto acadêmico em desenvolvimento, para serem associados às teorias apresentadas na fundamentação teórica desse estudo. Hoje vou responder às dúvidas recebidas por email, referentes ao tipo de entrevista e à forma de incluir os dados obtidos dentro de uma monografia. Vamos a elas:...
Boa noite! Gostaria que me respondesse uma dúvida. A entrevista completa feita com cada voluntário da pesquisa,ou seja, cada pergunta e sua resposta como você citou, seria entrevista estruturada, não estruturada ou semi estruturada? em Como inserir os dados da entrevista no texto da Monografia? 03-03-18

   Inicialmente é importante evidenciar que somente através de uma pesquisa de campo é que se pode captar a subjetividade dos indivíduos acerca de determinado fato/situação, ainda que ele mesmo não tenha a consciência sobre como as circunstâncias que o cercam o levam a ver, pensar/agir/reagir de uma maneira específica em seu dia a dia.
   Em segundo lugar, devo esclarecer que o tipo de entrevista e a forma e local da inserção das entrevistas dentro do texto acadêmico-científico são aspectos distintos no conjunto do texto em desenvolvimento.
   Vou separar as perguntas para serem respondidas em etapas.

   Quanto ao tipo de entrevista, tem-se: entrevista estruturada, semiestruturada ou não estruturada. 
1.1. Entrevista Estruturada (ou fechada)De acordo com Guerra (2006; NAHOUM, 1961; BODGAN, BIKLEN, 1999, apud DEL BUONO, 2014), trata-se de:1.1.1. É um tipo de entrevista para a qual o entrevistador deve seguir as perguntas elaboradas previamente, e nada mais. Além disso, tal roteiro de perguntas conta com respostas no formato de alternativas (a, b, c, d, e), perguntas elaboradas pelo aluno/pesquisador que não vão permitir ao respondente explicar as suas respostas;1.1.2. Este formato de entrevista permite ainda ao acadêmico fazer um número maior de perguntas, justamente por tratar-se de alternativas;1.1.3. Costuma ser utilizada para instituições de ensino e levantamentos clínicos.  
1.2. Entrevista Semiestruturada1.2.1. Neste tipo de roteiro, o pesquisador elabora perguntas que irão nortear as suas entrevistas, porém, ele poderá incluir/excluir perguntas ao longo do processo, permitindo ao(s) respondente(s) maior liberdade em suas respostas;1.2.2. Podem ser mescladas perguntas fechadas com as perguntas abertas1.2.3. Entre outras áreas, costuma ser utilizada na área de Recursos Humanos.  
1.3. Entrevista não estruturada (ou aberta)   Utilizada quando se deseja obter o maior número de informações a respeito de uma situação específica. As perguntas formuladas devem permitir ao entrevistado total liberdade nas respostas, enquanto o entrevistador precisa interferir o mínimo possível durante tal processo, limitando-se mais a ouvir do que falar (MINAYO, 1993).
   
   A inclusão de perguntas e respostas dentro do texto científico deve seguir o padrão exigido por sua universidade/orientador(a).
   Dito de outra forma, as entrevistas completas (perguntas e respostas) costumam ser incluídas em forma de anexo em uma monografia, enquanto os dados tabulados devem ser apresentados em item específico dentro de um capítulo, dados esses subdivididos conforme o tipo de perguntas e respostas obtidas, e associados às teorias apresentadas ao longo da fundamentação teórica de seu texto.
   É comum que monografias, artigos, etc.,  apresentem em sua composição um capítulo específico sobre Metodologia de Pesquisa quando o trabalho é idealizado para apresentar uma pesquisa de campo.
   Isto não é uma regra da ABNT ou de outra metodologia científica, porém, é necessário para que sejam explicados com detalhes elementos que permitiram a realização da pesquisa de campo, entre eles qual foi o local/instituição pesquisado, quem seriam os respondentes, o roteiro de perguntas e a associação dos dados obtidos às diferentes teorias analisadas. Não é regra, porém, existe esse padrão adotado pelas diferentes universidades, e desta forma, é preciso verificar junto a(o) seu(sua) orientador(a)/biblioteca qual seria o padrão ideal.
   Espero ter colaborado para dirimir às suas dúvidas, e desejo que realize(m) bons estudos.
Regina Del Buono
Skype: abntouvancouver2012

Referências
BODGAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Ed., 1999.
GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: sentidos e formas de uso. Portugal: Princípia, 2006.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento científico: pesquisa qualitativa em saúde. 2. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1993.
NAHOUM, C. La entrevista psicológica. Buenos Aires: Kapelusz, 1961.

Artigos anteriores
DEL-BUONO, Regina C. “A pesquisa de campo e a Análise de dados e Resultados”. Publicado em 11 fev 2018. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/02/a-pesquisa-de-campo-e-analise-de-dados.html].
__________, “A coleta de dados de uma Pesquisa de Campo e sua inserção no texto científico”. 19 nov 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/11/a-coleta-de-dados-de-uma-pesquisa-de.html].
__________, “A Pesquisa de Campo e a forma de incluir as entrevistas no texto da monografia?” 12 nov 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/11/a-pesquisa-de-campo-e-forma-para.html].
__________, “Como inserir os dados de entrevista semi-estruturada na monografia? Pesquisa de Campo”. 22 out 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/10/como-inserir-os-dados-de-entrevista.html].
__________, “Como inserir os dados da Entrevista na Monografia”. Publicado em 20 ago 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/08/como-inserir-os-dados-das-entrevistas.html].
__________, “Como elaborar um relatório com as entrevistas de uma Pesquisa de Campo (Qualitativa)?” 22 jan 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/01/como-elaborar-um-relatorio-com-as.html].
__________, “A Pesquisa de Campo e a Inclusão e a Exclusão de Amostras“. Publicado em 13 nov 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/11/a-pesquisa-de-campo-e-inclusao-e.html].
__________, “As entrevistas para uma Pesquisa de Campo e as Citações Diretas – NBR 10520/2002”. 30 out 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/10/as-entrevistas-para-uma-pesquisa-de.html].
__________, “A Pesquisa de Campo e o número de respondentes”. 23 out 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/10/a-pesquisa-de-campo-e-o-numero-de.html].
__________, “A Pesquisa de Campo e a Entrevista semiestruturada com apenas um respondente”. 28 ago 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/08/a-pesquisa-de-campo-e-entrevista-semi.html].
__________, “Como analisar e associar as respostas de uma pesquisa de campo à teoria?” Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-analisar-e-associar-as-respostas.html]; publicado em 26 de junho de 2016.
__________, “Como classificar ou qualificar os participantes de uma Pesquisa de Campo?” 05 jun 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-classificar-ou-qualificar-os.html];
__________, “A Pesquisa de Campo e a inclusão da entrevista em uma Monografia”. 01 mai 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/05/a-pesquisa-de-campo-e-inclusao-da_1.html].
__________, “As principais técnicas ou Procedimentos em Pesquisa Científica”. 25 out 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/10/as-principais-tecnicas-ou-procedimentos.html].
__________, “Como definir a população alvo de amostra para uma Pesquisa de Campo?” 23 ago 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/08/como-definir-populacao-alvo-de-amostra.html].
__________, “A Pesquisa de Campo enquanto procedimento de pesquisa”. 26 jul 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/07/a-pesquisa-de-campo-enquanto.html].
__________, “Os Anexos da Pesquisa de Campo: o Roteiro de Perguntas”. 09 nov 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/os-anexos-da-pesquisa-de-campo-o.html].
__________, “O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a Pesquisa de Campo”. 02 nov 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/o-termo-de-consentimento-livre-e.html].

0 comentários:

Postar um comentário