domingo, 20 de setembro de 2020

NBR 10520/2002 - Argumentação e fundamentação teórica no texto acadêmico-científico

   Bom dia! Todo texto científico deve ser baseado em uma argumentação consistente acerca de determinado assunto/tema. Assim, para conferir veracidade e boa fundamentação teórica, devem constar do texto científico ideias, dados, informações e fatos reais, assim como todas as fontes consultadas para a sua elaboração, de acordo com o que estabelece a NBR 10520/2002 - Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Vários são os artigos publicados aqui sobre a NBR 10520/2002, cuja lista consta ao final deste post, mas hoje voltamos a este assunto em atenção à dúvida recebida de Jolie S.P. :
Bom dia Regina. Amei seu blog e suas explicações. Gostaria de saber o que o professor quer que eu faça quando me devolve o trabalho com essas questões a serem solucionadas: 
Desse modo, adotamos pesquisa de caráter qualitativo (segundo quais autores?) bem como pesquisas bibliográficas (segundo quais autores?). 
   De início, cabe destacar que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a entidade nacional responsável por definir regras e modelos para elaboração dos documentos oficiais no Brasil, entre os quais constam os textos acadêmico-científicos. Tal padrão consta da NBR 105210/2002, já que define a obrigatoriedade de serem mencionadas todas as teorias e obras/autores consultados para a escrita do texto em questão.
  Dito de outra forma, e, tomando este artigo como exemplo, para fundamentar estas explicações, estou informando a fonte na qual ela foi obtida para poder fazer aqui tal argumentação – no caso, a NBR 10520/2002 da ABNT
   Em segundo lugar, e para simplificar as respostas necessárias à indagação recebida, observa-se que o orientador está solicitando dois elementos fundamentais: 
1. que sejam definidos os conceitos sobre pesquisa de caráter qualitativo e sobre pesquisas bibliográficas; 
2. que sejam informadas as fontes consultadas para assegurar tais conceitos e definições. 
   Entre os vários aspectos a serem destacados para responder - de forma mais abrangente - à pergunta de hoje, seguem enumerados e acompanhados de sugestão de leitura de artigos anteriores já publicados aqui.

1. Compreender as normas da Metodologia Científica e identificar a apostila de sua universidade, para verificar as exigências específicas nela contidas. 

   Entre meus artigos, sugiro que leia(m): 

A Metodologia do Trabalho Científico e as Normas da ABNT. Publicado em 27 abr 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/04/metodologia-cientifica-abnt.html]; 

As NBRs e as Monografias segundo a ABNT. Publicado em 12 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/nbrs-e-as-monografias-pela-abnt.html]. 

O que é metodologia de pesquisa? Publicado em 21 set 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/09/o-que-e-metodologia-de-pesquisa.html]. 

Como elaborar um texto de acordo com a redação científica. Publicado em 04 mar 2018. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/03/como-elaborar-um-texto-de-acordo-com.html]. 

2. Ter clara a relevância da fundamentação da argumentação apresentada

   Ao redigir um texto de cunho científico, deve-se mencionar determinado assunto, explicá-lo e ainda, fornecer o autor e a obra consultados.
   Para melhor compreensão, indico a leitura de meu artigo publicado em 09 de fevereiro de 2020, intitulado “A importância da escrita científica”, no link: [http://www.abntouvancouver.com.br/2020/02/a-importancia-da-escrita-cientifica.html]. 

3. No que se refere à afirmação feita no texto sobre ser uma pesquisa qualitativa e pesquisa bibliográfica, eu destaco duas possibilidades:

3.1. Tal afirmação está coerente, caso a monografia em questão seja elaborada enquanto pesquisa de campo, que exige, além da própria pesquisa, todo o levantamento bibliográfico necessário à elaboração da fundamentação teórica que embasará o estudo em desenvolvimento; 

3.2. Contrariamente, se a monografia que está sendo escrita for uma pesquisa bibliográfica, a afirmação acima traz uma contradição, já que pesquisa bibliográfica e pesquisa qualitativa são técnicas diferentes uma da outra. 


   Vamos à teoria. Diferentes especialistas, entre eles, Severino (2007) e Rodrigues e Limena (2006), preferem definir como “abordagem qualitativa e abordagem quantitativa” a elaboração da pesquisa de campo (qualitativa) e da pesquisa bibliográfica (quantitativa), para permitir a melhor compreensão desses conceitos. 

   Pesquisa qualitativa ou pesquisa de campo é utilizada quando se pretende verificar in loco, como determinado fato/situação é percebido por aqueles que vivem/convivem com aquela situação/condição ou problema. Em outras palavras, a pesquisa qualitativa permite que se investigue a subjetividade dos indivíduos diante de determinadas circunstâncias. 

   Para Rodrigues e Limena (2006, p. 90), a abordagem qualitativa é aquela que: 
Quando não emprega procedimentos estatísticos ou não tem, como objetivo principal, abordar o problema a partir desses procedimentos. É utilizada para investigar problemas que os procedimentos estatísticos não podem alcançar ou representar, em virtude de sua complexidade. Entre esses problemas, poderemos destacar aspectos psicológicos, opiniões, comportamentos, atitudes de indivíduos ou de grupos. Por meio da abordagem qualitativa, o pesquisador tenta descrever a complexidade de uma determinada hipótese, analisar a interação entre as variáveis e ainda interpretar os dados, fatos e teorias. 
   Por sua vez, a pesquisa bibliográfica ou quantitativa é aquela que permite que sejam tabulados e quantificados dados, a partir do levantamento na literatura especializada no tema em desenvolvimento. em outras palavras, escrever ao escrever uma pesquisa bibliográfica, o pesquisador não irá "interferir" nos fatos ocorridos, uma vez que utilizou os textos de outros pesquisadores, estabelecendo, em texto próprio, uma "conversa" entre as definições/dados encontrados. 
   Segundo Severino (2007, p.122), “o pesquisador trabalha a partir de contribuições dos autores dos estudos analíticos constantes dos textos”. 

   A lista completa de meus artigos sobre pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo consta ao final deste post. São artigos breves, que falam de situações específicas, para oferecer melhor compreensão, acredito serem autoexplicativos. 
   Eu espero ter colaborado com explicações para dirimir as dúvidas, porém, fico à disposição para novos contatos.
   Bons estudos! 
Regina Del Buono
Email: abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012 
REFERÊNCIAS

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10520 - Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. 2002.

RODRIGUES, Maria Lucia; LIMENA, Maria Margarida Cavalcanti (Orgs.). Metodologias multidimensionais em Ciências Humanas. Brasília: Líber Livros Editora, 2006.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

Artigos sobre pesquisa bibliográfica

DEL-BUONO, Regina C.  As normas da ABNT para Monografias e TCCs (textos acadêmico-científicos). Publicado em 11 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/abnt-e-as-nbrs-para-monografias-e-tccs.html].

______. As NBRs e as Monografias segundo a ABNT. Publicado em 12 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/nbrs-e-as-monografias-pela-abnt.html].

______. Pré-Texto, Texto e Pós-Texto: ABNT para Monografias e TCCs. Publicado em 13 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/pre-texto-texto-e-pos-texto-abnt.html].

______. Como formatar a Monografia seguindo a Metodologia ABNT? Publicado em 06 ago 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/08/metodologia-abnt-como-formatar.html].

______. Como formatar a Monografia seguindo a Metodologia ABNT? Publicado em 06 ago 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/08/metodologia-abnt-como-formatar.html].

______. A Pesquisa Bibliográfica e a Técnica Quantitativa, Jardilino, Rossi e Santos, Cervo e Bervian, e Tozoni-Reis. Publicado em 24 fev 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/02/a-pesquisa-bibliografica-e-tecnica.html].

______. A Pesquisa Quantitativa ou Pesquisa Bibliográfica. Publicado em 07 abr 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/04/pesquisa-quantitativa-ou-bibliografica.html].

______. Importância da Bibliografia para o Texto Acadêmico-Científico. Publicado em 07 jul 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/07/importancia-da-bibliografia-para-o.html].

______. A importância da Fundamentação Teórica em uma Monografia. Publicado em 09 fev 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/02/a-importancia-da-fundamentacao-teorica.html].

______.  A pesquisa bibliográfica - Quanto ao objeto da Pesquisa. Publicado em 12 jul 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/07/a-pesquisa-bibliografica-quanto-ao.html].

______. O capítulo para Discussão e Resultados em Monografias e TCCs. Publicado em 26 jul 2020. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2020/07/o-capitulo-para-discussao-e-resultados.html].

Artigos sobre pesquisa de campo:

DEL-BUONO, Regina C. Como inserir a entrevista da pesquisa de campo no texto científico: Anexo ou Apêndice? NBR 14725/2005 = Informação e documentação – Trabalhos Acadêmicos. 28 abr 2018. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/04/como-inserir-entrevista-da-pesquisa-de.html].

______. A coleta de dados de uma Pesquisa de Campo e sua inserção no texto científico. 19 nov 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/11/a-coleta-de-dados-de-uma-pesquisa-de.html].

______. A Pesquisa de Campo e a forma de incluir as entrevistas no texto da monografia 12 nov 2017.  Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/11/a-pesquisa-de-campo-e-forma-para.html].

______. Como inserir os dados de entrevista semi-estruturada na monografia? Pesquisa de Campo. 22 out 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/10/como-inserir-os-dados-de-entrevista.html].

______. Como elaborar um relatório com as entrevistas de uma Pesquisa de Campo (Qualitativa)? 22 ja
n 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/01/como-elaborar-um-relatorio-com-as.html].

______. As entrevistas para uma Pesquisa de Campo e as Citações Diretas – NBR 10520/2002. 30 out 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/10/as-entrevistas-para-uma-pesquisa-de.html].

______. A Pesquisa de Campo e o número de respondentes. 23 out 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/10/a-pesquisa-de-campo-e-o-numero-de.html].

______. A Pesquisa de Campo e a Entrevista semi-estruturada com apenas um respondente. 28 ago 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/08/a-pesquisa-de-campo-e-entrevista-semi.html].

______. Como analisar e associar as respostas de uma pesquisa de campo à teoria? 26 jun 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-analisar-e-associar-as-respostas.html].  

______. Como classificar ou qualificar os participantes de uma Pesquisa de Campo? 05 jun 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-classificar-ou-qualificar-os.html].

______. A Pesquisa de Campo e a inclusão da entrevista em uma Monografia. 01 mai 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/05/a-pesquisa-de-campo-e-inclusao-da_1.html];

______. As principais técnicas ou Procedimentos em Pesquisa Científica. 25 out 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/10/as-principais-tecnicas-ou-procedimentos.html].

______. Como definir a população alvo de amostra para uma Pesquisa de Campo?    23 ago 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/08/como-definir-populacao-alvo-de-amostra.html].

______. A Pesquisa de Campo enquanto procedimento de pesquisa. 26 jul 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/07/a-pesquisa-de-campo-enquanto.html].

______. Os Anexos da Pesquisa de Campo: o Roteiro de Perguntas. 09 nov 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/os-anexos-da-pesquisa-de-campo-o.html].

______. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a Pesquisa de Campo. 02 nov 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/o-termo-de-consentimento-livre-e.html].

0 comentários:

Postar um comentário