domingo, 21 de junho de 2020

Semelhanças e diferenças entre o Resumo e a Introdução da Monografia/TCC

  Boa tarde! Resumo e Introdução de um texto acadêmico-científico – seja monografia/TCC de graduação, pós-graduação ou níveis de especialização acima destes, são etapas do texto que costumam apresentar algumas semelhanças, assim como algumas diferenças também. Este é um artigo de opinião, mas existem muitas indicações bibliográficas em artigos anteriores publicados aqui sobre ambos os temas de hoje, os quais, acredito que oferecem maiores detalhes e explicações àqueles que delas precisarem, vide a lista completa ao final deste artigo.
   Uma vez que o resumo de uma monografia seja adequadamente elaborado, esse texto poderá ser escolhido por novos pesquisadores, para compor as obras que serão utilizadas em novas pesquisas bibliográficas, dentro ou fora da academia. ...

   Nesta perspectiva, hoje descrevo, de forma breve, os elementos imprescindíveis para a elaboração ideal do Resumo de uma monografia/TCC, a destacar:  
1. O Resumo é a última etapa da escrita do texto acadêmico-científico;

2. Os verbos utilizados devem estar no tempo pretérito, uma vez que toda a pesquisa/escrita já foi feita;

3. Quatro elementos no Resumo: tema, problema, tipo de pesquisa, conclusão (ou resultados);

4. Resumos de textos da área de saúde: deve ser subdividido em: Introdução, Objetivo, Materiais e métodos, Resultados, Conclusão;

5. Resumos de textos da área de saúde: devem incluir, obrigatoriamente, os critérios de inclusão e exclusão de materiais bibliográficos selecionados para a escrita do tema escolhido;

6. Tamanho do Resumo: textos de graduação e pós-graduação devem apresentar resumos com até 250 palavras, não menos do que isto, enquanto as dissertações de mestrado e doutorado devem apresentar resumos entre 500 a 1000 palavras.

   Por sua vez,  a escrita da Introdução de uma monografia/TCC consiste na apresentação do tema, do problema e dos objetivos serão investigados relativamente ao tema escolhido. Assim, da Introdução  devem constar:
1. Título e motivo de ter sido escolhido;

2. Problema a ser investigado: é a pergunta que vai nortear toda a pesquisa em elaboração, seja bibliográfica ou de campo;

3. Resposta hipotética: seria a resposta adequada à pergunta do tema em desenvolvimento, resposta essa que deve ser baseada na literatura selecionada para compor a fundamentação teórica do referido tema;

4. Objetivos da pesquisa: geral, que é mais abrangente, e os objetivos específicos, costumam ser 3, no total. Os objetivos devem ser comprovados ao longo da escrita do texto, com base na literatura analisada;

5. Relevância do tema ou Justificativa: é importante que o acadêmico/redator deixe registrada a importância de pesquisar e escrever sobre determinado assunto, relevância essa que pode estar relacionada ao contexto social, ou ao debate acadêmico, propriamente dito. Na prática. Pesquisar e escrever sobre um tema sempre colabora para que o mesmo seja evidenciado;

6. Tamanho da Introdução: não existe nenhuma regra da Metodologia Científica que estabeleça um tamanho para a introdução, mas existe a prática daquilo que as universidades/orientadores(as) costumam exigir de seus orientandos(as).

   Ainda no que se refere à Introdução, é importante destacar que há orientadores(as) que preferem que somente os itens acima descritos constem da mesma, de forma sucinta, fazendo com que essa Introdução tenha apenas uma página.
   Já outros orientadores(as) preferem que já a partir da Introdução, sejam mencionados os principais autores especializados no tema em desenvolvimento – os marcos-teóricos -, de modo que suas teorias comecem a ser explicadas deste o início do trabalho. Com isso, é comum que Introduções deste tipo acabem por apresentar um tamanho de 2 ou 3 páginas.
  Por fim, e não menos importante, o motivo principal deste artigo de hoje sobre “Semelhanças e Diferenças do Resumo e Introdução  de uma Monografia/TCC”, é que para escrever o Resumo, não se deve utilizar algumas das frases da Introdução.
   Eu tenho localizado monografias/TCCs de graduação nos meios eletrônicos que trazem resumos elaborados desta forma, mas que não cumprem a real finalidade de um Resumo científico, que é dar informações objetivas sobre o conteúdo do trabalho em si, no formato explicado no início deste artigo.
   Bom domingo!
             Regina Del Buono
Skype: abntouvaancouver2012
Referências
DEL-BUONO, Regina C. “Citar ou não as fontes na introdução da Monografia/TCC?” Artigo publicado em 31 mai 2020. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2020/05/citar-ou-nao-as-fontes-na-introducao-da.html].      

__________, “A NBR 14724/2011 e o “formato” ou configuração de Monografias e TCCs”. Artigo publicado em 18 mar 2018. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/03/a-nbr-147242011-e-o-formato-ou_18.html].
           
__________, “Como elaborar um texto de acordo com a redação científica”. Artigo publicado em 04 mar 2018. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/03/como-elaborar-um-texto-de-acordo-com.html].
           
__________, “A NBR 14724/2011 e a “Estrutura” do texto para a apresentação dos Trabalhos Acadêmicos”. Artigo publicado em 18 fev 2018. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/02/a-nbr-147242011-e-apresentacao-dos.html].

__________, “O Resumo, a Introdução e a Conclusão de uma Monografia: como escrever?” Artigo publicado em 26 nov 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/11/o-resumo-introducao-e-conclusao-de-uma.html].

__________, “Como fazer a introdução dos capítulos da monografia”.  Artigo publicado em 05 nov 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/11/como-fazer-introducao-dos-capitulos-da.html].

__________, "Dúvidas sobre como elaborar a introdução de uma monografia". Artigo publicado em 26 fev 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/02/duvidas-sobre-como-elaborar-introducao.html];

__________, “O parágrafo americano e o resumo da monografia”. Artigo publicado em 27 nov 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/11/o-paragrafo-americano-e-o-resumo-da.html].

__________, “As Regras para a elaboração do Resumo da Monografia e a NBR 6028/2003”. Artigo publicado em 16 out 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/10/as-regras-para-elaboracao-do-resumo-da.html].

__________, “Como fazer a Introdução de textos acadêmico-científicos como a Monografia?” Artigo publicado em 03 de janeiro de 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/01/como-fazer-introducao-de-textos.html].

__________, "Como redigir a introdução de uma monografia?" Artigo publicado em 29 nov 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/11/como-redigir-introducao-de-uma.html];

__________, “Como fazer o resumo da Monografia?” Artigo publicado em 12 abr 2015. Disponível em:  [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/04/como-fazer-o-resumo-da-monografia.html]

__________, “Como elaborar a Introdução do TCC?” Artigo publicado em 11 de janeiro de 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/01/como-elaborar-introducao-do-tcc.html].

__________, “Como fazer o Resumo de Artigo ou Monografia com Pesquisa de Campo”. Artigo publicado em 12 out 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/10/como-fazer-o-resumo-de-artigo-ou.html].

__________, “Como elaborar a Hipótese da Monografia”. Artigo publicado em 03 ago 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/08/como-elaborar-hipotese-da-monografia.html].

__________, “Como fazer a Introdução do TCC ou da Monografia?” Artigo publicado em 19 jan 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/01/como-fazer-introducao-da-monografia.html].

__________, “Como fazer o Resumo da Monografia seja ABNT ou VANCOUVER”. Artigo publicado em 12 jan 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/01/como-fazer-introducao-da-monografia.html].

__________, “Como fazer o resumo da monografia seja ABNT ou VANCOUVER – NBR 6028/2003”. Artigo publicado em 19 mai 2013. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/05/como-fazer-o-resumo-da-monografia-seja.html].

__________, “Pré-Texto, Texto e Pós-Texto: ABNT para Monografias e TCCs”. Artigo publicado em 13 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/pre-texto-texto-e-pos-texto-abnt.html].

__________, As NBRs e as Monografias segundo a ABNT”. Artigo publicado em 12 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/nbrs-e-as-monografias-pela-abnt.html]. 

0 comentários:

Postar um comentário